#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Vasco x Mogi

17-11-2017 | 06:05
Por Liga Nacional de Basquete

Duelo de recordistas, volta de Tyrone e reencontro com carrasco; confira os #10Fatos que marcarão o confronto entre Vasco e Mogi deste sábado, ao vivo na Band

Rivais desde a temporada passada, quando a equipe carioca entrou no NBB CAIXA, Vasco da Gama e Mogi das Cruzes/Helbor já acumulam histórias que se entrelaçarão na tarde deste sábado (18). Às 14 horas (de Brasília), os dois times vão a quadra de São Januário buscando apenas a vitória, em mais uma transmissão ao vivo da Band.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Duelo entre o cestinha e o principal passador da história da competição, a estreia de Tyrone no NBB CAIXA 17/18 e o reencontro do Mogi com um de seus carrascos na temporada passada são só alguns dos #10Fatos que marcarão este confronto. Confira:

Cestinha e principal passador da história do NBB CAIXA, Shamell e Fúlvio ficarão frente a frente dentro de quadra neste sábado (Caio Casagrande/LNB)

Recordistas à prova

Dois dos nomes mais emblemáticos da história do NBB CAIXA estarão frente a frente neste sábado. Líder de assistências de todos os tempos da competição, com 1.719 passes que se transformaram em cestas, Fúlvio estará de um lado da quadra, pelo Vasco, enquanto o principal cestinha do campeonato, com 6.119 pontos anotados, Shamell ficará do outro, representando o Mogi.

Recorde também é com ele

Apesar de não liderar em nenhum dos dois aspectos o NBB CAIXA, Guilherme Giovannoni possui uma combinação de números única em toda história da competição. Na segunda partida desta temporada, diante do EC Pinheiros, o ala/pivô vascaíno se transformou no primeiro atleta a alcançar 5000 pontos e 2000 rebotes no campeonato. Atualmente são 5097 pontos e 2008 rebotes para o camisa 12 cruzmaltino.

Valendo a invencibilidade

Com triunfos sobre Solar Cearense e Universo/Vitória, o Mogi é uma das quatro equipes ainda invictas no NBB CAIXA 17/18. Além do time paulista, o Pinheiros tem duas vitórias em dois jogos, enquanto Joinville/AABJ e Banrisul/Caxias do Sul tem um resultado positivo em uma partida realizada.

Após iniciar NBB CAIXA 17/18 com duas derrotas, Vasco superou a Liga Sorocabana e conquistou primeira vitória (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Sai, zica!

Se o Mogi já acumula duas vitórias na temporada, a primeira do Vasco veio na última quinta-feira (16), diante da LSB/Uniso. Após um grande primeiro quarto, em que abriu 17 pontos de vantagem (23 a 6), o cruzmaltino conseguiu segurar a reação da equipe sorocabana e administrou a partida para chegar ao seu primeiro resultado positivo no NBB CAIXA 17/18.

Welcome back

Atleta do Mogi desde o NBB CAIXA 14/15, Tyrone está a postos para mais uma temporada. Suspenso das duas primeiras partidas desta edição, por episódio da temporada passada, o ala/pivô do time paulista fará sua estreia na competição neste sábado.

Uma para cada lado

Rivais desde a edição passada, quando o cruzmaltino fez sua primeira temporada no NBB CAIXA, as duas equipes já se enfrentaram duas vezes pela competição, ambas pela fase de classificação, com uma vitória para cada lado. No primeiro duelo, o Vasco passou por cima do rival dentro de casa, por 94 a 70. Já no segundo turno, triunfo mogiano, por 80 a 73, no Hugão.

Shamell x DJ

Muitos estrangeiros passam pelo basquete brasileiro, mas poucos são capazes de marcar história. David Jackson e Shamell, estes sem dúvidas serão dois nomes lembrados pelo brasileiro fã da bola laranja por muitos anos. Enquanto o camisa 32 vascaíno tem o Prêmio de MVP do NBB CAIXA 13/14 no currículo, o número 24 mogiano tem três MVP’s do Jogo das Estrelas (09, 16 e 17) e é o maior pontuador da história da competição.

Dono de 15 pontos, sendo nove no último quarto, Hayes foi carrasco mogiano no Jogo 5 da série quartas de final do NBB CAIXA 16/17 (Raul Spinassé/LNB)

Carrasco indigesto

Atleta do Universo/Vitória na última temporada, Chris Hayes, agora no Vasco, foi um dos grandes carrascos mogianos nos playoffs do NBB CAIXA 16/17. Rival do time paulista na fase quartas de final, o ala/pivô norte-americano traumatizou a torcida que compareceu ao Hugão para o quinto e decisivo jogo da série. Com direito a nove de seus 15 pontos no último quarto, Hayes foi um dos destaques do triunfo rubro-negro, por 95 a 85, que colocou um ponto final na temporada do Mogi.

Lei do ex?

Jogador do Mogi no NBB CAIXA 15/16, Lucas Mariano se reencontrará mais uma vez com seu ex-time. Na temporada passada, atuando pelo Brasília, o pivô teve grande atuação no primeiro duelo contra sua ex-equipe, com 20 pontos, na vitória da equipe candanga, por 86 a 75. Porém, no segundo turno, derrota dura dentro do Hugão, por 84 a 58, com apenas seis pontos de Lucas.

Duelo atlético

Atletas de características muito parecidas, principalmente em relação ao atleticismo e a boa defesa, Gui Deodato e Jimmy deverão fazer grande duelo neste sábado. Pelo Mogi, o Melhor Defensor do NBB CAIXA 16/17. Do lado vascaíno, um dos defensores de perímetro de maior impacto nas últimas temporadas, seja pelo Sendi/Bauru Basket ou pelo Rio Claro.