#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10FatosBrasília x Bauru

24-03-2017 | 05:25
Por Douglas Carraretto

Reencontros, homenagem e duelo de garçons: confira 10 fatos do duelo deste sábado entre Brasília e Bauru

UniCEUB/BRBCARD/Brasília e Gocil/Bauru Basket farão um duelo repleto de atrativos na tarde deste sábado (25/03), no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.

Além de todos os ingredientes de um confronto direto entre terceiro e quarto colocado, a partida ainda terá como destaque o ídolo Alex Garcia sendo nomeado para o Hall da Fama do Brasília, que já conta com Arthur Belchor.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os 10 principais fatos da partida entre Brasília e Bauru:

Reencontros

O duelo deste sábado promoverá alguns reencontros. Pelo lado do Brasília, Pilar e Alex Oliveira defenderam as cores do Bauru por três temporadas. Já do lado do Dragão, Valtinho disputou as duas primeiras edições do NBB CAIXA pelo Time de Lobos, onde chegou a duas Finais e conquistou o título de 2009/2010.

Alex Garcia será nomeado para o Hall da Fama do Brasília (João Pires/LNB)

Hall da Fama

Mas o principal reencontro fica por conta de Alex Garcia. O capitão do Bauru atuou pelo Brasília por seis temporadas e se tornou ídolo na capital federal. Neste período, conquistou três títulos do NBB CAIXA, duas Ligas Sul-Americanas e uma Liga das Américas. Além disso, foi quatro vezes Melhor Ala e seis vezes Melhor Defensor da competição enquanto esteve por lá. Após o jogo, o atleta será nomeado para o Hall da Fama do Brasília, que já conta com Arthur Belchor, hoje no Universo/Vitória.

Brabo invicto

Desde que deixou a capital federal ao final da temporada 2013/2014, Alex nunca perdeu para o Brasília no NBB CAIXA. Foram seis partidas, com seis triunfos para o Dragão do Brabo, que teve média de 13,5 pontos nestes jogos. Curiosamente, o camisa 10 não esteve em quadra na derrota do time bauruense para os candangos no Panela de Pressão, por 79 a 62.

Fúlvio e Valtinho são os dois maiores garçons da história do NBB CAIXA (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Dois garçons, 3147 assistências

A partida entre Brasília e Bauru colocará frente a frente os dois líderes em assistências da história do NBB CAIXA. Fúlvio é o primeiro, com 1659 servidas, e Valtinho aparece segundo, com 1488 na conta. Atualmente, o armador do Time de Lobos é o líder da competição no fundamento, com média de 7,6 por jogo.

Magic recordista

Com 17 assistências contra o Franca, Fúlvio cravou o novo recorde da atual temporada no fundamento. No entanto, a marca não é novidade para o armador, pois esta foi a quinta vez que ele dá 17 passes decisivos na história do NBB CAIXA. Aliás, o atleta natural de Limeira (SP) é dono de quatro das cinco melhores marcas de assistências em todos os tempos da competição:

1º – 21 assistências – Fúlvio (São José) – 2011/2012
2º – 19 assistências – Manny Quezada (São José) – 2013/2014
3º – 18 assistências – Fúlvio (São José) e Nezinho (Brasília) – ambos em 2009/2010
4º – 17 assistências – Fúlvio (5x na história) e Facundo Sucatzky (Minas) – 2008/2009
5º – 16 assistências – Fúlvio (2x na história) e Fernando Penna (2x) e Maxi Stanic (Palmeiras)

Mais Brasília

Brasília e Bauru se enfrentaram 26 vezes na história do NBB CAIXA, com 16 triunfos dos candangos e dez dos bauruenses. Destas dez vitórias do Dragão, três vieram na semifinal da temporada passada, na qual o esquadrão do técnico Demétrius “varreu” o Time de Lobos, por 3 a 0, e foi à Final do NBB CAIXA.

Brasília venceu o duelo do 1º turno no Panela de Pressão e quebrou jejum de 6 jogoss sem vencer o Bauru (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Jejum quebrado

Com vitória no primeiro turno da atual edição em pleno Panela de Pressão, por 79 a 62, o Brasília quebrou um jejum de seis partidas sem vencer o Bauru no NBB CAIXA. O destaque deste confronto ficou por conta do duplo-duplo de Lucas Mariano, autor de 13 pontos e dez rebotes.

Defesas fortes

Bauru e Brasília possuem duas das melhores defesas da atual temporada do NBB CAIXA. O Dragão aparece no segundo lugar, com 74,1 pontos sofridos por jogo, enquanto o Time de Lobos é o quarto colocado do ranking, com 76,3 pontos permitidos aos adversários em média. Quem levará a melhor?

Jé on fire

Jefferson William certamente vive uma das melhores fases de sua carreira. Atual campeão do Torneio de 3 Pontos, o ala/pivô do Bauru carrega o retrospecto de ter acertado pelo menos uma bola de 3 em todas as 24 partidas que disputou neste NBB CAIXA. Além disso, vem de uma sequência incrível nos últimos oito jogos, em que somou em média 20,75 pontos por jogo.

Giovannoni também

Do outro lado, Guilherme Giovannoni também vem apresentando excelente desempenho nos últimos jogos. O ala/pivô e capitão do Brasília fez respectivos 28, 22 e 25 pontos contra Campo Mourão, Minas e Franca e acumula média de 25,0 pontos nestas partidas. O camisa 12 é o jogador mais eficiente da equipe e o quinto do NBB CAIXA, com 19,2 de valorização em média.

Jefferson acertou pelo menos uma bola de 3 em todas as partidas que fez neste NBB CAIXA (Caio Casagrande/Bauru Basket)