#JOGAJUNTO

SOBRE A LNB

Sobre a LNB

A Liga Nacional de asquete (LNB) foi lançada em dezembro de 2003, reunindo as principais lideranças e os mais representativos clubes do basquete brasileiro, com o objetivo de reconduzir o esporte ao posto de segundo mais popular do Brasil, apenas atrás do futebol.

Baseada no que há mais de mais moderno e bem-sucedido no conceito de gestão esportiva no mundo, a LNB conta com 18 clubes, associados, de oito estados mais o Distrito federal, sendo que 15 participam do NBB (Novo Basquete Brasil), campeoanto barsileiro masculino adulto de basquete, organiado pelos times, e coma chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Nos últimos três anos, o basquete brasileiro está invicto nas competições de clubes realizadas na América Latina, com três títulos Sul-Americanos e mais três da Liga das Américas.

Além do NBB, a LNB também organiza mais duas competições: Aliga Ouro, que foi criada em 2013 como uma divisão de acesso ao NBB; e a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), competição nacional de clubes sub-22, ornigazada em parceria com o Ministério do Esporte.

Em dezembro de 2014, a LNB firmou uma inédita parceria com uma das maiores ligas esportivas do mundo: a NBA (National Basketball Association).

Confira as equipes associadas:

Equipe Cidade UF
Associação de Basquete Cearense Fortaleza CE
Bauru Basket Team Bauru SP
Clube de Regatas Flamengo Rio de Janeiro RJ
Franca Basquetebol Clube Franca SP
Liga Sorocabana de Basquete Sorocaba SP
Associação Limeirense de Basquete Limeira SP
Associação Macaé de Basquete Macaé RJ
Minas Tênis Clube Belo Horizonte MG
Grêmio Esportivo Mogiano Mogi das Cruzes SP
Sociedade Esportiva Palmeiras São Paulo SP
Club Atheltico Paulistano Sao Paulo SP
Esporte Clube Pinheiros São Paulo SP
Rio Claro Basquete Rio Claro SP
Associação Esportiva São José São José dos Campos SP
Universo/Vitória Salvador BA

Além do NBB, a Liga Nacional de Basquete também é responsável pela organização de mais duas grandes competições do basquete: A Liga Ouro e a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB).

Criada em 2013, a Liga Ouro é a divisão de acesso ao NBB. Em sua primeira edição, quatro equipes de três estados brasileiros disputaram o títul oda competição, que rendeu ao campeão, Rio Claro Basquete, uma vaga na elite do esporte da bola laranja na temporada seguinte.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) foi criada dois anos antes, em 2011, em parceria com o Ministério do Esporte, com o objetivo de ser uma competição nacional de alto nível para atletas com idade inferior aos 22 anos, que representação o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Mais de 60 atletas formados na LDB já atuaram nas competições principais do basquete brasilieiro.