#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Pinheiros x Bauru

13-12-2017 | 12:27
Por Liga Nacional de Basquete

Rivalidade nos playoffs, duelo de MVP’s e briga no topo: confira os 10 fatos mais relevantes do duelo desta quinta-feira entre Pinheiros e Bauru, ao vivo no Facebook

Duas grandes potências da atual temporada do NBB CAIXA estarão frente a frente na noite desta quinta-feira (13/12). De um lado, o líder invicto da competição. Do outro, os atuais campeões. Donos de um histórico recente bem marcante, EC Pinheiros e Sendi/Bauru Basket reeditarão o confronto semifinal da edição passada no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 20 horas, com transmissão ao vivo via Facebook Live.

Entre os principais ingredientes deste embate recheado de história estão os confrontos recentes de playoffs, os reencontros, o duelo de MVP’s e recordes pessoais registrados contra o rival, e mais. Falando do presente, a partida envolverá os dois melhores ataques do NBB CAIXA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os #10Fatos do duelo entre Pinheiros e Bauru:

Bauru tem vantagem histórica sobre o Pinheiros em confrontos diretos no NBB CAIXA: 17 a 10 (Ricardo Bufolin/ECP)

Vantagem bauruense

Em toda a história do NBB CAIXA as duas equipes estiveram frente a frente 27 vezes, com 17 vitórias do Bauru contra dez do Pinheiros. O Dragão também possui bela vantagem nos duelos realizados com mando pinheirense. No Ginásio Henrique Villaboim foram 13 realizados jogos até hoje, com oito triunfos dos bauruenses.

Séries marcantes

Dentre os 27 confrontos estiveram duas séries bem marcantes de playoff do NBB CAIXA nas duas últimas temporadas. Na edição 2015/2016, as equipes se encontraram nas quartas de final, e o Bauru levou a melhor, por 3 a 1, abrindo caminho para sua segunda final consecutiva. No ano seguinte, o encontro foi nas semifinais, em que o Pinheiros chegou a abrir 2 a 0 e viu o Dragão virar de maneira épica para 3 a 2 e ir à decisão que lhe daria o primeiro título do NBB CAIXA na história.

Aquele reencontro

Um dos reforços do Bauru para a atual temporada, o ala/pivô Renan Lenz defendeu o Pinheiros nas duas últimas edições do NBB CAIXA e esteve presente nas duas quedas pinheirenses para o Dragão pelos playoffs. Somando as duas temporadas de Renan com a camisa azul e branca, as médias foram de 9,7 pontos, 4,2 rebotes e 10,3 de eficiência. Suas grandes exibições pelo Pinheiros o renderam, além de um lugar no elenco do atual campeão nacional, uma convocação para a Seleção Brasileira que disputou a FIBA Americup.

MVP x MVP

A partida colocará frente a frente dois titãs do NBB CAIXA. Do lado do Pinheiros estará Desmond Holloway, MVP da última temporada. Do lado dos atuais campeões está o MVP das Finais, Alex Garcia, grande destaque do inédito título do Bauru na edição passada. Curiosamente, o Brabo também foi o MVP da temporada anterior. E aí, quem levará a melhor no duelo entre os dois atletas “mais valiosos” do basquete brasileiro no momento?

+Quem venceu mais? Holloway ou Alex? Confira o comparativo entre os dois

Os dois últimos MVP’s do NBB CAIXA estarão frente a frente: o norte-americano Desmond Holloway e o experiente Alex Garcia, este que ainda foi MVP das Finais da edição passada (RicardoBufolin/ECP)

Recorde no rival #1

Um dos reforços do Bauru para a temporada, o atual cestinha do NBB CAIXA, Kendall Anthony, retornará ao local em que registrou sua maior marca de pontos no basquete em um jogo: o Ginásio Henrique Villaboim. O feito aconteceu na temporada passada, em que o norte-americano anotou 35 pontos (11/11 nos lances livres), mas não evitou a derrota do Macaé para o Pinheiros na prorrogação, por 97 a 90.

Recorde no rival #2

Quem também quebrou seu recorde pessoal contra o adversário desta quinta-feira foi Desmond Holloway, que na temporada 2012/2013 registrou 37 pontos (11/17 arremessos de quadra) contra o Bauru, em pleno Panela de Pressão. Na ocasião, o gringo defendia a Liga Sorocabana e fez chover ao lado de Kenny Dawkins, hoje do Vitória, que fez 26 pontos. Junta, a dupla liderou a LSB ao triunfo em solo bauruense, por 94 a 85.

Alguém se lembra?

Uma das vitórias mais largas da história do NBB CAIXA aconteceu em um duelo entre Bauru e Pinheiros. E não faz muito tempo. Foi na temporada 2014/2015, no Ginásio Panela de Pressão, quando o Dragão, na época comandado pelo técnico Guerrinha, atropelou o Pinheiros do técnico Marcel de Souza e aplicou um acachapante 116 a 55 (61 pontos de diferença).

O resultado quase bateu o recorde de diferença de pontos em uma única partida pertencente ao Flamengo, que no NBB 2011/2012 superou o Vila Velha por 62 pontos de vantagem (103 a 41), um a mais que os bauruenses.

Duelo de arsenais

A partida ainda colocará frente a frente os dois melhores ataques do NBB CAIXA: o Pinheiros líder do ranking, com média de 84,6 pontos, e o Bauru, segundo colocado, com 82,0 de média. O Dragão é o terceiro time que mais converte bolas de 3 pontos da competição, com 9,5 por duelo. Enquanto isso, os pinheirenses lideram o ranking de bolas de 2 pontos, com 22,6 certas por confronto.

Líder invicto, Pinheiros tem o melhor ataque do NBB CAIXA, com média de 84,6 pontos; Bauru é o segundo (Willian Oliveira/Divulgação)

O cara do Dragão

Alex Garcia é, de fato, o cara do Dragão. O atual MVP das Finais é “somente” o cestinha, reboteiro, líder em assistências e jogador mais eficiente da equipe bauruense na atual temporada do NBB CAIXA, com respectivas médias de 15,5 pontos, 6,5 rebotes, 5,8 assistências e 19,3 de eficiência. Na última partida, Brabo registrou seu recorde da temporada ao marcar 27 pontos na vitória sobre a LSB/Uniso.

Briga no topo

Tanto Pinheiros quanto Bauru estão no pelotão de elite da classificação do NBB CAIXA 2017/2018. A equipe pinheirense é a única invicta do campeonato e lidera de maneira isolada, com sete vitórias. Já o Dragão aparece em quinto, beirando o G-4, com campanha de quatro vitórias e duas derrotas.

+Confira a tabela de classificação do NBB CAIXA 2017/2018

Se os bauruenses vencerem, se igualarão a Flamengo ou Minas, que hoje têm apenas um revés e estão no G-4, mas se enfrentarão na sexta-feira. Mesmo se perder, o clube da capital paulista seguirá como líder. Em caso de triunfo do Pinheiros, ambas as equipes manterão suas posições.