#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos - 22/03

21-03-2017 | 06:44
Por Vicente Machado

Confronto dos baixinhos, reencontro com carrasco e briga por posições: Confira os 10 principais fatos da rodada desta quarta-feira

O Jogo das Estrelas 2017 mal acabou e o NBB CAIXA 16/17 já volta com todo vapor.  Na reta final da fase de classificação, a rodada desta quarta-feira (22/03) chega com o pé na porta para o fã da bola laranja, com cinco grandes partidas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira as partidas desta quarta:

11h00 – Vasco da Gama x LSB/Uniso
19h30 – Solar Cearense x Flamengo
20h00 – Universo/Vitória x Macaé Basquete
20h05 – Banrisul/Caxias do Sul x Paulistano/Corpore
20h15 – Campo Mourão Basquete x EC Pinheiros

Deu LSB!

O primeiro confronto da história do NBB CAIXA entre LSB e Vasco foi melhor para o time paulista. Em um jogo extremamente equilibrado, os comandados de Rinaldo Rodrigues tiveram uma grande atuação no segundo tempo da partida e saíram com a vitória, por 74 a 70, do Ginásio Gualberto Moreira. Será que a história se repete no Rio de Janeiro?

Pela recuperação

Tanto Liga Sorocabana quanto Vasco querem deixar para trás suas últimas atuações antes da pausa para o Jogo das Estrelas. Enquanto a equipe paulista sofreu sua pior derrota na temporada, por 92 a 57, para o Paulistano, o time carioca também teve um resultado negativo expressivo, por 76 a 57, diante do Caxias.

No primeiro turno, Basquete Cearense encerrou a invencibilidade do Flamengo no NBB CAIXA 16/17 (Staff Images/Flamengo)

Carrasco recente

Na primeira partida entre Basquete Cearense e Flamengo nesta temporada, os comandados de Alberto Bial interromperam o ótimo início de NBB CAIXA da equipe carioca. Invictos até então, com oito vitórias e nenhuma derrota, os rubro-negros foram superados dentro de casa, por 94 a 88, com direito a prorrogação, em uma das grandes atuações de Davi Rossetto nesta edição (30 pontos, cinco rebotes e nove assistências).

Momento ótimo

Para vingar a derrota do primeiro turno, o Flamengo conta com o ótimo momento vivido pelo atual MVP do NBB CAIXA. No clássico contra o Vasco, Marquinhos deixou a quadra como o grande nome da partida, com 25 pontos e sete assistências. Já no último jogo do rubro-negro, o ala foi o cestinha, com 23 pontos, na vitória sobre o Macaé, por 82 a 80.

Perseguindo o G-4

O Vitória segue na briga para terminar a fase de classificação do NBB CAIXA entre os quatro primeiros e avançar automaticamente às quartas de final. Neste momento, o rubro-negro baiano tem a sexta posição, com campanha idêntica ao quinto colocado Franca Basquete/Magazine Luiza (15 vitórias e nove derrotas), um triunfo abaixo do Gocil/Bauru Basket, time mais próximo dentro do G-4.

No primeiro duelo entre os “baixinhos”, Dawkins levou a melhor e liderou Vitória ao resultado positivo (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Confronto dos baixinhos

No alto de seus 1,80m e 1,75m de altura, Kenny Dawkins e Kendall Anthony, respectivamente, estão tumultuando as quadras do NBB CAIXA nesta temporada. Dois dos melhores armadores desta edição, os “baixinhos” estarão frente a frente pela segunda vez na competição. No primeiro turno, melhor para o norte-americano do rubro-negro, que anotou 17 pontos e distribuiu cinco assistências no triunfo do Vitória, por 67 a 59.

Com moral

Tanto Caxias quanto Paulistano vêm bem motivados para o jogo desta quarta. Antes da pausa para o Jogo das Estrelas, as duas equipes tiveram suas melhores atuações no NBB CAIXA 16/17. Enquanto a equipe gaúcha venceu o Vasco, por 76 a 57, o time da capital paulista bateu a Liga Sorocabana, por 92 a 57.

Confronto direto

Tentando permanecer entre os oito primeiros colocados para ter mando de quadra na fase oitavas de final, Campo Mourão e Pinheiros travarão um confronto direto nesta quarta. Atualmente, a equipe da capital paulista está na sétima posição, com 14 vitórias e dez derrotas, enquanto o time paranaense é o oitavo colocado, com 13 resultados positivos contra 12 negativos.

Com bola da vitória de Cauê Verzola, Campo Mourão bateu Pinheiros fora de casa (Alex Tavares/LNB)

Clutch foi pouco

Se depender de Cauê Verzola, o Campo Mourão alcançará mais um resultado positivo sobre o Pinheiros. No primeiro turno, o armador do time paraense decidiu o confronto entre os dois times. Com o jogo empatado até o último lance, o camisa 8 mourãoense chamou a responsabilidade e converteu o arremesso decisivo na última posse de bola da partida, dando ao seu time a vitória, por 78 a 76, fora de casa.

De volta ao dia-a-dia

Os dias de reinado de Corderro Bennett chegaram ao fim. Passado o Jogo das Estrelas 2017, o campeão do Torneio de Enterradas está de volta à rotina do NBB CAIXA 16/17. No duelo do primeiro turno entre Pinheiros e Campo Mourão, o armador norte-americano teve uma de suas melhores atuações na temporada, com 23 pontos, sete rebotes e seis assistências.