#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Com a mão direita

25-11-2017 | 12:57
Por Liga Nacional de Basquete

Na estreia do técnico Petrovic, Seleção Brasileira domina Chile e abre Eliminatórias com vitória fora de casa; Yago e Lucas Dias são titulares

Uma nova era começou para a Seleção Brasileira na noite desta sexta-feira (25/11). E com a mão direita. Na estreia do técnico croata Aleksandar Petrovic, a equipe verde-amarela dominou o Chile e estreou nas Eliminatórias para a Copa do Mundo com vitória, por 86 a 73, em partida realizada em Osorno (CHI).

Novo desafio: Grande novidade da FIBA para esta temporada, as Eliminatórias se estenderão até o início de 2019 e as Américas possuem sete vagas na Copa do Mundo da China. Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B ao lado de Chile, Venezuela e Colômbia e os três primeiros da chave se classificam para a próxima etapa.

Agora é em casa! A próxima partida do Brasil será já nesta segunda-feira (27/11), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, contra a Venezuela. A bola subirá às 20 horas e o Esporte Interativo transmite ao vivo.

+Compre seu ingresso para Brasil x Venezuela na Arena Carioca 1

Estreia do comandante: Contratado em outubro, o croata Aleksandar Petrovic fez sua estreia como técnico da Seleção Brasileira. Em seu último trabalho, o treinador de 58 anos comandou a forte seleção de seu país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Yago e LucasDias  titulares: Logo em sua primeira partida, Petrovic promoveu a entrada dos dois garotos do Paulistano/Corpore como titulares, ao lado de Benite, Alex e Varejão. E o resultado foi satisfatório. Yago teve dez pontos, seis assistências e três roubadas de bolas, enquanto Lucas somou 11 pontos e sete rebotes. Os dois são os mais jovens do grupo com 18 e 22 anos, respectivamente.

Fala aí: “No começo eu estava bem nervoso, mas tinha a confiança do técnico e sabia o que tinha que fazer. Ele me coloco como titular e isso foi uma surpresa para mim, realmente não esperava, mas sempre procuro estar preparado e acho que no decorrer do jogo as coisas foram fluindo. Foi uma sensação diferente, acho que a melhor que senti na minha vida. Minha pontuação foi consequência do que o jogo foi pedindo”, disse Yago, que fez sua estreia pela Seleção adulta.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Brasil e Venezuela

Correria neles! Com seu estilo agressivo, Yago acelerou o jogo enquanto esteve em quadra e o Brasil marcou 21 pontos em contra-ataques. O garoto foi o segundo atleta que mais ficou em quadra, com pouco mais de 24 minutos, atrás apenas de Alex, que atuou por 25 minutos.

Dose de experiência: Mais experientes do elenco verde-amarelo, Alex Garcia e Anderson Varejão tiveram boas atuações. O ala do Sendi/Bauru Basket foi o cestinha da equipe, com 14 pontos, enquanto que o pivô contribuiu com 11 pontos e nove rebotes em seu retorno às quadras – o jogador não atuava desde fevereiro.

Fala aí: “Foi um jogo que ao meu ver não precisava de tanta tática, deveria ter sido mais solto, para nós aproveitarmos e corrermos bastante, mas lógico que pelo técnico e por suas táticas novas tentamos fazer um pouco tudo que ele pediu isso acabou prendendo um pouco demais o jogo, uma coisa que não precisaria, mas tem que ser assim. Foi um jogo duro, mas quando tivemos a bola nas mãos conseguimos jogar mais soltos, sem muita tática e abrimos vantagem que levamos até o final”, disse Alex.

Boa Reestreia: Agora no Bilbao Basket (ESP), o armador Ricardo Fischer voltou a atuar com a camisa da Seleçaão Brasileira e somo três pontos, sete rebotes e seis asistências. A última vez do ex-jogador de Bauru e Flamengo com a amarelinha tinha sido nos Jogos Pan-Americanos de 2015.

Contribuições importantes: Vindos do banco de reservas, Léo Meindl e Lucas Mariano foram importantes na vitória brasileira. O ala do Sesi/Franca Basquete marcou 11 pontos, enquanto que o pivô do Vasco da Gama anotou oito. Somados, os dois atletas revelados por Franca tiveram sete arremessos de quadra convertidos em 12 tentativas.

Só baixou no fim: Depois de fechar o primeiro tempo com nove pontos de frente, o Brasil cresceu de produção no terceiro quarto e rapidamente estabeleceu a diferença em dois dígitos. No período final, a vantagem verde-amarela chegou a 21 pontos (70 a 49) e os chilenos diminuíram apenas nos instantes finais da partida.

Fala aí: “Não gostei dos últimos sete, oito minutos, quando não respeitamos nós mesmos, não respeitamos o público e nosso adversário. Podíamos ter terminado o jogo com uma diferença ainda maior, mas perdemos a concentração e deixamos que os jogadores do Chile e o público se entusiasmassem. Mas por se tratar de uma estreia o mais importante foi que ganhamos”, disse Petrovic.

“Com apenas três dias e meio de trabalho era complicado jogar muito melhor do que isso, mas temos que jogar bem pelo menos mais 15 minutos para vencermos a partida contra a Venezuela. O Chile mostrou que está muito bem treinado e tem muitos bons arremessadores, que se aproveitaram da falta de concentração de alguns jogadores de Brasil. Quando estávamos vencendo por 21 troquei praticamente toda a equipe, perdemos a concentração e deixamos a diferença diminuir”, completou o treinador.