#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos - 21/02

20-02-2017 | 09:36
Por Douglas Carraretto

Olivinha tentará seu 14º duplo-duplo neste NBB CAIXA, diante da Liga Sorocabana; confira os destaques da rodada desta terça-feira

Quatro partidas agitarão a rodada desta terça-feira (21/02) do NBB CAIXA 2016/2017, e muita emoção está por vir. Com transmissão ao vivo dos canais SporTV, Vasco da Gama e Gocil/Bauru Basket se enfrentarão no Rio de Janeiro.

Além deste duelo, a LSB/Uniso receberá o Flamengo, o Banrisul/Caxias Basquete medirá forças com o embalado Franca Basquete/Magazine Luiza, e o Paulistano/Corpore buscará ampliar sua sequência positiva diante do Macaé Basquete.

+Quer ajudar a escolher quem vai para o Jogo das Estrelas 2017? Clique e vote 

Os destaques da rodada ficam por conta do Mr.Duplo-Duplo Olivinha, que buscará seu quinto duplo-duplo consecutivo e o 14º na atual edição do NBB CAIXA. De quebra, o Flamengo defenderá um tabu histórico contra a Liga Sorocabana e o Franca tentará se aproximar de sua maior sequência invicta na história do campeonato nacional.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os #10Fatos da rodada desta terça-feira (21/02) do NBB CAIXA:

Valtinho, do Bauru

Com Valtinho de volta, Bauru buscará sua 7ª vitória seguida no NBB CAIXA (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Dragão voando

O Gocil/Bauru Basket vive sua melhor fase na temporada. Com seis vitórias consecutivas, a equipe do técnico Demétrius Ferracciú tem a maior sequência positiva em vigor no NBB CAIXA e está na briga ferrenha pela ponta do campeonato.

Dificuldades

Adversário do Bauru, o Vasco da Gama terá problemas para tentar encerrar seu jejum de três jogos sem vencer. Ausente nos dois últimos compromissos, David Jackson novamente será desfalque, assim como Bruno Fiorotto, que se lesionou na rodada passada e também tem ausência confirmada. Do outro lado, o Dragão contará com o retorno de Valtinho, recuperado de uma pubalgite.

Ex-companheiros

O confronto entre Vasco e Bauru colocará frente a frente dois ex-companheiros de comissão técnica do Limeira: Demétrius Ferracciú e Dedé Barbosa. Os dois estiveram lado a lado durante quatro temporadas – Demétrius como técnico e Dedé como assistente.

Lucas Dias_PAULISTANO

Lucas Dias fez +10 pontos em todos os jogos em 2017 (Newton Nogueira/Franca Basquete)

Lucas Dias 2017

O novo ano está sendo positivo para o jovem Lucas Dias, do Paulistano/Corpore. Depois de fechar 2016 com média de 6,5 pontos no NBB CAIXA 16/17, o garoto renovou as energias na virada e entrou diferente em 2017. Em sete partidas, pontuou em dígitos duplos em todas, com média de 13,7 pontos. Na vitória sobre o Minas, na última rodada, o camisa 9 alvirrubro fez 18 pontos e bateu seu recorde nesta edição.

Unstoppable

Mas quem está realmente em alta é Kendall Anthony, do Macaé. O armador norte-americano registrou 20 pontos ou mais em cinco das últimas seis partidas e acumula uma incrível média de 22,5 pontos neste período. Será que a defesa Paulistano segurará o baixinho macaense?

Conhece bem

O ala Eddy, do Paulistano, defendeu o Macaé Basquete nas duas últimas temporadas e fez seu nome por lá. Em 2014/2015, obteve média de 10,4 pontos por partida no NBB CAIXA. Já na edição 2015/2016, registrou em média 15,3 pontos. Atualmente, o jogador alvirrubro tem média de 10,2 pontos por jogo.

De olho na marca

O Franca Basquete/Magazine Luiza vive sua maior sequência positiva no NBB CAIXA desde 2012/2013, com cinco seguidas. Diante do Caxias, a equipe da Capital do Basquete tentará se aproximar ainda mais sua maior sequência na história da competição, que é de oito seguidas, na edição 2009/2010. Será que os comandados de Helinho Garcia conseguirão?

Olivinha_FLA e Greg Brown_CAMPO

Olivinha fez duplo-duplo nas 4 últimas rodadas e tem médias impressionantes neste período (Staff Images/Flamengo)

Quem segura o Mr. Duplo-Duplo?

Olivinha está impressionando na nona edição do NBB CAIXA. Com 13 duplos-duplos, o ala/pivô do Flamengo é o líder isolado do quesito na temporada e na história do campeonato. O jogador registrou dígitos duplos em dois fundamentos nas quatro últimas rodadas, com as impressionantes médias de 16,5 pontos, 13,75 rebotes e 26,0 de eficiências neste período.

11-0

O Flamengo entrará em quadra defendendo um tabu de nunca ter perdido para a LSB/Uniso na história do NBB CAIXA. Desde 2011/2012, ano de entrada dos sorocabanos no campeonato, foram 11 partidas, com 11 vitórias rubro-negras.

Nova (boa) fase

Há pouco mais de um mês o Flamengo viveu a pior fase de sua história no NBB CAIXA. Foram três derrotas consecutivas, algo que aconteceu somente uma vez em todos os tempos no campeonato, e a liderança perdida para o Brasília. Agora, os comandados de José Neto estão reerguidos e já vêm de três triunfos consecutivos, contra Pinheiros, Mogi e Campo Mourão. Será que vem o quarto?