#JOGAJUNTO

NBB Caixa

6 motivos para verBauru x Franca

26-10-2018 | 06:06
Por Liga Nacional de Basquete

Rivalidade enorme, histórico de playoffs e reencontros: saiba porque você não deve deixar de assistir a Bauru x Franca, neste sábado, ao vivo na Band

Bauru e Franca se enfrentarão pela 34ª vez na história do NBB CAIXA (Victor Lira/Bauru Basket)

Clássico é clássico. É aquele momento único, gostoso e especial de acompanhar, até mesmo quando não envolve seu time de coração. Pois bem, neste sábado (27/10), uma das maiores rivalidades do basquete brasileiro atual terá mais um capítulo no NBB CAIXA.

Sendi/Bauru Basket e Sesi Franca Basquete, dois gigantes do interior paulista, se enfrentarão no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band, e farão a 34ª edição desse confronto cheio de história no campeonato brasileiro.

É certo que ainda é início de temporada e as equipes disputaram poucos jogos. Porém, o momento atual mostra Bauru e Franca em situações opostas na tabela. A equipe francana contabiliza duas vitórias em três jogos (66,6% de aproveitamento), enquanto o Dragão tem um triunfo em três oportunidades (33,3% de aproveitamento).

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

Quer saber porque o clássico entre Bauru e Franca é tão especial? Dê uma conferida e não deixe de acompanhar a este jogão no sábado.

#1 – Open de playoffs

Bauru e Franca não são rivais somente pelo aspecto territorial. Ao longo dos últimos seis anos, as duas equipes se colocaram em situações de extrema importância e protagonizaram incríveis confrontos de playoffs.

Só no NBB CAIXA, foram três séries de quartas de final nos últimos seis anos. A hegemonia dos mata-matas é do Dragão, que venceu os três confrontos: 2012/2013 (3 a 2), 2014/2015 (3 a 2) e na edição passada, 2017/2018 (3 a 0).

+Histórico geral do confronto Bauru x Franca

E a superioridade bauruense no clássico não se limita apenas aos playoffs. Em toda a história do NBB CAIXA, as equipes se enfrentaram 33 vezes, com 20 triunfos do time da Cidade Sem Limites contra apenas 13 do clube da Capital do Basquete.

#2 – História inversa

Mas não é só no NBB CAIXA que o bicho pega entre Bauru x Franca. No Campeonato Paulista, os dois times já protagonizaram inúmeras séries de playoffs, mas a mais recente aconteceu na edição 2018, há pouco mais de um mês.

Na ocasião, o confronto era válido pela semifinal do Estadual 2018, em uma série melhor de três, com mando de quadra do Bauru. Os francanos levaram a melhor na série por 2 a 1, com direito a vitória no Jogo 3 em pleno Panela de Pressão, por 78 a 65.

 

View this post on Instagram

 

Foto da vitória! 📸 ORGULHO! 💪🏽

A post shared by Franca Basquetebol Clube (@sesifrancabasquete) on

Mais tarde, a equipe do técnico Helinho Garcia enfrentaria o Paulistano/Corpore na grande decisão para dar outro “troco”, tendo em vista que perdeu a final da edição passada do Estadual para o próprio clube alvirrubro.

O Franca venceu a série melhor de três contra o CAP por 2 a 0 e sagrou-se campeão, sendo que a vitória do título aconteceu em pleno Ginásio Antonio Prado Jr, por 77 a 69. A conquista acabou com um jejum de 11 anos do clube sem títulos.

#3 – Leve vantagem

Além das semifinais, Bauru e Franca se enfrentaram outras duas vezes no Campeonato Paulista 2018, ambas vencidas pelo Dragão. Portanto, considerando os cinco duelos entre eles até agora, os bauruenses têm a vantagem, por 3 a 2.

No acumulado dos confrontos, os grandes destaques dos cinco duelos no Paulista foram David Jackson, pelo Franca, com média de 15,6 pontos por jogo, e o ala argentino Enzo Ruiz, do Bauru, com 13,6 pontos por partida.

#4 – Reencontros

O clássico também terá reencontros. Um deles é Jefferson William, um dos grandes nomes do Bauru, que reencontrará o Franca pela primeira vez no NBB CAIXA desde que saiu de lá. Na temporada passada, com a camisa francana, o ala/pivô registrou médias de 11,6 pontos e 4,4 rebotes em 16 partidas.

+Estatísticas completas da carreira de Jefferson William no NBB CAIXA

Jefferson defendeu o Franca na última temporada do NBB CAIXA (Newton Nogueira/Franca Basquete)

Nos duelos entre Bauru e Franca no Campeonato Paulista 2018, Jefferson anotou em média 12,6 pontos contra seu ex-time. Já em sua estreia no NBB CAIXA 2018/2019, na última quinta-feira, o camisa 11 marcou expressivos 19 pontos e oito rebotes.

Quem também fez história com a camisa do time rival foi o pivô Lucas Mariano, do Bauru. Criado nas categorias de base, o gigante do Dragão atuou pela equipe francana por quase dez anos e disputou nada menos que seis temporadas do NBB CAIXA pelo clube – média geral de 10,8 pontos em 143 jogos.

+Estatísticas completas da carreira de Lucas Mariano no NBB CAIXA

Criado em Franca, Lucas Mariano defendeu a equipe da Capital do Basquete por 6 temporadas do NBB CAIXA (Newton Nogueira/Franca Basquete)

Um caso “diferente” de reencontro é o de Lucas Dias, do Franca. Ele é nascido em Bauru (SP), porém, nunca vestiu a camisa do time de sua cidade natal profissionalmente. No entanto, essa será a primeira vez que ele disputará um jogo de NBB CAIXA em solo bauruense vestindo a camisa do arquirrival da cidade, o Franca.

Ao longo de suas sete temporadas no NBB CAIXA, Lucas enfrentou o Bauru 23 vezes, incluindo playoffs e fase de classificação. Foram nove vitórias e 14 derrotas, com média 11,6 pontos e 4,5 rebotes. Qual será sua marca em mais um reencontro com sua cidade natal, desta vez com a camisa francana?

+Estatísticas completas da carreira de Lucas Dias no NBB CAIXA

Bauruense, Lucas Dias tem média de 11,6 pontos contra o time de sua cidade natal no NBB CAIXA (João Neto/LNB)

#5 – Elinho 1.000?

Melhor Armador do último NBB CAIXA, Elinho Corazza, do Franca, está a quatro assistências de completar 1.000 na história da competição.

Caso aconteça, ele se juntará a um seleto grupo de sete atletas com quatro dígitos nas servidas: Fúlvio (1.819), Larry (1.696), Nezinho (1.621), Valtinho (1.549), Alex (1.347), Shamell (1.116) e Marquinhos (1.009).

Podemos dizer que as chances de ele alcançar o feito são grandes, basta seguir algumas médias do atleta: a da carreira no NBB CAIXA (4,2 por jogo) e na atual edição da competição (5,0 por jogo).

 

View this post on Instagram

 

@elinhocorazza ➡ @lucasdiass14 – DUNK! 💥

A post shared by Franca Basquetebol Clube (@sesifrancabasquete) on

Ao longo de sua carreira, Elinho atuou por Paulistano, Mogi das Cruzes/Helbor e Minas Tênis Clube.

#6 – Equipes “on fire”

Outro grande motivo para não perder o clássico entre Bauru e Franca é o momento vivido por ambas as equipes em bolas de 3. Na última quinta-feira, o Dragão bateu o Botafogo, no Ginásio Panela de Pressão, por 82 a 63, com direito a atuação quase perfeita nos tiros longos: 15 acertos em 23 tentativas (65% de aproveitamento).

Um dos grandes chutadores do NBB CAIXA, o ala argentino Enzo Ruiz matou cinco das seis bolas de 3 que tentou (83% de aproveitamento) e totalizou 15 pontos. Jefferson William, que fez seu primeiro jogo na presente edição do campeonato brasileiro contra o Fogão, estreou anotando 19 pontos e oito rebotes.


Já o Franca venceu o Vasco da Gama, também na quinta-feira, por 101 a 75, em noite inspirada de seu ataque, que acertou nada menos que 19 bolas de 3 pontos em 37 tentativas (51% de aproveitamento) e registrou a maior marca de pontos de uma equipe na atual temporada do NBB CAIXA (101).

David Jackson foi responsável por nove bolas de 3 pontos em 11 tentativas (82% de aproveitamento) e totalizou 28 pontos. A marca nos arremessos do perímetro foi a quarta maior da história do NBB CAIXA e o recorde da atual temporada.


O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.