#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A dupla que domina

04-05-2019 | 05:30
Por Liga Nacional de Basquete

Hettsheimeir e Lucas Dias dominam ações ofensivas do Franca e comemoram grande fase: “somos muito versáteis”

Não há como negar que o elenco do Sesi Franca Basquete é um dos melhores da atualidade, e na tarde deste sábado esse fato foi provado mais uma vez. No Jogo 1 da semifinal contra o Mogi/Helbor, cinco atletas pontuaram em dígitos duplos e construíram um desempenho ofensivo excelente por parte do time francano. Não à toa, a equipe venceu em pleno Ginásio Hugo Ramos, por 85 a 77.

+Estatísticas, vídeos e fotos de Mogi 77 x 85 Franca

No entanto, em meio a essa grande atuação coletiva, dois (grandes) nomes chamaram a atenção: a dupla de garrafão Rafael Hettsheimeir (15 pontos e nove rebotes vindo do banco) e Lucas Dias (19 pontos, cinco rebotes e três assistências).

O mais interessante é que cada um vive um momento distinto. Lucas Dias faz, talvez, a melhor temporada de sua carreira, com médias de 16,2 pontos, 4,7 rebotes e 16,7 de eficiência. Já Hettsheimeir retornou recentemente de uma lesão que o tirou das quadras por quatro meses. Agora recuperado, o experiente pivô comemorou o bom momento após seu retorno.

“Minha volta está sendo muito boa. Vim de quatro meses lesionado, não tive muito tempo de treinar com a equipe e fui pegando o ritmo a cada jogo. Não só eu, mas o time inteiro está muito bem”, disse Hettsheimeir.

“Taticamente ainda estou me adaptando, uso os jogos para ficar 100% e pegar um condicionamento melhor. Falta um pouco de fôlego ainda, mas a cada dia me sinto melhor. Espero melhorar ainda mais no decorrer dos jogos para ajudar minha equipe nesse momento tão importante”, completou.

Lucas Dias também rasgou elogios ao companheiro de garrafão Hettsheimeir (João Pires/LNB)

Já Lucas Dias, campeão da edição passada do NBB CAIXA pelo Paulistano/Corpore, também rasgou elogios a Hettsheimeir e citou a importância da experiência do experiente pivô para o grupo.

“Não tem nem o que falar do Rafa (Hettsheimeir). Ele, assim com o Jackson, é fundamental para o grupo. No ataque eles dois atraem muito a defesa do adversário e abrem jogo para mim, Elinho, Jimmy e etc. É muito gostoso ter ele de volta, 100%, ainda mais nessa reta final de playoffs”, disse Lucas.

“Sentimos a falta dele na Liga das Américas, ele faz muita diferença e é muito dominante no garrafão. Caras como Hett, JP (Batista), Varejão, são muito impactantes. A importância dele para o grupo é enorme, para mim principalmente, pois sou mais novo e ele me ajuda demais”, acrescentou o camisa 9 francano.

Hettsheimeir e Lucas Dias combinaram para 34 pontos do Franca (João Pires/LNB)

Um dos pontos fortes do Franca, sem dúvida, é a versatilidade de seu elenco. São muitas peças que dão uma infinidade de opções ao técnico Helinho Garcia, que consegue se adaptar a variadas situações que cada partida oferece.

No garrafão, Lucas Dias, Hettsheimeir e Cipolini são atletas dominantes tanto dentro quanto fora da área pintada. Mas, para Hettsheimeir, a versatilidade não se limita apenas aos homens grandes do grupo francano.

“Eu, Lucas e Cipo nos revezamos muito bem, todos nós podemos abrir e o outro ficar mais dentro, o próprio Lucas é uma dor de cabeça a mais pros adversários. Somos versáteis nessa posição entre 4 e 5. Não só nós, mas todos do elenco, como Jimmy, Didi, Alexey e os outros, foram muito bem. Todo mundo sabe seu papel no time e sabe como contribuir a cada momento”, analisou Hett.

Hettsheimeir saiu do banco e mostrou que está cada dia melhor fisicamente (João Pires/LNB)

Para sair de quadra com a grande vitória sobre Mogi, Franca usou sua defesa para atacar de maneira intensa, rápida e inteligente. Com isso, a equipe cinco atletas pontuando em dígitos duplos e teve o controle total do placar durante quase toda a partida.

Para Lucas Dias, a função dos armadores também é fundamental para o bom rendimento do setor ofensivo do clube da Capital do Basquete.

“Cada um entende seu papel no time. O Elinho sabe explorar o momento de cada um. Quando eu estava bem, ele soube usar. Quando o Jackson está bem, ele sabe explorar. Com o Hett, mesma coisa. Ele e Alexey são fundamentais no time, são os cérebros da equipe. Todos sabem seu papel, e é por isso que nosso ataque flui tão bem”, declarou Lucas.

Lucas Dias fez 9 dos seus 16 pontos no terceiro quarto, momento da deslanchada do Franca na partida (João Pires/LNB)

Agora, com a 1 a 0 de vantagem, o Franca terá duas partidas em casa na sequência da série melhor de cinco contra o Mogi. O primeiro deles será na quarta-feira (08/05), no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), às 20 horas, ao vivo na ESPN.

+As semifinais dos bordões: Rômulo Mendonça (ESPN) e João Guilherme (Fox Sports) definem as semis em bordões

“É um resultado muito importante para o nosso grupo. Viemos de um playoff duro contra Bauru. Por mais que tenha sido 3 a 0, sabemos o quão difícil foi vencer aquelas partidas. Estamos todos de parabéns. Nossa defesa está muito boa, o Helinho (Garcia, técnico) está fazendo um excelente trabalho. Quando a defesa funciona, conseguimos atacar. Quando a defesa parou, o Mogi cresceu, não podemos deixar isso acontecer na casa deles. Vamos ficar atentos a isso para continuar bem e fechar essa série lá em Franca”, finalizou Lucas Dias.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.