#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Que reforço

23-06-2016 | 06:10
Por Liga Nacional de Basquete

Após temporada histórica no NBB CAIXA, Basquete Cearense anuncia contratação do ala/pivô Luis Gruber, ex-Paulistano; jogador reeditará parceria com Bial

Gruber, do Paulistano, e Audrei, do Basquete Cearense

Gruber (à esq.) reeditará parceria com Bial e Audrei (à dir.) dos tempos de Joinville em 2010/2011 (Ale da Costa/Portrait)

Depois de terminar a fase de classificação no G-4 e ir direto às quartas pela primeira vez na história do NBB CAIXA, o Solar Cearense começou a projetar 2016/2017 e já acertou seu primeiro reforço. Trata-se do ala/pivô Luis Gruber, de 31 anos, que disputou a temporada 2015/2016 pelo Paulistano/Corpore.

Gruber iniciou sua trajetória do NBB CAIXA com a camisa do Joinville, onde trabalhou com o atual técnico da equipe cearense Alberto Bial, na temporada 2010/2011, junto também de seus novos companheiros Audrei e Tiagão.

Nascido em Santa Rosa (RS), o ala/pivô teve como primeiro clube na carreira o Grêmio Náutico União (RS). Depois, fez as malas e se transferiu para a Espanha, onde defendeu cinco equipes diferentes: Alicante, Castellón, Líria, Cáceres e La Palma.

Após sua trajetória em solo espanhol, Luis Gruber voltou ao Brasil para jogar o NBB CAIXA pelo Joinville, com Alberto Bial. Naquele ano, teve média 11,9 pontos e 5,3 rebotes por partida. Depois disso, se transferiu para o Uberlândia e por lá iniciou uma caminhada que durou quatro temporadas, com direito a Final da edição 2012/2013.

Já na última temporada, o jogador foi importante na campanha do Paulistano, que terminou a fase de classificação na vice-liderança e foi direto às quartas de final, na qual acabou eliminado pelo UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, por 3 a 1. No total, obteve médias de 10,6 pontos, 4,3 rebotes e 10,2 de eficiência.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Gruber anotou 20 pontos contra o Flamengo e foi o cestinha do Uberlândia na Final do NBB5 (João Pires/LNB)

Gruber anotou 20 pontos contra o Flamengo e foi o cestinha do Uberlândia na Final do NBB CAIXA 12/13 (João Pires/LNB)