#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos02/03

01-03-2018 | 05:32
Por Liga Nacional de Basquete

Atuação histórica de Leozão, carrascos e destaques individuais; confira os 10 fatos da rodada desta sexta-feira

Após certa pausa, com menos jogos nas últimas duas semanas, o NBB CAIXA 17/18 virá com tudo nesta sexta-feira (02/03). Com quatro partidas, incluindo o confronto entre Joinville/AABJ e Solar Cearense, que terá transmissão via Twitter, reunimos os 10 principais fatos desta grande rodada. Confira:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Com atuação histórica de Leozão, que registrou 46 de eficiência, o Basquete Cearense superou o Joinville no duelo pelo primeiro turno (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Sobrou

A atuação mais dominante do NBB CAIXA 17/18 ocorreu no primeiro confronto entre Basquete Cearense e Joinville desta temporada. Com incríveis 32 pontos anotados em 35 tentados (91,4% de aprov.) e 16 rebotes alcançados, o pivô estabeleceu a maior eficiência desta edição da competição, com 46 registrados no quesito.

Chamando a responsa

Vivendo uma sequência complicada na temporada, o Joinville, porém, vem contando muito com o talento de Deonta Stocks. Em seu primeiro NBB CAIXA, o norte-americano lidera a equipe catarinense em pontos (14,6 PPJ), assistências (4,5 APJ) e eficiência (12,8 EPJ), além de ser o principal ladrão de bola de toda competição (3,4 BRJ). Nos últimos seis jogos, o camisa 1 anotou ao menos 10 pontos. Neste período, ele teve médias de 16,2 pontos, 5,8 rebotes e 6,2 assistências.

Recordes não faltam

O duelo entre Bauru e Pinheiros contará com um grande número de ‘carrascos’ aos seus rivais. Pelo lado do Dragão, Duda Machado, no NBB CAIXA 12/13, quando atuava pelo Flamengo, anotou 36 pontos, enquanto Kendall Anthony, quando estava no Macaé, na edição passada, fez 35 pontos, porém ambos não evitaram a derrota de seu time.

Após quase 20 dias ausente, Alex voltou com tudo, registrando 10 pontos e oito assistências, na vitória bauruense sobre a LSB (Victor Lira/Bauru Basket)

Em grande forma

Depois de perder quase 20 dias devido à um quadro de colite, Alex Garcia voltou a atuar na última quarta (28) e foi mais uma vez fundamental para vitória bauruense, por 95 a 73, contra a LSB/Uniso. Em pouco mais de 28 minutos de atuação, o ala bauruense anotou 10 pontos, pegou quatro rebotes e distribuiu oito assistências. O camisa 10 ainda aparece entre os jogadores mais eficientes desta temporada. Com média de 18,4 de eficiência por partida, o ‘Brabo’ está abaixo apenas de David Jackson na estatística, que tem média de 19,1.

Voando baixo

A partida entre Bauru e Pinheiros ainda marcará o encontro de dois dos jogadores mais quentes do momento no NBB CAIXA. Com 11 partidas consecutivas pela competição anotando 10 ou mais pontos, Rafael Hettsheimeir tem média de 17,0 pontos e 5,5 rebotes. Do outro lado, Desmond Holloway vive uma sequência um pouco menor, de seis jogos com pelo menos dois dígitos de pontuação. No período, o norte-americano acumula médias de 19,8 pontos, 5,7 rebotes e 3,3 assistências.

 

Em sua terceira temporada no Brasil, Bennett atingirá a marca histórica de 100 partidas pelo NBB CAIXA, nesta sexta (Ricardo Bufolin/ECP)

Tá em casa!

Poucos estrangeiros se adaptaram tão bem ao Brasil quanto Corderro Bennett. Hoje, um dos nomes mais importantes do elenco pinheirense, o norte-americano faz sua terceira temporada no NBB CAIXA. Nesta sexta, contra o Bauru, o camisa 3 do Pinheiros atingirá uma marca pessoal muito importante, chegando a sua 100ª partida pela competição.

Velhos conhecidos

Duas das quatro partidas desta sexta terão reencontros marcantes de atletas que hoje atual por um time, mas já vestiram o uniforme do rival. No duelo entre Bauru e Pinheiros, este representante é Renan Lenz, que atuou por duas temporadas pelo Pinheiros. Todos os outros casos virão do confronto entre Joinville e Basquete Cearense. Se a equipe catarinense tem em seu elenco Tiagão, que jogou por três temporadas no time nordestino, o Carcará conta com o técnico Alberto Bial, que comandou a antiga equipe da cidade nas três primeiras edições da competição, e Paulinho Boracini, que atuou pelo time no NBB CAIXA 10/11.

Marcante

Um dos grandes destaques deste NBB CAIXA, Cauê Borges teve grande atuação, quebrou recorde individual, mas não conseguiu evitar a derrota para o Vitória, por 70 a 69, no primeiro turno. Em 30 minutos de atuação, o ala/armador fez 12 pontos, pegou seis rebotes e distribuiu oito assistências, sua melhor marca individual pela competição.

Com 15 pontos e 13 rebotes, Shaw liderou o triunfo baiano sobre o Joinville, registrando seu recorde de eficiência, com 27 (Leonardo Julio/AABJ)

C’mon, Shaw!

Em sua primeira temporada no Brasil, Matt Shaw oscila entre altos e baixos, mas vem sendo muito importante para o rubro-negro baiano, principalmente nos últimos jogos. No triunfo contra o Joinville, por 68 a 52, na última quarta (28), o norte-americano fez sua melhor atuação no basquete brasileiro. Com 15 pontos anotados e 13 sobras alcançadas, o ala/pivô registrou seus novos recordes pessoais  em rebotes  e eficiência, com 27.

A fase é boa

Quem também vem brilhando nos últimos jogos é Arthur Belchor, que teve grande performance no importante resultado positivo sobre o Mogi recentemente, por 77 a 72, com 21 pontos anotados e cinco rebotes alcançados. Em suas oito últimas atuações pelo NBB CAIXA, o experiente ala tem grandes médias. Ao todo, são 14,6 pontos e 4,8 rebotes para ele no período.