#JOGAJUNTO

LDB

“Não podíamos perdê-lo”

27-06-2014 | 12:36
Por Liga Nacional de Basquete

Após acompanhar a LDB 2013, diretoria do Toronto Raptors explica os motivos que levaram o jovem Bruno Caboclo à NBA

Capa do site do Toronto Raptors enfatiza a escolha do ala brasileiro (Reprodução Site)

Capa do site do Toronto Raptors enfatiza a escolha do ala brasileiro (Reprodução Site)

Mais de 150 dos melhores prospectos do basquete mundial estavam na mesa e o Toronto Raptors decidiu ficar com o jovem ala do Esporte Clube Pinheiros, Bruno Caboclo, na sua primeira escolha (20ª geral). A decisão da equipe do Canadá foi considerada bastante ousada pelos especialistas já que em nenhuma das mais famosas previsões do Draft deste ano sequer constavam o nome do jogador brasileiro.

A expectativa do Toronto Raptors, na verdade, era de selecionar o armador de Syracuse, Tyler Ennis. Porém, quando o Phoenix Suns ficou com Ennis na 18ª posição, o time do Canadá não teve dúvidas que era hora de chamar Bruno Caboclo.

“Nos encontramos em Houston na semana passada, avaliamos o seu potencial em quadra em três ocasiões e notamos que ele é um daqueles jogadores com um potencial tremendo. Ele é atlético, tem a envergadura do JaValle McGee (um dos maiores pivôs da NBA – 2,30m), então precisávamos selecioná-lo na posição 20, senão iríamos perdê-lo”, comentou o técnico dos Raptors, Dwane Casey.

O técnico dos Raptors comentou sobre a qualidade física e a envergadura de Caboclo (João Pires/LNB)

O técnico dos Raptors comentou sobre a qualidade física e a envergadura de Caboclo (João Pires/LNB)

Na coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira em Toronto, os jornalistas questionaram muito em relação a quanto tempo que o brasileiro estará pronto para entrar em quadra. No entanto, diretoria e comissão técnica confiam que o ala do Pinheiros terá toda a estrutura para conseguir atuar na NBA o mais rápido possível, pois o atleta é um dos mais atléticos da turma de 2014.

“Ele está cru ainda, mas sabemos do potencial dele e o quanto ele gosta de trabalhar duro. Ficamos impressionados com a sua dedicação. Sei que muitos não conheciam o Bruno. Isso me lembra quando selecionamos Rashard Lewis, em Seattle, e ninguém sabia quem ele era. Mas tenham certeza que nossa comissão técnica vai fazer com que ele se desenvolva rápido”, garantiu o treinador.

Depois de se destacar na LDB, Caboclo ganhou mais espaço na equipe adulta e fez bons jogos (João Pires/Divulgação)

Caboclo embarca para o Canadá nesta sexta-feira para definir seu futuro (João Pires/Divulgação)

O Toronto Raptors está de olho no ala brasileiro desde 2013, quando ele conquistou o prêmio de MVP no “Basquete sem Fronteiras”, evento da NBA com a presença dos principais atletas sub-19 da América Latina. Além disso, a franquia do Canadá veio assistir a alguns jogos de Caboclo na LDB, competição organizada pela Liga Nacional de Basquete em parceria com o Ministério do Esporte, e que fez a diferença na hora da escolha.

“Em dezembro, dois dos nossos olheiros foram ao Brasil vê-lo jogar num torneio (LDB) e eles voltaram intrigados com o que viram. Aí eu fui vê-lo e assim que começamos a pensar nele”, afirmou o gerente geral do Toronto Raptors, Masai Ujiri.

Os Raptors ainda não sabem ao certo se Bruno Caboclo já ficará com o time para a temporada 2014/2015 e aguardam a chegada do jogador para definirem seu futuro. A jovem promessa embarca para Toronto nesta sexta-feira com a única certeza de que sua chegada já intriga e aumenta as expectativas da maior liga de basquete do mundo.