#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Mogi x Flamengo

16-01-2017 | 05:05
Por Liga Nacional de Basquete

Rivalidade aflorada, estrelas em alta e reencontro especial: confira os 10 principais fatos do clássico desta terça-feira entre Mogi e Flamengo, ao vivo no SporTV

Marcelinho, do Flamengo, e Jimmy, do Mogi

Flamengo e Mogi fizeram duas semifinais do NBB CAIXA, ambas vencidas pelos rubro-negros (João Pires/LNB)

O confronto entre Mogi das Cruzes/Helbor e Flamengo tem tantos atrativos que já pode ser considerado um clássico. Com os diversos encontros em playoffs e jogos inesquecíveis nos últimos anos, os dois times criaram uma bela rivalidade no cenário do basquete nacional e sempre promovem partidas eletrizantes.

Para o duelo desta terça-feira (17/01), às 19h30, que será no Ginásio Hugo Ramos, com transmissão ao vivo SporTV, diversos atrativos estarão em jogo. Dentre eles estão as reedições de séries de playoffs anteriores, estrelas em ótima fase e o reencontro de Caio Torres, um dos destaques do Mogi, com sua ex-equipe, o Flamengo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Confira os 10 principais fatos do clássico desta terça-feira entre Mogi e Flamengo:

Tem história

Mogi e Flamengo já se enfrentaram nas semifinais do NBB CAIXA em duas oportunidades e ambas foram vencidas pelo clube da Gávea. A primeira delas foi na edição 2013/2014, com vitória por 3 a 1. Já na última temporada, o confronto foi mais acirrado e a decisão veio apenas na quinta e decisiva partida.

Fortaleza Hugo Ramos

O time mogiano ainda não sabe o que é perder jogando no Ginásio Hugo Ramos nesta temporada. Contabilizando as partidas do Campeonato Paulista, Liga Sul-Americana e NBB CAIXA, a equipe soma 18 vitórias em 18 jogos disputados na sua casa.

Ginásio Hugo Ramos

Mogi não perdeu nenhum jogo dentro do “caldeirão” Hugo Ramos na temporada 2016/2017 (Fotojump/LNB)

Visitante indigesto

O Flamengo já enfrentou o Mogi seis vezes no “Hugão” e acumula seis vitórias, contra apenas duas dos donos da casa. No último confronto, a equipe carioca venceu o Jogo 4 da semifinal da temporada passada, de maneira dramática, por 93 a 91, e forçou a realização do Jogo 5.

Dois melhores ataques

O duelo ainda promoverá o encontro dos dois melhores ataques da competição até o momento. Com média de 90,3 pontos por jogo, o Flamengo é a equipe com melhor produção ofensiva, seguido pelo Mogi, que anota em média 84,2 pontos por partida.

Sempre Olivinha

Com expressivas médias 13,7 pontos e 11,3 rebotes –, o ala/pivô Olivinha é o segundo jogador mais eficiente do campeonato (21,4 por jogo). O camisa 16 do Flamengo já tem seis duplos-duplo nesta edição do NBB CAIXA.

Tá voando

O norte-americano Tyrone, do Mogi, vive sua melhor temporada no NBB CAIXA. Com médias de 16,3 pontos, 6,3 rebotes e 3,7 rebotes – as maiores de sua carreira –, o jogador é o terceiro mais eficiente do campeonato, com média de 19,3 pontos de eficiência. Tyrone ainda é o líder de bolas recuperadas do NBB CAIXA 16/17, com média de 2,1 por jogo – outro recorde pessoal de sua carreira no maior campeonato de basquete do país.

Olivinha, do Flamengo, e Tyrone, do Mogi

Companheiros de posição, alas/pivôs Olivinha e Tyrone são destaques de Flamengo e Mogi (João Pires/LNB)

Maior pontuador

MVP da última temporada, o ala Marquinhos lidera o ranking de cestinhas do NBB CAIXA 2016/2017, com média de 21,3 pontos por jogo. O camisa 11 rubro-negro atingiu a casa dos 20 pontos em oito dos 12 que entrou em quadra.

Quase iguais

Dois maiores cestinhas da história do NBB CAIXA, Marcelinho Machado e Shamell estão com médias praticamente idênticas nesta temporada. O camisa 4 rubro-negro tem 18,8 pontos por jogo e é o sexto na lista dos cestinhas, seguido por Shamell, que aparecem em sétimo com 18,2 pontos por jogo.

Líderes do campeonato

O Flamengo é o time que mais pega rebotes no campeonato, com média de 41,1 por jogo. Já o Mogi lidera o ranking de assistências, com média de 22,2 por partida. Mogi ainda lidera outros dois rankings estatísticos: o de bolas recuperadas (10,0 por jogo) e bolas de três pontos convertidas (11,5 por partida).

Novo reencontro

Um dos destaques do Mogi, o pivô Caio Torres já vestiu a camisa do Flamengo. Na temporada 2012/2013, o jogador foi um dos grandes nomes do primeiro dos quatro títulos recentes do clube carioca, inclusive sendo eleito o MVP da Final daquele ano.

Caio Torres e Gegê, do Flamengo, comemoram o título do NBB (João Pires/LNB)

Hoje no Mogi, Caio Torres foi campeão e MVP da Final do NBB CAIXA 12/13 pelo Flamengo (João Pires/LNB)