#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Vai começar!

26-02-2016 | 11:46
Por Liga Nacional de Basquete

Liga Ouro 2016 terá início neste sábado com confronto entre Vasco da Gama e Ginástico, com transmissão ao vivo; Campo Mourão e Sport estreiam na próxima terça

A bola vai subir para a Liga Ouro 2016. Neste sábado (27/02), a terceira edição da Divisão de Acesso ao NBB terá início com o duelo entre os estreantes Vasco da Gama (RJ) e Ginástico/Olympico (MG). O confronto que abrirá a corrida por uma vaga na elite do basquete nacional será realizado no Ginásio Vasco da Gama, em São Januário, Rio de Janeiro (RJ), às 11 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo via WEB.

Depois, as duas equipes voltarão à quadra na segunda-feira (29/02), para mais um duelo entre eles em solo carioca. Já no dia seguinte (01/03), será a vez dos outros dois participantes entrarem em ação, os já “veteranos” da competição Campo Mourão (PR) e Sport Club do Recife (PE), que se enfrentarão no Ginásio de Esportes JK, em território paranaense, às 20h15, mesmo local e horário do segundo jogo entre eles, marcado para o dia seguinte (02/03).

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da primeira fase da Liga Ouro 2016

“Vão ser dois jogos dificílimos. O Ginástico é uma equipe que está treinando há bastante tempo e vem embalado pela disputa do Campeonato Mineiro. E, temos que usar o fator casa e o apoio da nossa torcida para buscar os resultados positivos”, comentou o experiente pivô William Drudi, do Vasco da Gama.

Vasco entrará na Liga Ouro com diversos nomes experientes, dentre eles o pivô Drudi (Divulgação)

Vasco entrará na Liga Ouro com diversos nomes experientes, dentre eles o pivô Drudi (Carlos Gregório Jr/Vasco da Gama)

Para sua primeira participação na Liga Ouro, o Vasco se reforçou e contratou atletas de tamanha experiência no NBB, como o armador Hélio, ex-Flamengo, Limeira e Uberlândia, o ala Gaúcho, que estava na Liga Sorocabana, o ala/pivô Douglas Nunes, vindo do Palmeiras, o pivô William Drudi, ex-São José, o pivô Erick Camilo, ex-Franca, e os norte-americanos Robby Collum, ex-Minas e Uberlândia, e Jeff Agba, que tem passagens por Bauru, Mogi, Liga Sorocabana e Paulistano.

????????????????????????????????????

Fred, ex-Brasília e Flamengo, é só um dos vários “NBB’s” presentes no elenco do Ginástico, uma das novidades da Liga Ouro (Brito Júnior/Divulgação)

Do outro lado não é diferente, e o Ginástico também entrará na Divisão de Acesso ao NBB com diversas peças com bagagem na elite do basquete nacional, como Alírio e Fred, que estavam no Brasília, os alas/pivôs Fernando Mineiro, ex-Macaé, e Fabrício, ex-Palmeiras, além de Luisinho, campeão da Liga Ouro 2014 com o Rio Claro, Wanderson, ex-Minas, e Lucas “Locke”, também vindo do Palmeiras.

Mas não é só de experiência que vive o clube mineiro. Na ala jovem do elenco estão presentes o ala/pivô Adyb e o pivô Moisés, ambos ex-Minas, além do pivô Lucão, que estava no Paulistano, o ala/armador Alef e o pivô Fernando Stafleu, que vieram do Flamengo, além do armador Cadu, ex-Bauru e Campo Mourão, e o garoto prata-da-casa Paulinho, de apenas 17 anos, que defendeu a Seleção Brasileira Sub-17 na LDB 2015.

“As características das equipes do Ginástico sempre foram garra, velocidade e técnica. Mantendo essa tradição, pretendemos chegar à final. Vamos lutar até o último segundo pelas vitórias”, declarou o técnico do Ginástico/Olympico, Jefferson Teixeira.

Os outros participantes da Liga Ouro também se reforçaram e prometem acirrar ainda mais a disputa pela vaga no NBB. O Campo Mourão contratou os experientes Estevam, ex-Rio Claro, André Bambu e Ted Simões, que estavam no Pinheiros, e Leandro e Vinícius Teló, vindos do Uberlândia.

“Estamos com uma expectativa muito grande. A cada ano que passa estamos melhorando tanto dentro como fora de quadra e espero que isso nos aproxime da vaga no NBB”, comentou o comandante do Campo Mourão, Emerson de Souza.

Cheio de novidades e mesclando experiência e juventude, Campo Mourão espera conquistar a vaga no NBB (Divulgação/Campo Mourão)

Cheio de novidades e mesclando experiência e juventude, Campo Mourão espera conquistar a vaga no NBB (Divulgação/Campo Mourão)

Além deles, foram contratados pela equipe paranaense os jovens Bruno Felipe, ex-Brasília, Alexey, que estava no Franca, e Daniel Pinho, ex-São José, além dos norte-americanos Leon Sutton, que disputou a Liga Ouro 2014 pelo Lins (SP), e Milton Garner, que tem passagens por Joinville (SC) e Jacareí (SP).

“Esse ano, na minha opinião, temos um time muito homogêneo, que une experiência e juventude. Temos jogadores bastantes versáteis, que podem atuar em duas e até três posições, e tenho certeza que isso vai nos ajudar muito. A Liga Ouro é um campeonato muito desgastante e esse ano temos um elenco mais preparado para enfrentar todos os problemas”, completou o técnico do Campo Mourão.

+Quem você quer ver no Jogo das Estrelas do NBB? Clique aqui e deixe seus votos!

E por fim, o Sport Club do Recife, que assim com o Campo Mourão, participou de todas as edições da Liga Ouro. Para esta temporada, o Leão da Ilha manteve algumas peças do elenco medalha de bronze na LDB 2015, como os pivôs Rech e Arroz, o ala Leandro e o armador Lucas Lima. Como reforços foram contratados o pivô De Bem, ex-Macaé, o armador Michel, ex-Campo Mourão.

Para reforçar a ala jovem da equipe foram agregados o pivô Wesley Castro, o “BH”, que estava no Pinheiros, e o ala/armador Higor Lima, vindo do Limeira, e o ala Gabriel, campeão das Américas e vice-campeão mundial com o Bauru. As peças de experiência da equipe ficaram por conta dos pivôs De Bem, ex-Macaé, e Mafra, remanescente da última temporada, além do armador Michel, ex-Campo Mourão, autor do primeiro e único triplo-duplo da história da Liga Ouro.

Presente em todas as edições da Liga Ouro, Sport entrará na edição 2016 com elenco bastante jovem (Divulgação)

Presente em todas as edições da Liga Ouro, Sport entrará na edição 2016 com elenco bastante jovem (Divulgação)

Sistema de disputa e playoffs

O sistema de disputa e regulamento foram mantidos em relação à Liga Ouro anterior. As equipes se enfrentam quatro vezes durante a fase de classificação.Cada equipe jogará 12 jogos na fase de classificação e as rodadas serão realizadas com dois jogos do mesmo confronto por semana, ou seja cada equipe fará dois jogos como mandante e como visitante contra os outros três times.

Já nos playoffs, os moldes também foram mantidos, com o líder da primeira fase avançando direto à Final e 2º e 3º colocados se enfrentando em uma série melhor de cinco. Os confrontos de mata-mata acontecerão no formato 2-2-1 e a equipe de melhor campanha jogará as duas primeiras partidas e um possível Jogo 5 da série em casa, assim como na decisão.

Confira as primeiras partidas da Liga Ouro 2016:

– 27/02 (Sábado)
11h – Vasco da Gama (RJ) x Ginástico/Olympico (MG)

– 29/02 (Segunda-feira)
19h30 – Vasco da Gama (RJ) x Ginástico/Olympico (MG)

– 01/03 (Terça-feira)
20h15 – Campo Mourão Basquete (PR) x Sport Club do Recife (PE)

– 03/03 (Quinta-feira)
20h15 – Campo Mourão Basquete (PR) x Sport Club do Recife (PE)