#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Eles ficam!

04-07-2016 | 06:00
Por Liga Nacional de Basquete

Ídolos da torcida rubro-negra, Marcelinho Machado e Olivinha têm contrato renovado e permanecem no Flamengo por mais uma temporada

Tetracampeão consecutivo do NBB CAIXA, o Flamengo anunciou, na tarde desta segunda-feira, suas primeiras permanências para a próxima temporada. Trata-se de Marcelinho Machado e Olivinha, dois ícones do basquete rubro-negro, que tiveram seus vínculos renovados com a equipe por mais uma temporada e se juntarão a Marquinhos, que cumprirá seu segundo ano de contrato.

Maior campeão da história do NBB CAIXA, com cinco títulos, Marcelinho Machado vai para sua décima temporada com o manto do clube da Gávea. Aos 41 anos, o capitão também acumulou um título da Liga Sul-Americana em 2009, um da Liga das Américas (MVP) e um Mundial de Clubes em 2014.

“Estou muito feliz por renovar, por jogar mais um ano pelo Flamengo, meu clube de coração. Vai ser a minha décima temporada na Gávea, é onde eu me sinto em casa, me sinto abraçado pela Nação e quero ajudar o clube a continuar conquistando títulos importantes”, comemorou Marcelinho Machado.

Marcelinho

Aos 41 anos, Marcelinho Machado vai para sua décima temporada com a camisa do Flamengo (João Pires/LNB)

Na esfera NBB CAIXA, o experiente ala é soberano. Com 5046 pontos, é o segundo maior cestinha de todos os tempos do campeonato. O jogador foi o maior pontuador das três primeiras edições da competição, e foi eleito o MVP das duas primeiras, nas quais faturou também o troféu de Melhor Ala.

Marcelinho, que também é líder absoluto em bolas de 3 pontos de todos os tempos do NBB CAIXA, com 849 tiros certos, fez uma temporada 2015/2016 pra lá de expressiva. Sempre vindo do banco, o jogador acumulou média de 11,7 pontos por jogo e foi o segundo cestinha do Flamengo campeonato nacional. No final, faturou o prêmio de Sexto Homem da temporada.

+Quer saber todas as transações oficiais do NBB CAIXA? Confira tudo no Vai e Vem

Na vitória no Jogo 5 das Finais contra o Bauru Basket, por 100 a 66, a estrela do camisa 4 rubro-negro brilhou. Em atuação incrível, Marcelinho finalizou a temporada anotando nada menos que 26 pontos, dez rebotes, seis assistências e 32 de eficiência na partida que decretou o quarto título consecutivo do Flamengo no NBB CAIXA.

Com a camisa da Seleção Brasileira, Marcelo Magalhães Machado disputou nada menos que cinco Copas do Mundo (1998, 2002, 2006, 2010 e 2014) e com isso se tornou um dos jogadores que mais disputou Mundiais na história do basquete. Além disso, esteve presente nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e foi três vezes campeão Pan-Americano (1999, 2003 e 2007).

Olivinha, do Flamengo

Símbolo de raça e dedicação do Flamengo, Olivinha foi o MVP das Finais do último NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Já Olivinha, contratado pelo Flamengo na temporada 2012/2013, se tornou um dos ícones do basquete rubro-negro e conquistou os torcedores com sua raça e carisma. Desde que chegou, o ala/pivô não sabe o que é perder um NBB CAIXA e foi um dos grandes responsáveis pelos quatro títulos que o clube da Gávea faturou nos últimos quatro anos.

No último, alcançado na temporada passada, Olivinha cresceu na hora da decisão, obteve médias de 12,5 pontos e 7,2 rebotes na série melhor de cinco contra o Bauru, com direito a atuação de 22 pontos, nove rebotes e 27 de eficiência no Jogo 5, e foi eleito o MVP das Finais. Na temporada, somou médias de 10,9 pontos e 5,2 rebotes.

Pela Seleção Brasileira, Olivinha conquistou a medalha de bronze no Sul-Americano de 2014 e no último final de semana ficou com a prata na edição 2016 do torneio, disputado na Venezuela. Ainda por cima, o ala/pivô foi campeão dos Jogos Pan-Americano de Toronto em 2015.

“Pra mim é um orgulho enorme e um prazer muito grande poder continuar fazendo história com a camisa do Flamengo. Essa será a minha quinta temporada consecutiva, e a décima segunda no total. A vontade e a gana são as mesmas, como se fosse meu primeiro ano no clube. Espero que essa temporada seja de muito sucesso, da mesma forma que foram as últimas quatro”, finalizou Olivinha.