#JOGAJUNTO

9dades!

23-05-2016 | 04:00
Por Liga Nacional de Basquete

Só camisas 9 na disputa pelo prêmio de Destaque Jovem: Deryk, Lucas Dias e Vithor Lersch lutam pelo posto de melhor jogador Sub-22 do NBB CAIXA 2015/2016

Vencedor deste prêmio na última temporada, Deryk está na luta pelo bicampeonato (João Pires/LNB)

Vencedor deste prêmio na última temporada, Deryk está na luta pelo bicampeonato (João Pires/LNB)

Nesta segunda-feira (23/05), a Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou os três indicados ao prêmio de Destaque Jovem do NBB CAIXA 2015/2016 e, curiosamente, todos vestem a camisa 9. Deryk Ramos, do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, Lucas Dias, do EC Pinheiros, e Vithor Lersch, do Mogi das Cruzes/Helbor, foram os mais votados e concorrerão ao posto de melhor jogador Sub-22 da oitava edição do campeonato nacional. O vencedor será conhecido no dia 14/06.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Dono deste troféu na última temporada, Deryk está na luta pelo bicampeonato. Ex-Winner/Limeira, o armador se transferiu para o Brasília e roubou a cena na capital federal. Dono de 20 ou mais pontos em dez jogos na competição, o atleta de 21 anos foi o segundo maior pontuador da equipe candanga, com média de 14,8 pontos por jogo, atrás apenas de Guilherme Giovannoni.

Atuando ao lado de Fúlvio na armação do Brasília, Deryk finalizou sua participação no NBB CAIXA 2015/2016 como o líder em bolas de três pontos convertidas, com 115 no total (2,9 por jogo). O atleta converteu sete arremessos de três em dois jogos diferentes, marca que corresponde ao recorde da temporada, também estabelecido por outros três atletas.

Outro concorrente ao troféu de Destaque Jovem do NBB CAIXA, Lucas Dias viveu uma temporada praticamente perfeita. Depois de liderar o título do Pinheiros na LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), com direito ao prêmio de MVP da Final, o garoto tratou de manter o alto nível também entre os profissionais e teve desempenho brilhante no maior campeonato de basquete do país.

Titular do clube da capital paulista durante toda a temporada, o ala de 2,07m e 20 anos não decepcionou e fechou a competição com sólidas médias de 15,9 pontos e 5,4 rebotes por jogo. No decorrer do campeonato, o camisa 9 pinheirense quebrou seu recorde pessoal de pontos no NBB CAIXA em duas oportunidades, sendo o último deles diante do Paschoalotto/Bauru, no Jogo 4 das Quartas de Final (29 pontos).

Lucas Dias, do Pinheiros

Lucas Dias viveu grande temporada com a camisa do Pinheiros e briga pelo posto de melhor Sub-22 do NBB CAIXA (Ricardo Bufolin/ECP)

Grata surpresa do Mogi nesta temporada, Vithor Lersch também concorre ao prêmio de Destaque Jovem. Após a lesão de Elinho, o garoto de 20 anos ganhou espaço na rotação do técnico Danilo Padovani como reserva de Larry Taylor e teve um desempenho de “gente grande”.

O auge de Lersch no NBB CAIXA 2015/2016 aconteceu no final do mês de fevereiro. Na ocasião, o garoto teve grandes atuações contra Franca (dez pontos, oito rebotes e sete assistências) e contra Bauru, em que registrou seu recorde pessoal de pontos na competição (13). Com muita personalidade, Vithinho teve aproveitamento de 47,8% nos arremessos de três pontos no campeonato.

MG_8624

Lersch teve atuações destacadas com a camisa do Mogi ao longo da temporada (Murilo Amadei/LSB)

O prêmio de Destaque Jovem é dado ao melhor jogador do NBB de até 22 anos – completados no ano de encerramento da temporada. Portanto, para a edição 2015/2016 da maior competição nacional de basquete do país estavam aptos a serem votados atletas nascidos a partir do ano de 1994.

Assim como nas edições anteriores, a LNB realizou uma votação para a nomeação dos vencedores dos troféus de Destaque Jovem, Jogador que Mais Evoluiu, Melhor Defensor, Sexto Homem, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), MVP (Jogador Mais Valioso) e Quinteto Ideal (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô).

A votação contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a oitava edição do NBB CAIXA, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos no dia 14 de junho, na Festa de Premiação do NBB CAIXA, que acontecerá em São Paulo (SP).

Também foram votados para o prêmio de Destaque Jovem do NBB CAIXA 2015/2016: Arthur Pecos (Paulistano/Corpore), Humberto (Pinheiros/SKY) e Léo Demétrio (Decisão Engenharia/Minas)

Confira os vencedores do prêmio de Destaque Jovem na história do NBB:

2014/2015 – Deryk Ramos (Winner/Limeira)
2013/2014 – Henrique Coelho (Minas Tênis Clube)
2012/2013 – Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru)
2011/2012 – Gui Deodato (Paschoalotto/Bauru)
2010/2011 – Vitor Benite (Vivo/Franca)
2009/2010 – Raulzinho (Minas Tênis Clube)