#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Franca x Vitória

05-01-2018 | 05:40
Por Liga Nacional de Basquete

Números de Leandrinho, embalos em jogo e Pedrocão forte: confira os #10Fatos da partida deste sábado entre Franca e Vitória, ao vivo na Band

Em sua terceira passagem pelo NBB CAIXA, Leandrinho fará sua estreia com a camisa do Franca (Júlia Abrão/Franca Basquete)

O dia 06 de janeiro de 2018 será histórico para o basquete brasileiro. No Ginásio Pedrocão, o astro Leandrinho Barbosa fará sua estreia com a camisa do Sesi Franca Basquete e o NBB CAIXA terá, pela primeira vez, um campeão da NBA em suas quadras. A partida será contra o embalado Universo/Vitória, terceiro colocado da última edição do nacional, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.

Em sua terceira passagem pelo NBB CAIXA, Leandrinho certamente é o principal atrativo da partida deste sábado. No entanto, outros ingredientes deixam o duelo ainda mais especial, já que se trata de um confronto praticamente direto pelas primeiras posições. O compilado com as dez principais informações do confronto você encontra aqui. Não deixe de acompanhar a este marco histórico pela tela da Band.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os #10Fatos da partida deste sábado entre Franca e Vitória:

Leandrinho vem aí

A partida deste sábado (06/01) marcará a estreia de Leandrinho Barbosa com a camisa do Sesi Franca Basquete. Com isso, o NBB CAIXA terá pela primeira um campeão da NBA em suas quadras. O jogador, que teve sua contratação anunciada no dia 11 de novembro, se recuperou de uma lesão na lombar e treinou com seus novos companheiros durante um mês. Seu retorno será gradativo.

“A expectativa é muito grande, principalmente por voltar a jogar depois de um tempo parado devido à lesão. Estou feliz por estar no Sesi Franca Basquete, uma equipe com tanta tradição, e em uma cidade apaixonada por basquete. Espero fazer um bom jogo e que a gente garanta a vitória”, disse Leandrinho.

Sobrou por aqui

Não será a primeira vez que Leandrinho atuará nas quadras do NBB CAIXA. O atleta de 35 anos já teve duas passagens pelo campeonato nacional, em 2011/2012 pelo Flamengo e em 2013/2014 pelo Pinheiros. Na primeira passagem, jogou apenas seis partidas e somou médias de 19,0 com a camisa rubro-negra. Já na segunda, fez oito jogos e registros média de 20,8 pontos pelo time pinheirense.

Belas estreias

As duas estreias de Leandrinho no NBB CAIXA tiveram belas atuações. Pelo Flamengo, o jogador registrou expressivos 26 pontos e quatro assistências (21 de eficiência) na vitória sobre o Paulistano, por 88 a 78. Já em seu primeiro jogo pelo Pinheiros, o jogador anotou 16 pontos e foi um dos destaques do triunfo sobre o próprio Flamengo, 74 a 62.

Leandrinho, do Flamengo, e Pedro, do Paulistano

Leandrinho já jogou por Flamengo e Pinheiros no NBB CAIXA e fez estreias expressivas em ambas as oportunidades (João Pires/LNB)

Duelo de embalados

Tanto Franca quanto Vitória fecharam o ano de 2017 com boas sequências positivas. O time francano venceu seus quatro últimos compromissos, sobre Liga Sorocabana (fora), Minas (casa), Flamengo (casa) e EC Pinheiros (fora). Já o rubro-nebro baiano está invicto há três jogos – bateu Joinville, Caxias e Solar Cearense, todos como mandante.

Grandes ambições

Caso saia vencedor no duelo deste sábado, o Franca igualará a campanha do Paulistano e reassumirá o quarto lugar na classificação. No entanto, caso os francanos saiam derrotados, o Vitória igualará a campanha do sexto colocado Bauru e dará ainda mais relevância ao duelo direto que fará contra o próprio Dragão na segunda-feira (08/01), no Panela de Pressão, às 20 horas.

Desfalques

Apesar da presença de Leandrinho, o Franca seguirá sem contar com seu outro reforço, Rafa Luz, que aprimora a parte física antes de estrear. Além dele, Jefferson William, com uma contratura muscular na lombar, segue fora, assim como Alexey, que se recupera de cirurgia no tornozelo. Pelo lado do Vitória, as ausências ficam por conta do ala/pivô norte-americano Matt Shaw, que operou o menisco e deve retornar em pouco mais de um mês, e o ala Arthur Belchor, que voltou a sentir dores na coluna e não viajou para as partidas no interior paulista (Franca e Bauru).

Defesas idênticas

Franca e Vitória possuem desempenhos defensivos praticamente idênticos na atual temporada do NBB CAIXA. A equipe do interior paulista sofre em média 74,4 pontos por partida (4ª melhor defesa), enquanto o representante baiano leva 75,4 (5ª melhor). Se tratando do ataque, os francanos têm a segunda melhor produção ofensiva do campeonato, com média de 82,5 pontos por partida. Já o time do técnico Régis Marrelli é o sexto que mais pontua, com 77,5 por duelo.

Franca tem desempenho de 83% atuando no Pedrocão na temporada (Newton Nogueira/Franca Basquete)

Pedrocão forte

O Franca tem um retrospecto altamente positivo quando atua no Ginásio Pedrocão na atual temporada. Considerando Campeonato Paulista e NBB CAIXA, a equipe do técnico Helinho Garcia tem desempenho de 15 vitórias em 18 partidas (83,3% de aproveitamento). A única derrota no nacional foi para o Campo Mourão, na estreia da equipe na competição. Já no Estadual, os dois reveses foram para o Paulistano, na série melhor de cinco da decisão.

3 a 1

Em toda a história do NBB CAIXA, Franca e Vitória fizeram quatro partidas, com três triunfos para os francanos e um para o rubro-negro baiano. A única derrota do time paulista aconteceu no primeiro duelo entre eles na competição, na temporada 2015/2016, curiosamente no Ginásio Pedrocão, por 78 a 76.

Já jogaram lá

Os três pivôs do elenco do Vitória já defenderam as cores do Franca ao longo de suas carreiras. Murilo Becker atuou por lá antes da “era NBB”, no ano de 2007. Já Douglas Kurtz, que é o atual líder em enterradas do campeonato (1,4 por jogo), teve duas passagens pela Capital do Basquete, nas edições 2012/2013 e 2015/2016. E por fim, o jovem Maique Tavares, de 24 anos, atuou pelo Franca por duas temporadas (2012/2013 e 2013/2014).

Douglas Kurtz teve duas passagens pelo Franca, seu último clube antes de ir para o Vitória (Newton Nogueira/Divulgação)