#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatosquinta

07-03-2018 | 07:34
Por Liga Nacional de Basquete

Marcas expressivas, reencontros e destaques individuais; confira os 10 fatos da rodada desta quinta-feira

A reta final da fase de classificação do NBB CAIXA 17/18 está pra lá de movimentada. Nesta quinta-feira (08/03), serão cinco  partidas pela principal competição do basquete nacional, sendo que o duelo entre EC Pinheiros e Flamengo terá transmissão ao vivo via Facebook. Com isso, reunimos os 10 principais fatos dos jogos. Confira:

19h30 – EC Pinheiros x Flamengo – ao vivo no Facebook
20h00 – Vasco da Gama x Joinville/AABJ
20h00 – Botafogo x Banrisul/Caxias do Sul
20h10 – Sesi/Franca Basquete x Mogi das Cruzes/Helbor
20h15 – Campo Mourão Basquete x Paulistano/Corpore

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

De forma incrível, Pinheiros virou a série quartas de final sobre o Flamengo na temporada passada, vencendo a quinta e última partida em pleno Tijuca Tênis Clube (Daniel Vorley/ECP)

Histórico!

Rivais nesta quinta, pinheirenses e rubro-negros protagonizaram uma série história na temporada passada. Na ocasião, o até então tetracampeão consecutivo, Flamengo, chegou a abrir vantagem de 2 a 0 no confronto contra o rival paulista. Porém, a partir do Jogo 3, o grupo comandado por César Guidetti teve outra postura, cresceu de produção e virou a série válida pelas quartas de final, eliminando o rubro-negro carioca em pleno Tijuca Tênis Clube, com vitória por 78 a 75, na quinta e decisiva partida.

Double trouble

Grandes  protagonistas daquela virada histórica, a dupla norte-americana do Pinheiros vive grande momento no presente também. Na terceira temporada juntos, Bennett e Holloway seguem como peças fundamentais do elenco comandado por César Guidetti. Nas últimas cinco partidas, ambos anotaram ao menos dez pontos. Neste período, enquanto  o camisa 3 tem médias de 14,6 pontos e 3,6 rebotes, o camisa 22 tem médias de 20,4 pontos e 2,6 assistências.

Marca expressiva

Um dos estrangeiros mais adaptados ao Brasil, Ronald Ramon está próximo de atingir uma marca pra lá de significativa. Em sua oitava temporada no NBB CAIXA, o dominicano atingirá 3000 pontos na competição caso anote ao menos três tentos nesta quinta. Quando realizado, o ala/armador será o 0 atleta do elenco rubro-negro a atingir a número, os outros são: Marquinhos (5679), Marcelinho (5594) e Olivinha (4974).

Em uma virada incrível, o Vasco tirou 14 pontos de desvantagem e venceu o Joinville por 20 no confronto entre ambos pelo primeiro turno (Leonardo Julio/AABJ)

Virada sinistra

No primeiro turno desta temporada, Joinville e Vasco fizeram um jogo marcante no Centreventos Cau Hansen. Depois do time catarinense vencer o primeiro quarto por 15 pontos (29 a 14), o cruzmaltino iniciou seu processo para uma virada marcante. Com autoridade, o elenco vascaíno venceu os três quartos seguintes de forma dominante (36 a 18, 22 a 13 e 22 a 14) e fechou a partida com vitória de forma até tranquila, por 94 a 74.

Pegando fogo

Em uma disputa intensa por uma vaga aos playoffs, o Joinville vem contando com o talento de Deonta Stocks, que vive grande fase. Nos últimos oito jogos, o norte-americano tem médias de 37,6 minutos, 17,0 pontos, 4,9 rebotes, 6,2 assistências e 4,2 bolas recuperadas. O ala, que faz seu primeiro NBB CAIXA, ainda é líder absoluto em roubos por jogo, com média de 3,5, a maior da história da competição em uma temporada (NBB CAIXA 08/09, Fernando Penna teve 2,8 BRPJ).

Voando baixo

O duelo entre Botafogo e Caxias marcará o encontro de dois jogadores que vivem uma temporada espetacular. Do lado alvinegro, Jamaal Smith está em momento espetacular. Nos últimos cinco jogos do time, o armador norte-americano tem médias de 18,0 pontos (com aprov. de 62,1%), 3,3 rebotes e 5,5 assistências. Já pela equipe gaúcha, Cauê Borges é um dos grandes destaques de toda edição. Até hoje, seus melhores números individuais vinham do NBB CAIXA 11/12, em que atuou pelo Minas Tênis Clube, com médias de 10,4 pontos, 2,4 rebotes e 1,9 assistências. Nesta edição, o ala/armador vem se superando em todos os quesitos, com 15,8 PPJ, 4,4 RPJ e 3,4 APJ.

Com cesta de Shamell no estouro do cronômetro, Mogi bateu o Franca pelo primeiro turno desta edição (William Oliveira/Divulgação)

Deixa com o Shamell

No confronto entre Mogi e Franca, válido pelo primeiro turno desta temporada, a emoção foi protagonista, mas não tanto quanto Shamell. Apagado até o último quarto, o ala mogiano chamou a responsabilidade nos dez minutos. Depois de Léo Meindl colocar os francanos à frente nos segundos finais, o camisa 24 do Mogi recebeu a última posse, infiltrou e converteu a bandeja para dar à vitória ao seu time, levando o Hugão à loucura.

Recordistas

A partida entre os times paulistas também marcará o encontro de uma série de recordistas contra seus rivais. Pelo Mogi, tanto Shamell, no NBB CAIXA 11/12, quanto Caio Torres, no NBB CAIXA 15/16, anotaram 37 pontos diante do Franca, seus recordes pessoais na competição. Já do lado francano, Jefferson William possui sua maior marca na competição registrada contra os mogianos, com 32 pontos anotados na temporada passada, quando defendia o Sendi/Bauru Basket.

Caso vença o Campo Mourão, Paulistano chegará a terceira maior sequência da história do NBB CAIXA de forma isolada (João Pires/LNB)

De respeito

Vivendo uma série incrível, com 20 partidas invictas no NBB CAIXA, o Paulistano poderá atingir a terceira maior sequência isolada da história da competição. Neste momento, o time da capital paulista divide o posto com o Flamengo da temporada 12/13, que também teve 20 vitórias seguidas. Caso bata o Campo Mourão nesta quinta, o CAP precisará de mais três resultados positivos para igualar a segunda maior sequência (24, Flamengo no NBB CAIXA 08/09) e cinco para igualar a maior (26, Bauru no NBB CAIXA 14/15).

Chamando a responsa

Na luta contra o rebaixamento, Greg Brown vem chamando a responsabilidade no Campo Mourão. Nas últimas seis partidas da equipe paranaense, o norte-americano possui grandes médias em todos os fundamentos. São 16,5 pontos, 5,8 rebotes e 6,5 assistências para o camisa 2 mourãoense.