#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – 10/01

09-01-2018 | 05:00
Por Liga Nacional de Basquete

Histórico de confrontos, reedição da Liga Ouro e destaques individuais; confira os 10 principais fatos da rodada desta quarta do NBB CAIXA

O NBB CAIXA 17/18 segue com muitos jogos neste início de ano. Nesta quarta-feira (10/01), serão quatro partidas que movimentarão a principal competição do basquetebol nacional. Com isso, reunimos os 10 principais fatos que marcarão estes grandes confrontos, confira:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Finalistas da última edição da Liga Ouro, Joinville e Botafogo ficarão frente a frente pela primeira vez desde então  (Wilian Oliveira)

Reencontro aguardado

O confronto que acontecerá em Santa Catarina nesta quarta, marcará um reencontro aguardado. Finalistas da Liga Ouro 2017, Joinville/AABJ e Botafogo ficarão frente a frente pela primeira vez desde então. Na última decisão da competição de acesso ao NBB CAIXA, o alvinegro carioca superou a equipe catarinense apenas na quinta e decisiva partida, ficando com o título, por 3 a 2.

Mirando o G-4

Atualmente, sétimo e quinto colocados, Minas Tênis Clube e EC Pinheiros, respectivamente, estão colados no G-4 do NBB CAIXA e não querem se afastar dos primeiros colocados. Neste momento, o time da capital paulista tem uma derrota a mais que o quarto colocado, seu maior maior rival, Paulistano/Corpore, enquanto a equipe mineira busca chegar ao sétimo resultado positivo nesta temporada.

 

Enquanto Wesley é o líder em enterradas, Teichmann é o principal bloqueador do NBB CAIXA 17/18 (Orlando Bento/MTC)

Força mineira

Um dos destaques deste início de temporada, o Minas vem se sobressaindo dentro do garrafão. Com o ótimo trabalho realizado por seus pivôs, o time comandado por Flávio Espiga lidera o NBB CAIXA 17/18 em enterradas, com média de 3,6 por partida, e em tocos, com 3,4 por jogo.

Em alta

Com o grande trabalho realizado no garrafão mineiro, Wesley e Teichmann estão se destacando também individualmente. Enquanto o primeiro lidera o NBB CAIXA 17/18 em enterradas, com média de 1,3 por jogo, o segundo é líder em tocos, com média de 1,4 por partida. Os dois gigantes ainda possuem histórias legais com o Pinheiros. Enquanto Wesley foi campeão da LDB 2015, com o time da capital paulista, diante do próprio Minas, na Arena que hoje atua, Teichmann defendeu a equipe na temporada passada e foi um dos grandes nomes do belo retrospecto nos playoffs.

Vantagem pinheirense

Presentes no NBB CAIXA desde a primeira edição, Minas e Pinheiros já se enfrentaram muito pela competição. A vantagem é absoluta para a equipe comandada por César Guidetti. Enquanto o time da capital paulista tem 16 vitórias no confronto direto, o mineiro tem apenas sete triunfos. A última vitória do Minas para cima do rival foi há duas temporadas (NBB CAIXA 15/16), cinco partidas atrás.

Hoje ala/armador do Bauru, Duda Machado se reencontrará pela primeira vez com o ex-time, o Basquete Cearense (Stephen Eilert/Solar Cearense)

Artilharia a postos

Nesta edição, Sendi/Bauru Basket e Solar Cearense divergem de maneira acentuada quando o assunto é bola de 3 pontos. Enquanto o Dragão é o segundo time que mais converte tiros de fora do perímetro, com média de 9,3 por partida, o Carcará é a equipe que mais sofre no quesito nesta temporada, cedendo 10,7 conversões por jogo para seus rivais.

Velho conhecido

Hoje parte fundamental da rotação bauruense, Duda Machado defendeu as cores do Basquete Cearense duramente bom tempo. Nas últimas duas temporadas, o experiente ala/armador atuou pela equipe nordestina, somando médias expressivas de 28,1 minutos, 12,8 pontos, 2,7 rebotes e 3,4 assistências, em 58 atuações.

Confronto direto

A partida que se iniciará mais tarde (20h05) nesta quarta colocará dois adversários diretos neste momento da temporada frente a frente. Oitavo colocado neste momento, o Banrisul/Caxias do Sul tem campanha de seis vitórias e cinco derrotas. Já o Vasco da Gama vem abaixo, na 11ª posição, mas caso vença a partida desta quarta, ficará a apenas um resultado positivo do rival gaúcho.

Com grande atuação na vitória contra o Joinville, Gustavo Basílio registrou seu novo recorde de pontos e assistências em uma partida do NBB CAIXA (Thiago Moreira/Vasco)

Causou

Para atingir seu objetivo, o cruzmaltino terá que contar com a contribuição mais uma vez de Gustavo Basílio, um dos destaques da vitória vascaína sobre o Joinville, por 94 a 74. Titular contra a equipe catarinense, o ala fez uma de suas grandes atuações na carreira, registrando seu novo recorde de pontos e assistências em uma partida do NBB CAIXA, com 17 pontos anotados e cinco assistências distribuídas, além de quatro rebotes alcançados.

Da Liga Ouro pro NBB CAIXA

Além da partida que marcará reedição das Finais da última Liga Ouro, esta quarta-feira também contará com o duelo entre dois dos campeões da competição de acesso. Enquanto o Caxias se tornou o segundo campeão da Liga Ouro, na edição de 2015, o Vasco também ergueu o troféu da competição, no ano de 2016.