#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

A hora da virada

05-10-2013 | 12:21
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de estreia na Copa Intercontinental, Pinheiros tem a certeza de que dá para encarar o Olympiacos de igual para igual e buscar o título mundial

Mesmo com derrota na estreia, Pinheiros segue vivo na busca pelo título da Copa Intercontinental (Luiz Pires/FotoJump)

Quando a bola subir neste domingo, no Ginásio José Correia, em Barueri, para o último jogo da Copa Intercontinental 2013, o placar já vai estar marcando 11 a 0 para o Olympiacos diante do Pinheiros/SKY. Essa é a diferença de pontos que o time brasileiro deverá tirar para conseguir ainda sonhar com o título histórico de campão mundial de clubes.

Apesar da diferença no marcador, que não é alta, mas é uma desvantagem, o Pinheiros entrará em quadra com uma sensação bem diferente da estreia. Dessa vez, a adrenalina e o mistério de enfrentar o bicampeão europeu não existe mais. O que haverá é a certeza de que dá para encarar o adversário de igual para igual.

“Nós realmente não sabíamos como seria enfrentá-los em quadra. Vimos muitos vídeos, mas é bem diferente quando a bola sobe. Agora a gente sabe quem que pula muito, quem arremessa bem, nós sentimos isso na pele. Essa sensação do inesperado passou. Temos que focar e acreditar nesse próximo jogo”, comentou Paulinho Boracini.

A derrota por 81 a 70 ficará marcada na cabeça dos jogadores e comissão técnica do Pinheiros. No entanto, a confiança da equipe brasileira cresceu muito após ter disputado o primeiro jogo da história do clube numa competição tão grandiosa como o Mundial de Clubes.

Paulinho quer que o Pinheiros se mantenha focado (Luiz Pires/FotoJump)

“Não saio triste dessa primeira partida, pelo contrário, nós fizemos um jogo bom. O jogo, em geral, foi muito bom. Temos só que valorizar os pontos positivos do Olympiacos, que produziram suficiente para ganharem da gente”, analisou Mortari. “De uma certa forma, a partida nos aliviou, porque estávamos um pouco tensos, e agora temos que ir para o próximo jogo acreditando que vamos conseguir um rendimento mehor”, completou o técnico.

Historicamente, esse time do Pinheiros já conseguiu uma série de viradas heroicas. A trajetória na Liga das Américas, por exemplo, e as séries contra Joinville, no NBB 2011/2012, e contra Winner/Kabum/Limeira, na temporada seguinte da competição nacional, quando a equipe estava perdendo por 2 a 0 no confronto, mostraram a força que a equipe paulista tem em situações adversas.

“Temos que fazer valer todos esses momentos que nós conseguimos superar as dificuldades. Somos hoje um time muito mais estruturado, com jogadores experientes e não podemos nos precipitar no próximo jogo. Não podemos querer ir para cima logo de cara, temos que levar a partida com naturalidade”, finalizou Rafael Mineiro.

O Pinheiros volta à quadra neste domingo, às 11h30 da manhã, no Ginásio Poliesportivo José Correia, em Barueri. O jogo final da Copa Intercontinental será transmitida ao vivo na Fox Sports.