#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – CAX x JOI

27-12-2017 | 05:06
Por Liga Nacional de Basquete

Cauê Borges entre os melhores, Vezaro com melhor aproveitamento nas bolas de 3 e mais: confira dez fatos marcantes do duelo entre Caxias e Joinville

O Sul do País terá um confronto direto nesta quinta-feira (28/12) no NBB CAIXA. No Ginásio Vasco da Gama, no Rio Grande do Sul, Banrisul/Caxias Basquete e AABJ se enfrentarão às 20h05, com transmissão ao vivo pelo Facebook. Esta será a primeira vez que as equipes se enfrentam pelo maior campeonato de basquete do país.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Entre os destaques

Jogador mais eficiente do NBB CAIXA no mês de novembro, Cauê Borges segue vivendo a melhor temporada de sua carreira. Com média de 15,8 pontos por jogo, o ala/armador é o sexto maior cestinha da competição e ainda contribui com 6,3 rebotes e 3,5 assistências por partida. No ranking dos mais eficientes do campeonato, o jogador é o segundo colocado, com 18,6 de média, atrás apenas de David Jackson, do Vasco (18,8).

Precisando da vitória

As duas equipes vêm de derrota. O time do Rio Grande do Sul foi superado pelo Universo/Vitória em seu último compromisso, enquanto que o esquadrão de Santa Catarina perdeu para o Solar Cearense e sofreu seu quarto revés seguido. Em casa, o Caxias já disputou cinco partidas e teve três vitórias e duas derrotas. Do outro lado, o Joinville ainda não venceu como visitante.

Defesa forte

Com média de 73,7 pontos sofridos, o Caxias tem a terceira melhor defesa do NBB CAIXA 17/18, atrás apenas dos líderes Mogi (67,9) e Pinheiros (73,6). Por sua vez, o Joinville tem a pior defesa do campeonato, com média de 79,0 pontos sofridos por jogo.

Bola neles

Dois jogadores comandam a pontuação do Joinville e estão entre os 20 principais cestinhas da temporada. O norte-americano Stocks é o principal pontuador da equipe, com média de 13,2 pontos por jogo, enquanto que o ala/armador Felipe Vezaro tem média de 13,0 por partida.

Vezaro é dono do melhor aproveitamento nas bolas de 3 da temporada (Stephan Eilert/Divulgação)

Pegando fogo

Vezaro tem o melhor aproveitamento em bolas de três pontos da competição, com expressivos de 55,8%. E a marca se torna ainda mais notável pelo fato de o jogador ser o terceiro com mais arremessos de três convertidos na competição, com média de 2,6 por jogo, atrás apenas de Fuller (2,9) e Cook (2,8).

Segue a carteira

Os dois jogadores com mais bolas recuperadas na temporada estarão frente a frente no Ginásio Vasco da Gama. Deonta Stocks, do Joinville, tem expressiva média de 3,4 por jogo, e lidera este ranking com folga, seguido por Cauê Borges, do Caxias, que tem 2,5 por jogo, e aparece com destaque em mais um fundamento.

Como time também

As duas equipes são as duas com maiores médias de bolas recuperadas por partida, só que desta vez quem está na frente é o Caxias. Com média de 9,6 por jogo, o time gaúcho é o líder deste fundamento, seguido pela equipe catarinense, que tem 9,2 por jogo. O terceiro colocado é Mogi, com 8,8 por partida.

70 é o número

Nas suas cinco vitórias na competição, o Caxias teve ótimo trabalho defensivo e não deixou seus adversários chegarem à casa dos 70 pontos – Bauru (69), Campo Mourão (63), LSB (66), Mogi (65) e Solar (67). Já quando foi derrotado, o time do técnico Rodrigo Barbosa sofreu no mínimo 70 pontos.

Se firmando

Depois de ótima temporada com a Liga Sorocabana, o Paranhos, do Caxias, segue se destacando no NBB CAIXA. O ala/pivô do Caxias é o terceiro na lista dos reboteiros da competição, com 8,1 por partida, e também o 14º no ranking de eficiência, com média de 13,6. O camisa 24 ainda é o terceiro maior cestinha do time, com 11,4 pontos por jogo. No mês de dezembro (cinco jogos), suas médias são de 13,8 pontos e 9,4 rebotes.

Sai de baixo

A dupla de garrafão titular do Caxias é uma das que mais proporciona enterradas neste NBB CAIXA. Paranhos (oito) e seu companheiro Marcão (seis) já deram 14 cravadas na temporada, e estão atrás apenas de Wesley e Teichmann, que totalizam 22 enterradas.

Paranhos, de 25 anos, é um dos grandes destaques do bom começo de NBB do Caxias; jogador já tem dois duplos-duplos na conta (Stephan Eilert/Divulgação)