#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Minas x Flamengo

14-12-2017 | 05:29
Por Liga Nacional de Basquete

Confronto direto no G-4, grandes sequências e destaques individuais; confira os 10 principais fatos da partida desta sexta entre Minas e Flamengo

Presentes no G-4, Minas e Flamengo fazem confronto direto na busca para se aproximar do topo da tabela de classificação (Caio Casagrande/LNB)

Dois integrantes de todas as edições do NBB CAIXA, Minas Tênis Clube e Flamengo acumulam muita história dentro da principal competição do basquete nacional. Nesta sexta-feira (15/12), às 19h45 (de Brasília), os dois times ficarão frente a frente mais uma vez, na Arena Minas Tênis Clube, em partida com transmissão ao vivo do SporTV 2. Com isso, selecionamos os 10 fatos que marcarão este grande duelo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Disputa lá em cima

Terceiro e quarto colocados, Minas e Flamengo, respectivamente, lutam para se manterem confortáveis dentro do G-4. Com cinco vitórias e uma derrota, a equipe mineira vem à frente, colada nos líderes EC Pinheiros e Mogi das Cruzes/Helbor. Já com três resultados positivos e um negativo, o rubro-negro está atrás e tem sua posição entre os quatro primeiros ameaçada pelo Sendi/Bauru Basket.

+Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 17/18

Vivendo grande início de temporada, JP Batista é o jogador mais eficiente do NBB CAIXA 17/18 até o momento (Staff Images/Flamengo)

Sr. Eficiência

Vivendo início de temporada espetacular, JP Batista é o principal destaque rubro-negro e um dos grandes nomes da competição até o momento. O pivô do Fla é nada mais nada menos que o atual líder em eficiência, com 21,8 de média, e em rebotes do NBB CAIXA 17/18, com 9,5 de média. Além disso, o camisa 13 contribuiu de forma significativa pontuando e passando, com médias de 16,3 pontos e 3,8 assistências.

Início incrível

Com campanha de cinco vitórias e apenas uma derrota, o Minas faz seu melhor início de temporada na história do NBB CAIXA. Até então, o melhor resultado da equipe mineira em seus seis primeiros jogos ocorreu nas edições 08/09, 10/11, 12/13 e 14/15 quando o teve quatro resultados positivos e dois negativos.

Sequências em cheque

Vivendo grande momento na temporada, algum dos dois times terá sua sequência de três vitórias consecutivas quebradas. O Minas, que vem de triunfos sobre Botafogo (74 a 56), Banrisul/Caxias do Sul (86 a 84) e Joinville/AABJ (69 a 52), ou o Flamengo, que vem de resultados positivos diante de Campo Mourão Basquete (89 a 82), Caxias (79 a 69) e Joinville (86 a 75).

Com média de 7,3 assistências por partida, Gegê é o segundo principal passador do NBB CAIXA 17/18 e um dos grandes responsáveis pela ótima campanha mineira (Orlando Bento/MTC)

Todo mundo junto

O grande início de temporada mineiro se deve ao belo trabalha coletivo que vem sendo realizado pelo elenco da equipe. Gegê (7,3 APJ) e Roquemore (5,0 APJ) estão no Top 5 entre os passadores. O ala/armador norte-americano ainda é o segundo que mais converte bolas de 3 pontos por partida, com 2,7 A3C, e o quarto que mais rouba bolas, com 2,2 de média. Teichamann é o quinto mais eficiente, com 17,8 EPJ. O pivô ainda é um dos quatro jogadores com média de 10 ou mais pontos por jogo na equipe: Wesley (15,0 PPJ), Jefferson Campos (14,5 PPJ), Roquemore (13,5 PPJ) e Teichmann (10,0 PPJ).

Entrando no ritmo

Mesmo com a grande campanha, o Flamengo ainda busca o melhor ritmo possível. Até o momento, o rubro-negro carioca é o time que menos fez jogos nesta edição. Com quatro atuações até o momento, o Fla tem pelo menos dois jogos a menos que todas as outras equipes presentes no NBB CAIXA 17/18.

Domínio absoluto

Times presentes no NBB CAIXA desde a primeira edição, Minas e Flamengo já se confrontaram 18 vezes, todas elas válidas pela fase de classificação. O domínio nos duelos é absolutamente rubro-negro, com 15 vitórias, contra apenas três dos mineiros. A última derrota da equipe carioca para o rival ocorreu lá na temporada 14/15, por 78 a 76. De lá pra cá, cinco partidas, com cinco triunfos do pentacampeão da competição.

100%

Apesar do grande retrospecto recente contra o rival, o Flamengo terá que fazer algo nenhuma outra equipe fez até o momento nesta edição se quiser manter a sequência positiva diante do Minas, vencer o rival como mandante. Em quatro atuações na Arena Minas Tênis Clube nesta temporada, a equipe comandada por Flávio Espiga bateu Vasco da Gama (82 a 81), Botafogo (74 a 56), Caxias (86 a 84) e Joinville (69 a 52).

Dono de 17,3 pontos de média neste início de competição, Marquinhos é um dos dez principais pontuadores da temporada para nona vez na carreira dentro do NBB CAIXA (Staff Images/Flamengo)

Já é rotina

Em sua nona temporada no NBB CAIXA, Marquinhos mais uma vez está entre os cestinhas da competição. Com média de 17,3 pontos, o ala é terceiro principal pontuador desta temporada. O feito não é novidade na carreira do jogador. Até hoje, o camisa 11 rubro-negro nunca teve uma edição com menos de 15,0 pontos por jogo, estando entre os dez principais pontuadores da competição em oito ocasiões (Única ausência: NBB CAIXA 13/14).

Velhos conhecidos

Hoje atletas do Minas, alguns atletas da equipe mandante tem história com o uniforme rubro-negro. O armador Gegê, por exemplo, foi tetracampeão da competição pelo Flamengo entre as edições 12/13 e 15/16. O pivô Teichmann também atuou bom tempo na equipe carioca, entre os NBB’s CAIXA 09/10 e 11/12. Já o ala Lelê esteve com o Fla nas últimas duas temporadas, disputando a LDB 2016 e a última edição do NBB CAIXA.