#JOGAJUNTO

PRESIDENTE

João Fernando Rossi, presidente da LNB

João Fernando Rossi, de 51 anos, assumiu o cargo máximo da entidade, que pertencia a Cássio Roque, após eleição realizada nesta terça-feira (06/12), em São Paulo (SP).

O novo presidente sempre esteve envolvido no basquete. Seu pai, João Paulo Rossi, foi médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) durante um longo tempo e esteve presente em nada menos que cinco Olimpíadas. Neste período, João Fernando cresceu em meio a uma geração campeã, com nomes como Amaury Pasos, Jatyr e Sucar, todos amigos de seu pai.

Na quadra, João Fernando Rossi foi federado dos sete aos 22 anos e jogou no Pinheiros na grande maioria deste período, com breve passagem pelo Continental, sempre atuando como armador. Depois de encerrar sua carreira de atleta, deu início à sua vida profissional no setor comercial do ramo têxtil, no qual adquiriu nada menos que 25 anos de experiência.

Em meados dos anos 90, começou sua trajetória como dirigente esportivo, no Esporte Clube Pinheiros. Por lá, atuou como diretor de basquete, diretor de esportes coletivos e diretor de esportes olímpicos nos seus três últimos anos (2014 a 2016).

Inclusive, a gestão de Rossi proporcionou primeiro título do basquete adulto pinheirense na história: o Campeonato Paulista de 2011. Além dele, o clube conquistou a inédita Liga das Américas 2013 e o vice-campeonato da Copa Intercontinental contra o Olympiacos (GRE).

Paralelamente, João Fernando Rossi foi o vice-presidente da LNB, durante a gestão do ex-mandatário Cássio Roque. Neste período, diversos feitos enriquecedores à modalidade foram realizados, como as criações da Liga Ouro (divisão de acesso ao NBB CAIXA) e a consolidação da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) como maior competição de base do país.

Ainda durante o mandato, foi firmada a histórica parceria entre LNB e NBA (National Basketball Association), anunciada no final de 2014. A pioneira aliança trouxe e ainda traz ao basquete brasileiro uma série de ações, dentre elas a ida de clubes do NBB CAIXA à pré-temporada da liga norte-americana e atuação ativa nos eventos da LNB.

Além disso, a gestão captou os patrocínios da CAIXA, SKY e Avianca Brasil para o maior campeonato da modalidade no país e ainda promoveu o retorno de transmissões constantes do basquete na TV aberta depois de um longo tempo, através das parcerias com a RedeTV! e a TV Bandeirantes.

Os Presidentes da LNB

2009 – 2012
Kouros Monadjemi

2013 – 2016
Cássio Roque

2016 – atual
João Fernando Rossi