#JOGAJUNTO

NBB Caixa

4 motivospara não perderCOR X UBR

29-03-2019 | 08:03
Por Liga Nacional de Basquete

Pode acreditar: essa série tem muita história envolvida. Veja porque você não pode perder Corinthians x Brasília, que começa neste sábado, ao vivo na Band

Os playoffs do NBB CAIXA 2018/2019 serão abertos com uma série para lá de especial: Corinthians (7º) e Universo/Brasília (10º). O confronto de oitavas de final terá início neste sábado (30/03), no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.

Mas, pera aí… Por que essa série é especial? Mesmo sendo um playoff inédito entre os dois, tem muita história envolvida entre os atletas e técnicos dos times? Se liga:

+Confira como ficaram os playoffs do NBB CAIXA 2018/2019

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Duelo de cestinhas! 🏀👀 . Agora é pra valer. Se liga no duelo que abre os #PlayoffsNBB! 🔥 . #VcNuncaViuNadaIgual

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

Encontro de tricampeões

A história do basquete de Brasília se confunde com a de três dos atletas que estarão em quadra na série: Guilherme Giovannoni (Corinthians), e Nezinho e Arthur (Brasília).

Juntos, eles foram tricampeões do NBB CAIXA e conquistaram um título da Liga Sul-Americana em 2015 pelo time candango. Com isso, o quarteto ajudou a fazer da equipe uma potência do basquete brasileiro na época.

Além deles, o treinador Bruno Savignani, do Corinthians, também fez parte do elenco do Brasília campeão do NBB CAIXA 2010/2011, como jogador, e depois como assistente técnico por mais quatro anos na equipe do Distrito Federal. Ele ainda foi o comandante principal da equipe por duas edições do campeonato (2015/2016 e 2016/2017).

O trio venceu três edições do NBB CAIXA com o Brasília (Brito Júnior/Divulgação)

“Joguei ao lado dos dois (Giovannoni e Bruno Savignani) e fomos tricampeões do próprio NBB CAIXA. Já trabalhei com o Bruno como assistente também aqui. Enfim, será muito bom reencontrá-los, como foi na fase de classificação. Mas a gente sabe que o Corinthians possui uma grande equipe, não só os dois, então será muito equilibrado e espero que Brasília passe”, afirmou o armador Nezinho.

+Os recordistas da história dos playoffs do NBB CAIXA

Giovannoni, por sua vez, foi eleito MVP dos dois últimos títulos do Brasília no NBB CAIXA, nas edições 2010/2011 e 2011/2012. Por lá, ficou por longas oito temporadas do campeonato nacional, disputou um total de 287 partidas e somou médias de 17,6 pontos e 6,9 rebotes.

Agora com a camisa do Corinthians, o jogador enfrentará justamente sua ex-equipe no primeiro playoff do clube alvinegro no NBB CAIXA.

“Brasília é e sempre será especial pra mim. E é claro que não é um jogo qualquer, são muitas lembranças quando entro no Ginásio da Asceb e principalmente quando vejo os amigos que ainda estão lá. É um orgulho danado ter representado por tanto tempo essa cidade”, afirmou o ala/pivô Guilherme Giovannoni.

Zach Graham x Fuller

Um duelo em especial merece toda a atenção durante a série entre Corinthians e Brasília: o dos cestinhas.

De um lado, Kyle “Zoom” Fuller, o cestinha da temporada, com a melhor média de pontos desde a temporada 2010/2011 (21,3 pontos por jogo). Do outro, Zach Graham, que em sua primeira edição de NBB CAIXA conseguiu se tornar o segundo maior pontuador da competição (19,1 pontos por jogo).

+Os 10 maiores cestinhas da história dos playoffs do NBB CAIXA

Os cestinhas do NBB CAIXA: Fuller e Graham farão duelo a parte na série entre Corinthians e Brasília (Rodrigo Coca/Corinthians)

Os dois foram companheiros de time no Jogo das Estrelas 2019 pelo NBB Mundo e com isso criaram até uma relação de amizade. Fuller se mostrou ansioso pelo confronto e confessou que até ligou para Zach Graham antes do duelo dentro de quadra.

“Gosto muito do jogo do Zach. Liguei para ele e falei que estou feliz que poderemos nos enfrentar nos playoffs. Ele é um jogador muito versátil, consegue chutar de longe, infiltrar, é bem alto. Você precisa focar totalmente nele, senão ele vai machucar seu time. Precisamos defender muito bem para conseguir fazer um bom jogo. Gosto de jogar contra ele por ser tão competitivo quanto eu, o que deixa o jogo muito bom. Estou ansioso para o duelo”, afirmou Fuller.

Já Zach seguiu pelo mesmo caminho e também elogiou bastante o jogo de “Zoom” Fuller.

“Zoom é um pontuador nato e muito talentoso. Esse tipo de jogador sempre encontra maneiras variadas de pontuar durante um jogo. Precisamos evitar que ele fique com a bola na mão e dificultar ao máximo as cestas que ele faz. Isso nos ajudará a pará-lo”, avaliou Zach.

Retorno do Brasília aos playoffs

Na história do NBB CAIXA, o Brasília sempre foi visto como uma das principais potências do basquete brasileiro, principalmente pelo bom desempenho nos playoffs. A equipe do Distrito Federal é tricampeã da competição (09/10, 10/11 e 11/12), além de um vice-campeonato (08/09) e uma vez entre os semifinalistas (15/16).

A última participação da equipe nos playoffs foi no NBB CAIXA 2016/2017, em que a equipe terminou a fase de classificação na quarta colocação e conseguiu uma vaga direta nas quartas de final. Mas em uma série muito equilibrada contra o Bauru, o time candango foi derrotado por 3 a 1 e deu adeus à disputa pelo título daquele ano.

Tricampeão com o Brasília, Arthur espera levar a equipe o mais longe que puder (Victor Lira/Bauru Basket)

Fora da última temporada do NBB CAIXA, o Brasília retornou à elite do basquete brasileiro na atual edição do campeonato e conseguiu a classificação para os playoffs nas últimas rodadas, mantendo a escrita de participar da pós-temporada em todas as edições em que disputa.

Um dos pilares da equipe, o experiente ala Arthur esteve presente nas conquistas e agora faz parte do recomeço do Brasília. Ele se mostrou bem feliz com tudo e espera levar a equipe o mais longe que puder.

“Fico muito feliz em fazer parte desse recomeço do time, nasci aqui e conquistei meus maiores títulos em Brasília. A maior parte da minha carreira foi jogando pela cidade, então faremos de tudo para seguir mais longe que pudermos ir para Brasília voltar de vez para elite do basquete brasileiro”, afirmou o experiente ala Arthur.

Primeiro playoff do Corinthians

Em sua primeira temporada na elite do basquete nacional, o Corinthians está dando bons motivos para orgulhar seus torcedores. Depois de conquistar o título da Liga Ouro 2018 e garantir uma vaga na atual edição do NBB CAIXA, o clube do Parque São Jorge se classificou para os playoffs logo em seu ano de estreia.

E essa classificação veio de uma boa maneira. O Timão terminou a primeira fase na sétima colocação, com 12 vitórias em 26 partidas (46,2% de aproveitamento), e, além de garantir a vantagem de jogar duas das três partidas das oitavas de final como mandante, cravou a melhor campanha de um time vindo da Liga Ouro na história.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

A hora é agora! #agoraéplayoffs

Uma publicação compartilhada por Corinthians Basquete (@sccorinthians.basquete) em

“Estamos muito preparados para os playoffs. Estamos jogando nosso melhor basquete agora, o que é muito importante. Nossa expectativa é muito grande, é o nosso primeiro playoff. Todos aqui estão focados e juntos. Queremos muito ganhar e chegar o mais longe possível, então vamos deixar tudo em quadra para isso”, afirmou Kyle Fuller.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.