#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Minas x Botafogo

24-11-2017 | 05:33
Por Liga Nacional de Basquete

Reencontro de Arnaldinho, gringos em alta e pentacampeão em quadra: confira os dez fatos mais marcantes da partida entre Minas e Botafogo

Minas e Botafogo se enfrentaram recentemente na Copa Avianca; clube de Belo Horizonte levou a melhor (Orlando Bento/Minas TC)

A partida entre Minas Tênis Clube e Botafogo tem vários ingredientes especiais. Reencontro com ex-equipe, pentacampeão do NBB CAIXA em quadra e “gringo em alta” serão alguns dos elementos que tornarão o duelo entre mineiros e cariocas ainda mais atraente.

As duas equipes se enfrentam neste sábado (25/11), às 14 horas, na Arena Minas, em Belo Horizonte. O duelo contará com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal Bandeirantes.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Hoje no Botafogo, Arnaldinho atuou pelo Minas na terceira edição do NBB CAIXA (LNB/Divulgação)

Campanhas inversas

O Minas começou bem a temporada e venceu suas duas primeiras partidas, contra Vasco (em casa) e Campo Mourão (fora de casa). No entanto, em seu último compromisso, a equipe sofreu sua primeira derrota, na prorrogação, diante do Paulistano, e soma duas vitórias em três jogos. Já o Botafogo foi derrotado por Pinheiros e Mogi das Cruzes/Helbor e venceu a Liga Sorocabana.

Já jogou lá

Um dos mais experientes jogadores do elenco do Botafogo, Arnaldinho atuou pelo Minas na temporada 2010/2011 do NBB CAIXA. Na ocasião, o ala/armador de 39 anos disputou 32 partidas, teve média de 8,8 pontos por jogo e a equipe foi eliminada nas oitavas de final. Nesta temporada, o jogador está com média de 14 pontos por jogo.

Pentacampeão seguido

Reforço do Minas para esta temporada, o armador Gegê conquistou o título do NBB CAIXA nas últimas cinco temporadas (quatro pelo Flamengo e uma pelo Bauru). O único jogador que também tem cinco títulos da competição é Marcelinho Machado, do Flamengo, mas não de maneira consecutiva – 2008/2009, 2012/2013, 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016.

Jogando muito

O norte-americano Evan Roquemore é o cestinha do Minas na temporada, com média de 17,7 pontos por jogo. Na vitória contra Campo Mourão, o armador marcou 28 pontos, com direito a seis bolas de três pontos. Contratado nesta temporada, o jogador atua pela primeira vez no Brasil e chegou com o status de líder de assistências histórico da mesma universidade de Steve Nash (Santa Clara).

Jovem pivô Wesley vem colecionando boas atuações neste começo de temporada (Orlando Bento/Minas TC)

Quietinho e eficiente

Outro destaque do Minas neste início de temporada é o pivô Wesley, que soma médias 12 pontos e 4 rebotes por jogo. Na última edição do NBB CAIXA, também pelo Minas, o atleta teve discretas médias de 5,1 pontos e 2,9 rebotes por partida. Natural de Belo Horizonte, o jogador de 22 anos é chamado de Wesley “BH” por seus companheiros.

Já duelaram

Minas e Botafogo se enfrentaram durante a Copa Avianca, torneio de pré-temporada organizado pela LNB e a cia. Aérea, patrocinadora da competição. Com expressivos 32 pontos de Wesley, o time de Belo Horizonte levou a melhor, por 87 a 79. Os mineiros foram vice-campeões do torneio – derrota para o Vasco na decisão.

Quase brasileiro

Principal cestinha do Botafogo na temporada, com média de 15,5 pontos por jogo, o armador norte-americano Jamaal está em sua quarta temporada no NBB CAIXA. Antes, o jogador atuou por Macaé (duas temporadas) e São José. Na edição 2014/2015, o atleta foi o grande destaque da surpreendente campanha da equipe do litoral norte-fluminense, que foi até as quartas de final.

Experiência de sobra

O garrafão do Botafogo conta com quatro jogadores muito experientes: Rodrigo Bahia (38 anos), Roberto (38), Coimbra (31) e Átila dos Santos (34). O mais jovem entre os pivôs alvinegros é Douglas, que tem 26 anos.

 

Desfalque importante

O Botafogo atuará desfalcado do ala norte-americano Cameron Tatum. Principal reforço da equipe para a temporada, o norte-americano sofreu uma luxação no ombro esquerdo na partida diante da Liga Sorocabana e deve voltar aos treinamentos na próxima semana. Na única partida completa que realizou, diante do Pinheiros, o jogador anotou 11 pontos, cinco rebotes e cinco assistências.

Minas solidário

Durante a partida, os torcedores presentes na Arena Minas serão desafiados a pedalarem uma bicicleta ergométrica que estará disponível no local. A quilometragem atingida pelos torcedores será equivalente à porcentagem da bilheteria arrecadada a ser doada ao Instituto Mário Penna.

A ação faz parte da campanha Novembro Azul do Instituto Mário Penna, em parceria com o Minas Tênis Clube, e visa chamar atenção para a prevenção do câncer de próstata, segundo tipo de câncer que mais acomete homens no Brasil. Na ocasião, estarão presentes pacientes do Hospital Mário Penna, que forma convidados pelos atletas para assistir à partida. A ação tem apoio do Minas Tênis Clube e da Life Fitness, patrocinadora do time de basquete do Minas.

Na última quarta-feira, jogadores e comissão técnica do basquete do Minas Tênis Clube estiveram no Instituto Mário Penna, que atende, por ano, mais de 300 mil pessoas com câncer. Lá interagiram e fizeram a alegria de alguns dos pacientes que se tratam no Instituto.