#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Paulistano x Mogi

08-02-2018 | 05:51
Por Liga Nacional de Basquete

Confrontos recentes, grandes fases e ataque contra defesa; confira os 10 principais fatos da partida entre Paulistano e Mogi, nesta sexta

Adversários em grandes confrontos nos últimos anos, Paulistano/Corpore e Mogi das Cruzes/Helbor hoje são rivais estaduais de respeito. Nesta sexta-feira (09/02), véspera de carnaval, os dois times ficarão frente a frente mais uma vez, no Ginásio Antonio Prado Jr., às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo via Twitter. Com isso, reunimos os 10 principais fatos deste clássico, confira:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Nos dois últimos confrontos, confrontos distintos, com uma vitória para cada lado (William Oliveira/Divulgação)

Calou o Hugão

No confronto entre as duas equipes pelo primeiro turno, o Paulistano teve atuação fantástica e venceu o Mogi com autoridade em pleno Hugo Ramos. Na primeira partida do ano de 2018 pelo NBB CAIXA, a equipe comandada por Gustavo De Conti chegou a abrir 21 pontos de vantagem no último quarto (80 a 59). Os mogianos reagiram, cortaram bem a diferença, mas não chegaram a ameaçar o triunfo alvirrubro, por 84 a 80.

Carrasco é pouco

O troco mogiano veio na Liga das Américas deste ano. Adversários no Grupo B, as duas equipes praticamente decidiram o segundo clássico do grupo, já que o San Lorenzo (ARG) bateu todos os times e terminou como primeiro. Em um confronto extremamente disputado, Shamell decidiu a partida em favor dos mogianos. Perdendo por um ponto, o norte-americano recebeu a bola, infiltrou e converteu o arremesso decisivo, para dar o triunfo ao seu time, por 87 a 86.

Absoluto

Se pela Liga das Américas o Paulistano teve duas derrotas e acabou eliminado, no NBB CAIXA a equipe da capital paulista segue sobrando. Líder da competição após bater o Flamengo no Rio de Janeiro, o CAP tem 14 vitórias consecutivas no campeonato, a maior sequência positiva de um time desde a temporada 14/15.

Fase boa

Além da classificação para segunda fase da Liga das Américas, o Mogi também vive boa fase no NBB CAIXA. Atual terceiro colocado da competição, com 14 vitórias e três derrotas, o time comandado por Guerrinha não sabe o que é perder a quatro partidas. O último resultado negativo, para o Flamengo, por 77 a 71, no dia 09 de janeiro. De lá para cá, triunfos sobre: LSB/Uniso (82 a 73), Botafogo (84 a 70), Vasco da Gama (89 a 80) e Campo Mourão (97 a 69).

Jogador do Mogi por três temporadas, Elinho vive grande fase no Paulistano e é o segundo principal passador do NBB CAIXA 17/18 (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Melhor impossível

Atleta do Mogi durante as últimas três temporadas, Elinho realmente se encontrou no Paulistano. Em sua segunda passagem pela equipe no NBB CAIXA, o camisa 5 do CAP é um dos armadores de maior destaque nesta temporada. Titular absoluto, Elinho tem média de 6,9 assistências por partida nesta edição, segunda melhor marca da temporada (Gegê 7,3 APJ).

Ataque x Defesa

O duelo desta sexta também marcará o embate entre um dos melhores ataques e uma das melhores defesas deste NBB CAIXA. Enquanto o Paulistano vem na segunda colocação entre os ataques, com média de 82,2 pontos feitos por jogo, o Mogi vem na mesma posição, mas em relação a defesa, sofrendo 70,4 pontos por partida de média.

Velho conhecido

Vindo de uma de suas melhores atuações na temporada, com 17 pontos a nove rebotes, na vitória sobre o Campo Mourão Basquete, Caio Torres, pivô do Mogi, já vestiu o uniforme alvirrubro. No NBB CAIXA 15/16, o camisa 13 mogiano teve um de seus melhores anos de sua vida, atuando justamente pelo Paulistano. Ao todo, ele teve médias de 15,7 pontos, a melhor de sua carreira na competição, e 6,8 rebotes, em 32 atuações.

Nos últimos três jogos, Vithinho registrou três novos recordes pessoais e ainda anotou um triplo-duplo (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Grande sequência

Vivendo uma fase realmente fantástica, Vithinho Lersch é um dos grandes destaques do Mogi recentemente. Em sua últimas três partidas, o jovem armador registrou seu novo recorde de pontos (15), rebotes (10) e assistências (12) na competição e ainda alcançou um triplo-duplo (10 pts, 10reb e 12ast) na vitória sobre o Campo Mourão, algo que não ocorria desde o NBB CAIXA 15/16. As médias do camisa 9 no período são de 12,7 pontos, 6,3 rebotes, 8,3 assistências e 21,0 de eficiência.

Artilharias pesadas

O duelo desta sexta também promete marcar um disputa intensa nas bolas 3 pontos. As duas equipes são simplesmente as duas equipes que mais tentam e convertem arremessos de fora do perímetro. Enquanto o Paulistano lidera nos dois quesitos, com 32,7 tentativas e 11,5 acertos por partida, o Mogi vem logo atrás em ambos, com 27,7 tentativas e 9,6 acertos de média.

De outras datas

Atleta do Mogi nesta temporada, Carioca possuiu dois recordes pessoais registrados diante do Paulistano, por edições e times distintos. No NBB CAIXA 15/16, quando atuava pelo Minas Tênis Clube, o armador distribuiu cinco assistências, na vitória de seu time, por 82 a 76. Já na temporada seguinte, quando defendeu o Banrisul/Caxias do Sul, foram 22 pontos para ele, mas sem evitar a derrota de sua equipe, por 82 a 80.