#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Vitória x Solar

26-12-2017 | 09:58
Por Liga Nacional de Basquete

Clássico nordestino, equilíbrio histórico e destaques individuais; confira os 10 fatos da partida desta quarta, entre Vitória e Basquete Cearense

Únicos representantes da Região Nordeste no NBB CAIXA, Universo/Vitória e Solar Cearense ficarão frente a frente nesta quarta-feira (27/12), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA), com transmissão ao vivo do SporTV 2. Com isso, separamos os 10 principais fatos que marcarão este jogão, confira:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Únicos representantes da Região Nordeste no NBB CAIXA, Vitória e Basquete Cearense apresentam equilíbrio máximo em confrontos diretos (Jéssica Santana/Universo-Vitória)

Clássico nordestino

Em toda a história da competição, Vitória e Basquete Cearense são as únicas equipes à  representar a Região Nordeste do Brasil no NBB CAIXA. Enquanto a equipe baiana chegou à competição na edição 15/16, após a saída do Uberlândia, o Carcará está no NBB CAIXA desde a temporada 12/13.

Equilíbrio máximo

Nestas duas temporadas como rivais, as duas equipes se enfrentaram quatro vezes, todas válidas pela fase de classificação, e o equilíbrio é extremo. Nos dois primeiros embates, válidos pelo NBB CAIXA 15/16, vitória do Basquete Cearense. Já na edição passada, dois triunfos para o rubro-negro baiano. Desempatando o confronto direto nesta quarta, quem levará a melhor?

Em alta

Atual medalha de bronze do NBB CAIXA, o Vitória passou por altos e baixos neste início de temporada. Após perder para o EC Pinheiros, com uma cesta decisiva nos segundos finais, o rubro-negro baiano conquistou dois resultados positivos na última semana, contra Joinville (88 a 68) e Caxias (70 a 69), e chega motivado para o confronto desta quarta.

Em atuação explosiva contra o Joinville, Leozão estabeleceu três rec0rdes individuais nesta temporada e pessoais na carreira dentro do NBB CAIXA (Stephen Eilert/Solar Cearense)

Haja recorde

Em sua última atuação, o Basquete Cearense precisou contar com Léo Waszkiewicz inspirado para bater o Joinville/AABJ. Na partida, o pivô estabeleceu nada mais nada menos do que três novas marcas individuais nesta edição e três recordes pessoais em todas história do NBB CAIXA. Ao todo, foram 32 pontos (com 13/13 nos arremessos de quadra), 16 rebotes e 46 de eficiência para o camisa 23.

Pivôs dominando

Além de Leozão, outro pivô do Carcará brilhou recentemente. Apesar de não estabelecer nenhum recorde pessoal ou da edição na partida, Bruno Fiorotto teve uma de suas melhores atuações individuais em muito tempo na competição, com 22 pontos e 12 rebotes, mas não evitou a derrota para o Banrisul/Caxias do Sul, por 76 a 67.

Confronto direto

Colados na tabela de classificação, a partida desta quarta é um confronto direto para os dois times. Com cinco triunfos e quatro derrotas até o momento, o Vitória é o sétimo colocado do NBB CAIXA 17/18, seguido de perto pelo Basquete Cearense, que está na décima posição, com quatro resultados positivos e cinco negativos. Em caso de triunfo do Carcará nesta quarta, as duas equipes terão campanhas idênticas ao final da rodada.

+Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 17/18

Velhos conhecidos

Hoje peças importantíssimas do elenco rubro-negro, André Góes e Edu Mariano já defenderam o Basquete Cearense. Enquanto Edu atuou no Carcará na edição de estreia da equipe no NBB CAIXA (12/13), André Góes jogou as duas primeiras temporadas do Basquete Cearense na elite do basquetebol nacional (12/13 e 13/14).

Contratação para esta temporada, Okorie faz grande início de NBB CAIXA e é o cestinha rubro-negro (Ricardo Bufolin/ECP)

Double trouble

Com três norte-americanos em seu elenco, o Vitória vem contando com colaboração especial, principalmente, de dois, que são os cestinhas da equipe na temporada. Em seu segundo ano com o time baiano, Kenny Dawkins segue como um dos pilares da equipe, com médias de 13,1 pontos, 4,0 rebotes e 4,7 assistências por partida. Já seu compatriota, Nick Okorie, contratado para esta temporada, é o principal pontuador rubro-negro neste NBB CAIXA, com média de 14,4 pontos.

 

Quase lá

Presente em nove das dez temporadas do NBB CAIXA, André Góes está próximo de alcançar uma marca significativa dentro da competição. Com 2489 pontos anotados, o ala/armador rubro-negro está a 11 tentos de chegar a marca de 2500 pontos na competição, feito realizado apenas por Murilo (4506 pontos), Arthur (3865 pontos) e Dawkins (3217 pontos) na equipe baiana.

Causou

Fazendo um bom início de temporada neste ano, como terceiro principal pontuador do Vitória, Kurtz fez uma de suas melhores atuações individuais dentro do NBB CAIXA justamente contra o Basquete Cearense. Na edição 14/15, quando defendia o Pinheiros, o pivô converteu 13 bolas de 2 pontos e anotou 28 pontos no triufo de sua equipe sobre o Carcará, por 97 a 81, registrando suas melhores marcas individuais na competição nos dois quesitos.