#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Vitória x Pinheiros

17-01-2018 | 05:43
Por Liga Nacional de Basquete

Carrasco do primeiro turno, destaques individuais e números coletivos; confira os 10 principais fatos da partida entre Vitória e Pinheiros nesta quinta

Após um jogo pra lá de equilibrado neste primeiro turno, Universo/Vitória e EC Pinheiros ficarão frente a frente pela segunda vez nesta temporada, nesta quinta-feira (17/01), às 20 horas (de Brasília), em Cajazeiras, com transmissão ao vivo via Facebook. Com isso, reunimos os 10 principais fatos deste confronto. Confira:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Com bola de 3 pontos de Ansaloni nos segundos finais, Pinheiros bateu Vitória, por 80 a 77, no primeiro turno (Ricardo Bufolin/ECP)

Carrasco recente

O confronto desta quinta abrirá o segundo turno para os dois times. O primeiro jogo entre ambos nesta fase de classificação jamais será esquecido por Ansaloni. Com o placar empatado em 77 a 77 até os segundos finais, o pivô pinheirense recebeu passe e converteu bola 3 pontos decisivo, dando o triunfo ao time da capital paulista, por 80 a 77.

Vantagem pinheirense

Até hoje, as duas equipes se enfrentam cinco vezes pelo NBB CAIXA, todas válidas pela fase de classificação, e o Pinheiros tem boa vantagem. Ao todo, são quatro resultados positivos para a os pinheirenses, contra apenas um do time baiano. O único triunfo rubro-negro neste confronto direto aconteceu na estreia de ambos na última temporada, por 79 a 75, em plena capital paulista.

Buscando estabilidade

Após fazer um grande início de temporada e liderar o NBB CAIXA durante algum tempo, o Pinheiros vive momento delicado. Em seus últimos cinco jogos, o time da capital paulista foi derrotado em quatro, Mogi das Cruzes/Helbor (73 a 66), Sesi/Franca Basquete (90 a 77), Flamengo (72 a 68) e Minas Tênis Clube (80 a 75). A única vitória foi diante da LSB/Uniso, por 77 a 75, no dia 22 de dezembro do ano passado.

Apesar do mau momento pinheirense, Bennett vem se destacando recentemente, com média de 17,7 pontos nos últimos seis jogos (Ricardo Bufolin/ECP)

Chamando a responsabilidade

No mau momento vivido pelo Pinheiros, um atleta cresceu muito de produção e vem tentando de tudo para colocar a equipe de volta no rumo das vitórias. Nas últimas seis partidas, o armador Corderro Bennett tem média de quase 34 minutos e 17,7 pontos. Com o ótimo aproveitamento que já é tradicional para ele, o norte-americano é o vice-líder do NBB CAIXA 17/18 no quesito entre jogadores com pelo menos 50 arremessos de quadra, com 59,3% de sucesso nos pontos que tenta, abaixo apenas de Du Sommer (62,7%).

Velhos conhecidos

Hoje vestindo o uniforme rubro-negro, tanto André Góes quanto Douglas Kurtz já defenderam o rival desta quinta por uma temporada. Enquanto o experiente ala/armador atuou pelo Pinheiros no NBB CAIXA 10/11, o pivô chegou ao time quatro temporadas depois, para o NBB CAIXA 14/15.

Tabu encerrado

Até a última terça (16), o Vitória era um dos dois únicos mandantes invictos no NBB CAIXA 17/18, ao lado do Flamengo. Em confronto contra o próprio rubro-negro carioca, a equipe baiana acabou vendo a sequência de seis consecutivas dentro de casa acabar. Em duelo muito apertado, os comandados de Régis Marrelli não conseguiram manter o mesmo ritmo do rival nos minutos finais e acabaram perdendo a invencibilidade em Cajazeiras, por 76 a 68.

Com pelo menos uma bola de 3 convertida e 16,0 pontos de média nos últimos nove jogos, Nick Okorie vem sendo um dos principais nomes do rubro-negro (Ricardo Bufolin/ECP)

On fire

Em sua primeira temporada no basquetebol brasileiro, Nick Okorie vem mostrando todo seu talento. Contratado pelo Vitória para esta temporada, o norte-americano vem brilhando recentemente. Nos últimos nove jogos, o camisa 2 rubro-negro tem média de 16,0 pontos e pelo uma bola de 3 pontos convertida em cada.

 

 

 

De longa data

Companheiros durante três temporadas, pela LSB//Uniso (12/13) e Paulistano/Corpore (13/14 e 14/15), Kenny Dawkins e Desmond Holloway se tornaram adversários a partir do NBB CAIXA 15/16, quando o atual MVP da competição foi para o Pinheiros. De lá pra cá, os dois já se enfrentaram cinco vezes pelo campeonato. Com três vitórias, contra duas do compatriota, Dawkins leva a melhor nos resultados. Porém, Holloway tem a excelente média de 20,8 pontos e 7,0 rebotes nos confrontos contra o ex-companheiro, que não fica abaixo com 17,0 pontos e 6,2 assistências de média.

Força interna

Concentrando a produção ofensiva principalmente no garrafão, os dois times lideram o NBB CAIXA 17/18 no quesito arremessos de 2 pontos. Enquanto o Pinheiros tem média de 40,93 tentativas de dentro do perímetro por jogo, o Vitória vem logo atrás, com 40,43.

Lado a lado

Assim como na questão dos arremessos de 2 pontos, os times também tem outras estatísticas parecidas nesta temporada. Ambos estão entre os cinco times mais reboteiros e ladrões de bola desta edição. Enquanto o Pinheiros é o vice-líder em rebotes (40,1 de média) e o quinto em roubos (7,7 de média), o Vitória é o quinto nos rebotes (38,9 de média) e quarto nas recuperações de bola (7,9 de média).