#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos - 24/03

23-03-2017 | 08:09
Por Vicente Machado

Disputa por mando nos playoffs, duelo rubro-negro e briga contra o rebaixamento: confira os 10 principais fatos da rodada desta sexta-feira

Na reta final da fase de classificação, a briga pelo mando de quadra nas oitavas de final, por uma vaga nos playoffs e contra o rebaixamento aumenta. Nesta sexta-feira (24/03), serão cinco jogos do NBB CAIXA 16/17 que envolvem todas estas disputas e nós separamos os 10 principais fatos que irão movimentar a rodada.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira as partidas desta sexta:

19h30 – Solar Cearense x Macaé Basquete
20h00 – Universo/Vitória x Flamengo
20h00 – Mogi das Cruzes/Helbor x EC Pinheiros
20h05 – Banrisul/Caxias do Sul x LSB/Uniso
20h15 – Vasco da Gama x Paulistano/Corpore

Com média de 23,7 pontos e 6,7 assistências no segundo turno, o baixinho do Macaé está abalando o NBB CAIXA (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Em busca da vaga

Com 11 times já classificados aos playoffs, o Macaé segue vivo na briga pela última vaga. Com o triunfo sobre o Vitória na última quarta (22/03), a equipe norte-fluminense se manteve na cola do atual dono da 12ª colocação, Minas Tênis Clube. Neste momento, apenas uma vitória separa os dois times, que ainda irão se enfrentar na última rodada da fase de classificação.

Quem segura?

Se os macaenses ainda seguem vivos na luta pelos playoffs, muito se deve a Kendall Anthony. O norte-americano anotou ao menos 20 pontos em nove dos últimos dez jogos disputados. Nas partidas válidas pelo segundo turno, o pequeno armador tem médias incríveis de 23,3 pontos e 6,7 assistências por confronto.

Domínio carioca

O confronto entre os rubro-negros chegará ao seu quarto episódio na história do NBB CAIXA, e até agora, todos eles foram vencidos pelo Flamengo. Nesta edição da competição, triunfo por 98 a 87 para o time carioca, no Rio de Janeiro (RJ). Será que o Vitória encerra este tabu ao lado de sua torcida?

Na derrota para o Macaé, Dawkins registrou seu novo recorde de pontos no NBB CAIXA, com 33 (Jéssica Santana/Universo-Vitória)

Vem quente

Se a equipe baiana quiser encerrar este jejum terá que contar com Kenny Dawkins. O armador rubro-negro vem inspirado para o confronto. Isso porque, mesmo na derrota diante do Macaé, na última partida do Vitória, o norte-americano registrou seu novo recorde dentro do NBB CAIXA, com 33 pontos anotados.

Histórico acirrado

Partida que terá transmissão do #NBBnaWeb nesta sexta, o confronto entre Mogi e Pinheiros é extremamente equilibrado na história do NBB CAIXA. Desde a chegada dos mogianos à competição, os dois times se enfrentam em 13 oportunidades, com sete vitórias para o time da região metropolitana de São Paulo, contra seis da equipe da capital.

Perseguindo a liderança

Vivendo uma fase incrível na temporada, o Mogi segue na cola do líder Flamengo. Apenas uma vitória abaixo do rubro-negro carioca, os comandados de Guerrinha estão em sua melhor sequência no NBB CAIXA 16/17, com seis vitórias consecutivas, algo que não se via desde a 23ª rodada da edição passada.

Brigando diretamente contra o rebaixamento, Caxias e LSB farão confronto direto decisivo (Murilo Amadei/LSB)

Confronto direto

Disputando jogo a jogo a luta contra o rebaixamento, Caxias e Liga Sorocabana farão confronto direto fundamental nesta quarta. Neste momento a equipe gaúcha tem o mesmo número de vitórias, porém com uma derrota a mais na conta. No primeiro turno, vitória dos sorocabanos, por 83 a 70, no Ginásio Gualberto Moreira.

Atrás do mando

Colados na tabela, Vasco e Paulistano estão brigando diretamente pela oitava colocação e mando de quadra na fase oitavas de final dos playoffs do NBB CAIXA 16/17. Neste momento o time da capital paulista é dono do posto, com 13 vitórias e 12 derrotas na temporada, enquanto o cruzmaltino está na décima posição, com o mesmo número de triunfos, mas um resultado positivo a mais.

Na estreia de Dedé Barbosa no comando cruzmaltino, o Vasco bateu o Paulistano em São Paulo (João Pires/LNB)

Estreia positiva

A primeira partida do técnico Dedé Barbosa à frente do Vasco foi justamente diante do Paulistano, no duelo entre os dois times válido pelo primeiro turno. Em um confronto extremamente emocionante e de alto nível técnico, o time carioca venceu o rival paulista, por 86 a 83, fora de casa, com atuação grandiosa de David Jackson no último quarto (na parcial o ala/armador anotou 11 de seus 22 pontos).

Inspiração não falta

O cruzmaltino também vem embalado após uma atuação pra lá de inspirada na última quarta. Dentro de casa, os comandados de Dedé Barbosa lideraram a partida desde o início e venceram a Liga Sorocabana, por 89 a 66. Destaque para a ótima produção ofensiva vascaína, com 60,5% de aproveitamento nos pontos tentados e dez bolas de fora do perímetro convertidas.