#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10FatosFRA x VAS

23-03-2018 | 03:36
Por Liga Nacional de Basquete

Lucas Mariano reencontra Pedrocão, volta de Alexey e Sr. Eficiência; confira os 10 fatos da partida entre Franca e Vasco deste sábado

Na reta final da fase de classificação, o Sesi/Franca Basquete já tem a terceira colocação confirmada e vaga direta às quartas de final, enquanto o Vasco da Gama luta para chegar até a oitava posição. As duas equipes vão à quadra neste sábado (24/03), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio do Pedrocão, com transmissão ao vivo da Band. Com isso, reunimos os 10 principais fatos desse grande jogo. Confira:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Destaque Jovem da última temporada, Alexey fará sua estreia no NBB CAIXA 17/18 neste sábado (Newton Nogueira/Divulgação)

Ele voltou

Destaque Jovem da última temporada e uma das grandes promessas do basquete nacional, Alexey Borges está de volta às quadras. Depois de seis meses parado, devido a uma entorse no tornozelo, que gerou uma cirurgia para reconstrução do ligamento, o jovem armador do Franca está recuperado e fará sua estreia no NBB CAIXA 17/18 neste sábado.

Motivação não falta

Apesar da campanha de altos e baixos, o Vasco vem mais motivado do que nunca para o jogo deste sábado. Em sua última atuação, o cruzmaltino bateu o Joinville/AABJ, por 83 a 57, conquistando sua vitória mais significativa nestas duas temporadas da equipe dentro do NBB CAIXA (27 pontos de diferença). Até então, o resultado mais expressivo do time era o triunfo sobre o Campo Mourão Basquete, no primeiro turno desta edição, por 84 a 59 (25 de diferença).

Nascido e criado na Capital do Basquete, Lucas Mariano atuou no Franca por seis edições do NBB CAIXA (Newton Nogueira/Divulgação)

Nascido e criado 

Natural de Franca (SP), Lucas Mariano deu todos os seus primeiros passos com a bola laranja na ‘Capital do Basquete’. Lá, o pivô cruzmaltino chegou até o NBB CAIXA. Ao todo, foram seis temporadas do NBB CAIXA pela equipe francana para o camisa 28, com o total de 143 jogos, 1550 pontos (10,8 PPJ) e 621 rebotes (4,3 RPJ).

Velhos conhecidos

Além de Lucas Mariano, o Vasco conta com outros três atletas com passagens pelo Franca. O ala Dedé Stefanelli foi o que vestiu o uniforme francano por mais tempo, num total de 63 partidas, em duas temporadas (NBB CAIXA 10/11 e 16/17). Nezinho atuou por uma edição da competição pelo time (NBB CAIXA 15/16), com 19 partidas realizadas. Já Chris Hayes foi o atleta com menos tempo pela equipe, com apenas três atuações, no NBB CAIXA 13/14.

Falta um

Um dos grandes destaques francanos neste NBB CAIXA, Léo Meindl está bem próximo de atingir mais uma marca expressiva dentro da competição. Caso consiga um rebote neste sábado, algo que fez em todas as partidas desta temporada, o ala francano chegará a marca de 1000 sobras alcançadas no campeonato, algo realizado apenas pelos pivôs mais experientes no time do interior paulista: Jefferson (2070), Cipolini (1355) e Mineiro (1341).

Com vitória sobre o Vasco no primeiro turno, o Franca manteve ótima fase e chegou a sua melhor sequência nesta temporada (Divulgação/Vasco)

Manteve o embalo

No confronto entre os dois pelo primeiro turno, o Franca vinha embalado com seis vitórias consecutivas. Mesmo na Arena Carioca 1, o time do interior paulista se impôs de maneira veemente e, com ótimos segundo e quarto quartos, venceu o cruzmaltino, por 81 a 67. Com isso, os francanos estenderam a sequência positiva, que chegou a nove partidas, no melhor momento da equipe em todo o NBB CAIXA 17/18.

Ataques próximos

Quando o assunto é pontuação, Franca e Vasco se encontram em situações bem parecidas nesta temporada. Enquanto o ataque francano é quarto melhor, com média de 79,5 pontos realizados por jogo, o vascaíno vem logo atrás, na quinta colocação, com média de 78,3 por partida.

Defesas nem tanto

Se lá na frente as coisas são parecidas, quando se trata de defesa as duas equipes estão bem distantes uma da outra. Enquanto o Franca tem a segunda melhor defesa da temporada, com média de 71,38 pontos sofridos por jogo, abaixo apenas do Mogi das Cruzes/Helbor (71,00), o Vasco está na situação inversa, com a segunda pior defesa, e uma média de 79,35 por confronto, acima apenas do Campo Mourão (80,35).

Em mais uma grande temporada, David Jackson é líder de eficiência desta edição e tem a segunda melhor média no quesito em toda história do NBB CAIXA (Thiago Moreira/Vasco.com.br)

Sr. Eficiência

Regularidade é uma palavra que se encaixa bem para David Jackson. MVP do NBB CAIXA 13/14, mais uma vez o norte-americano é um dos principais destaques da competição nesta temporada. Em 21 partidas, o camisa 32 é o cestinha (14,3 PPJ), segundo reboteiro (5,5 RPJ) e terceiro passador cruzmaltino (4,0 APJ), o que faz dele o jogador mais eficiente desta edição (18,8 EPJ). Entre jogadores com pelo menos 50 partidas pela competição, DJ é o segundo mais eficiente da história, com média de 18,71 EPJ, abaixo apenas de seu companheiro de Vasco, Guilherme Giovannoni, com 19,46 EPJ.

Pegando ritmo

Após sofrer uma fratura na região da mão, Gui Deodato perdeu mais de dois meses e um total de 14 partidas. Recuperado no final de fevereiro, o ala vascaíno voltou a atuar e vem pegando ritmo em quadra. Nos dois jogos que realizou desde então, o camisa 1 cruzmaltino anotou nove pontos, na derrota diante do Banrisul/Caxias do Sul (87 a 70) e na vitória sobre o Joinville (83 a 56), respectivamente.