#JOGAJUNTO

NBB Caixa

100%

06-10-2016 | 10:36
Por Liga Nacional de Basquete

Com grande atuação no segundo tempo, Paulistano vence Guaros de Lara, na Venezuela, e fecha a primeira fase invicto e na liderança do Grupo C

O Paulistano/Corpore encerrou sua participação na primeira fase da Liga Sul-Americana 2016 em grande estilo, nesta quinta-feira (06/10). Com uma atuação espetacular no segundo tempo, a equipe da capital paulista venceu o Guaros de Lara, em Barquisimeto (VEN), por 90 a 78, terminou como líder invicto do Grupo C e se juntou ao Mogi das Cruzes/Helbor, outro brasileiro classificado para a fase semifinal da competição.

Põe na conta: As duas equipes já entraram em quadra classificadas para a sequência da Liga Sul-Americana 2016. Com a vitória, o Paulistano terminou com a primeira colocação do Grupo C, enquanto o Guaros de Lara, derrotado, ficou com a segunda posição da chave.

Os caras: Principais destaques da vitória brasileira nesta noite, Lucas Dias e Eddy foram fundamentais na virada do Paulistano e terminaram o confronto com nove bolas de 3 pontos somadas. O primeiro foi o cestinha da partida, ao lado de Zach Graham, do Guaros, com 23 pontos, além de cinco rebotes e cinco assistências, enquanto o segundo somou mais 22 tentos.

+Clique e confira as estatísticas completas da partida

Dono da bola: Outro atleta fundamental na vitória do Paulistano foi o armador Arthur Pecos. O jogador ditou o ritmo da equipe brasileira, atingiu os dois dígitos de pontuação, com dez pontos, e ainda foi o principal reboteiro e passador do time, com oito sobras e sete assistências no confronto.

Não jogaram: Os titulares Georginho e Renato Carbonari foram poupados pela comissão técnica e apenas assistiram a partida do banco de reservas.

Eles tentaram: Apesar da derrota, o Guaros de Lara fez um belo primeiro tempo e ameaçou reagir na reta final da partida. Zach Graham terminou com o cestinha do confronto, ao lado de Lucas Dias, com 23 pontos; Nestor Colmenares contribuiu com 14 pontos e sete rebotes; e Jose Martinez também atingiu os dois dígitos de pontuação, com 12 tentos anotados.

Inicio equilibrado: O primeiro tempo da partida foi pautado pelas jogadas individuais e um grande equilíbrio entre os times. O Paulistano teve a liderança do placar até a metade final do último quarto, porém, em uma bela sequência do time venezuelano, o elenco comandado por Gustavo De Conti foi ao vestiário com três pontos de desvantagem, 41 a 38. Destaque para as atuações de Zach Graham, do Guaros de Lara, e Eddy, da equipe brasileira, cestinhas da primeira metade do confronto, com 11 pontos cada.

Em alto nível: O Paulistano voltou para o segundo tempo disposto a manter seu 100% de aproveitamento na competição. Com Eddy e Lucas Dias inspirados nos arremessos de 3 pontos, a equipe brasileira virou o marcador no terceiro quarto e ampliou vantagem no período final, para sair com a vitória, por 90 a 78.

E agora? Terminado o Grupo C, os dois times irão aguardar a definição da última chave da primeira fase da competição (Grupo D) para conhecer seus adversários nos grupos semifinais. Até o momento, além de Guaros e Paulistano, mais quatro equipes estão classificadas para a próxima fase: Mogi e Gimnasia (ARG), pelo Grupo A, e Weber Bahia (ARG) e Hebraica y Macabi (URU), pelo Grupo B.

Mais Brasil: A participação brasileira na primeira fase da Liga Sul-Americana 2016 ainda não acabou. O atual campeão da competição, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília estreará no torneio na próxima semana, a partir do dia 11 de outubro (terça-feira), pelo Grupo D.