#JOGAJUNTO

LDB

Hora H

20-11-2015 | 12:52
Por Liga Nacional de Basquete

Com transmissão ao vivo via web, 2ª fase da LDB 2015 começa neste domingo com as partidas do Grupo B; Pinheiros, Franca, Brasília e Rio Claro iniciam disputa

Vai começar a fase semifinal da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015. Depois de 275 partidas realizadas na fase de classificação, os oito melhores times se credenciaram à pós-temporada e agora brigarão pelas quatro almejadas vagas no Final Four. As equipes classificadas foram dividias em dois grupos (B e C), e neste domingo (22/11), a disputa terá início com as partidas da chave B, que acontecerão no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, no EC Pinheiros, em São Paulo (SP).

Neste grupo estão presentes o anfitrião EC Pinheiros, vice-líder da primeira fase, o terceiro colocado Franca Basquete, o sexto UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, e o sétimo Rio Claro Basquete. Já o Grupo C, que terá suas partidas realizadas no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), é composto pelo líder e dono da casa Decisão Engenharia/Minas, pelo quarto colocado Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná, o quinto Winner/Limeira e pelo Sport Club do Recife, dono da oitava posição da primeira fase.

Nos mesmos moldes dos anos anteriores, os dois melhores colocados de cada grupo avançarão ao Final Four, que ainda não tem data e sede definidas. Assim como na última edição, todas as partidas da segunda fase da LDB novamente contará com transmissão ao vivo via WEB de todas as suas partidas através do site da LNB, através do link www.lnb.com.br/tempo-real.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional Sub-22 de clubes organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Georginho, do Pinheiros, e Leandro, do Sport

Assim como na temporada anterior, Pinheiros, do armador Georginho, disputará a 2ª fase da LDB em casa (Luiz Pires/LNB)

Vice-líder da fase de classificação e clube sede do Grupo B, o Pinheiros quer repetir o feito alcançado na edição anterior da LDB e avançar ao Final Four mais uma vez. Dono da campanha de 21 vitórias e duas derrotas, o time da capital paulista conquistou o melhor desempenho de toda sua trajetória na competição nacional Sub-22, que terá os pinheirenses em sua segunda fase pela quarta vez em cinco temporadas.

“Apesar de não termos conseguido nosso objetivo principal, que era ficar em primeiro para poder decidir o Final Four em casa, fizemos uma boa primeira fase. Jogamos somente a última etapa com a equipe completa em todos os jogos. Então por conta disso o mérito dessa boa classificação é muito grande. Mas sabemos que isso ainda não é nada. Temos como objetivo chegar ao Final Four”, comentou o ala/armador Humberto, do Pinheiros.

Um dos motivos do sucesso do Pinheiros na LDB é a grande rodagem que seus jovens atletas tem na categoria adulta. Lucas Dias, Scaglia, Humberto, Georginho, Léo Bispo e Wesley BH fazem parte da equipe principal pinheirense, alguns deles com papéis de destaque, como Lucas Dias, titular do elenco do técnico César Guidetti no NBB.

“Essa rodagem que temos no adulto é muito importante pelo aspecto da confiança. Todo mundo está confiante, pois o sistema de jogo é o mesmo do adulto. O que tiramos dessa experiência na adulto é a confiança que temos que ter para fazemos um bom  papel. Creio que estamos preparados, jogaremos em casa, e se a gente conseguir se impor conseguiremos a classificação”, completou Humberto.

Alexey, do Franca, e Lima, do Sport

Dono de um jogo envolvente, Franca, do armador Alexey, é uma das grandes potências desta edição da LDB (João Pires/LNB)

Com 20 triunfos em 23 partidas, o Franca Basquete terminou a fase de classificação na terceira colocação, melhor campanha da equipe em toda a história da LDB, e voltou a figurar entre os classificados à próxima fase depois de duas edições longe da pós-temporada.

“Nossa expectativa é muito boa. Estamos focados para chegar e jogar jogo a jogo com consistência e regularidade, como fizemos durante toda a fase de classificação, para nos classificarmos para o Final Four”, disse o francano Alexey.

+Clique aqui e confira a classificação completa da primeira fase da LDB 2015

Assim como o Pinheiros, o time da Capital do Basquete também conta com diversos jogadores que integram a equipe adulta, como o ala Antonio Elpídio, titular da equipe no NBB, além do pivô João Pedro, do ala/armador Pedro Mendonça, e o armador Alexey.

“Vamos continuar jogando da mesma forma. É claro que treinamos para chegar melhor para essa fase. Sabemos que teremos que mostrar novas estratégias e demonstrar melhoras no nosso jogo se quisermos brigar pelo título. Mas as nossas características marcantes continuarão sendo a forte defesa e um jogo bastante solidário no ataque”, completou o “cérebro” da equipe dirigida pelo técnico Paulão Berger.

Brasília nunca ficou de fora da segunda fase da LDB na história (João Pires/LNB)

Brasília nunca ficou de fora da segunda fase da LDB na história (João Pires/LNB)

Outra equipe na disputa é o Brasília, sexto colocado na primeira fase, com campanha de 16 resultados positivos e sete reveses. Com mais essa classificação, a equipe do Distrito Federal manteve a escrita de nunca ter ficado de fora da fase seguinte da LDB.

O principal triunfo do elenco Sub-22 dos candangos é o fator coletivo. O maior pontuador da equipe é o ala Paulo, com média de 13,0 pontos por jogo. Depois dele estão o ala Luiz e o armador Bruno Felipe, ambos donos da média de 10,1 tentos por partida. De quebra, o time do técnico Ronaldo Pacheco possui a quarta melhor defesa do campeonato, com média de 58,2 tentos sofridos por jogo.

“Estamos acreditando na ascensão que a equipe demonstrou nos últimos jogos, lá na etapa em Recife, e a ideia é fortalecer mais essa imagem, surpreendendo as fortíssimas equipes do nosso grupo. O jogo coletivo é fundamental para o sistema de jogo funcionar, nosso time só conseguirá as vitórias se os dois lados da quadra funcionar coletivamente”, disse o armador da equipe candanga Bruno Felipe.

Mas a maior novidade desta segunda fase da LDB 2015 fica por conta do Rio Claro, que em sua primeira participação na competição na história, conseguiu a classificação ao terminar a primeira fase na sétima colocação, com campanha de 16 êxitos em 23 oportunidades.

Para surpreender a todos e ir à pós-temporada logo em seu primeiro ano no campeonato nacional Sub-22, os comandados do técnico Léo Figueiró apostaram em sua forte defesa, que terminou a primeira fase como segunda mais eficiente, com média de 57,7 tentos sofridos por partida.

“Estamos muito honrados por ter conseguido esta vaga. Com certeza os resultados mais importantes vieram através do nosso trabalho defensivo. Estamos muito motivados. Estamos em um quadrangular muito difícil, mas vamos dar 100%, pois só jogando assim teremos chances de estar no Final Four, o que seria realmente uma grande conquista para este grupo que realmente evoluiu muito no decorrer de toda LDB”, comentou o técnico do Rio Claro, Léo Figueiró.

Léo Figueiro, técnico do Rio Claro

Dono da 2ª melhor defesa da LDB 2015, Rio Claro, do técnico Léo Figueiró, chegou à 2ª fase logo em sua temporada de estreia na competição (Luiz Pires/LNB)

Confira a programação completa do Grupo B da 2ª fase da LDB 2015:

Sede: Esporte Clube Pinheiros – São Paulo (SP)

– 22/11 (domingo)
14h – Franca Basquete x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – ao vivo na web
16h – EC Pinheiros x Rio Claro Basquete – ao vivo na web

– 23/11 (segunda-feira)
15h – Rio Claro Basquete x Franca Basquete – ao vivo na web
17h – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x EC Pinheiros  – ao vivo na web

– 24/11 (terça-feira)
15h – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Franca Basquete – ao vivo na web
17h – EC Pinheiros x Franca Basquete – ao vivo na web