#JOGAJUNTO

NBB Caixa

ingredientesde MIN x FRA

15-02-2019 | 05:14
Por Liga Nacional de Basquete

No reencontro de Leandrinho com sua ex-equipe, Minas e Franca duelam neste sábado, ao vivo na tela da Band; confira 3 motivos para não perder esse confronto

A bola vai subir pelo NBB CAIXA. Neste sábado (16/02), Life Fitness/Minas e Sesi Franca Basquete se enfrentam em um duelo que promete pegar fogo.

A partida acontecerá na casa do Minas, a Arena Minas Tênis Clube, às 14 horas e contará com a transmissão ao vivo da Band.

Na atual temporada, as duas equipes vêm bem e lutam na parte de cima da tabela. Enquanto o Franca, com campanha de 16 vitórias em 19 jogos – 84,2% de aproveitamento -, está na segunda colocação, o Minas ocupa o sexto lugar na tabela de classificação, com dez vitórias em 21 oportunidades – 47,6% de aproveitamento.

+ Tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019 

Para entrarmos no clima do confronto listamos 3 motivos para você não perder esse duelo que promete ser emocionante. Confira:

Leandrinho x Lucas Dias

O duelo deste sábado marcará o encontro entre dois jogadores que vivem grande fase. Pelo time da casa, o ala Leandrinho Barbosa, já pela equipe francana, o ala/pivô Lucas Dias.

Depois de ficar um tempo afastado devido a uma forte virose, o experiente Leandrinho Barbosa retornou em grande estilo na última semana, na vitória sobre o Vasco da Gama, por 92 a 81, com 21 pontos.

O campeão da NBA ainda participou do Jogo das Estrelas 2019, no triunfo arrasador do NBB Brasil sobre o NBB Mundo, por 144 a 92. Na partida, Leandrinho contribuiu com dez pontos, cinco assistências e diversas jogadas de efeito.

Nesta quinta-feira, o ala do Minas fez sua estreia diante dos torcedores na Arena MTC, na vitória sobre o Sendi/Bauru Basket, por 93 a 89. Cestinha do time minastenista com 24 pontos, o jogador demonstrou em quadra que está voltando a atuar em altíssimo nível e deixou a torcida mineira animada com o futuro da equipe no campeonato.

+Estatísticas do Leandrinho no NBB CAIXA

Leandrinho, do Minas, e Gustavo, do Bauru (Orlando Bento/MTC)

Contra o Franca, Leandrinho reencontrará a equipe que defendeu na última temporada. Com expectativa de ginásio lotado, o jogador espera uma partida complicada, igual ao último duelo, contra o Bauru.

“Espero um confronto igual ao que foi o do Bauru. Será um jogo duro, pesado. Esperamos que a Arena esteja cheia, temos tudo para fazer um grande trabalho. É lógico que eu tenho um carinho muito grande por Franca, mas eu quero a vitória. A minha casa agora é o Minas Tênis Clube”, afirmou o camisa 91 do Minas.

Do outro lado, o ala/pivô Lucas Dias vive uma grande fase. Na atual temporada, o jogador atingiu, até agora, suas melhores médias na carreira em pontos (16,1) e eficiência (16,5).

No último final de semana, o atleta da Seleção Brasileira teve uma grande participação no Jogo das Estrelas. Com a saída dos atletas do Flamengo do evento, devido ao incidente no CT da equipe, Lucas Dias substituiu Olivinha no Desafio de Habilidades Supergasbras de última hora e conquistou o título da competição em frente à torcida francana.

+Estatísticas completas de Lucas Dias no NBB CAIXA

Comemoração Lucas Dias, campeão do Desafio de Habilidades Supergasbras (Fotojump/LNB)

Já no confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo, Lucas Dias teve boa atuação e foi um dos destaques, com 23 pontos, no triunfo brasileiro sobre os estrangeiros do NBB CAIXA.

Equipes embaladas

Um ponto em comum entre Minas e Franca nesse duelo é de que ambos os clubes estão embalados na atual edição do NBB CAIXA.

O Minas está em ótima fase e em seus últimos cinco compromissos pelo NBB CAIXA, a equipe comandada por Flávio Espiga saiu com a vitória de quadra em quatro oportunidades.

Flávio Espiga emplacou no Minas uma boa sequência de resultados nos últimos jogos (Stephan Eilert/Basquete Cearense)

Já o Franca, vice-líder da competição, também detém o mesmo retrospecto do time mineiro, com quatro vitórias nos últimos cinco jogos.

Histórico favorável para os francanos

No confronto direto entre Minas e Franca a vantagem é amplamente favorável para os francanos, com 16 vitórias em 21 partidas contra os minastenistas.

Na última temporada, por exemplo, o time francano fez valer o favoritismo e venceu no primeiro turno e no returno a equipe mineira (75 x 55 e 65 x 84).

Na última temporada, o Franca venceu a equipe mineira nas duas partidas da fase de classificação do NBB CAIXA (Newton Nogueira/Divulgação)

Já no primeiro duelo entre as equipes nesta temporada, a equipe comandada por Helinho Garcia venceu novamente, por 83 a 66, e colocou mais uma vitória na conta do retrospecto frente ao Minas.

 

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.