#JOGAJUNTO

LDB

A LDB foi dele!

13-12-2015 | 10:41
Por Liga Nacional de Basquete

Recordes, prêmios individuais e título: com atuações acima da média, ala Lucas Dias brilhou e comandou campanha do campeão Pinheiros na LDB 2015

Só alegria: Lucas Dias levou dois prêmios individuais para casa e comandou o título pinheirense (João Pires/LNB)

Só alegria: Lucas Dias levou dois prêmios individuais para casa e comandou o título pinheirense (João Pires/LNB)

Não há como negar. Lucas Dias foi o “dono” da LDB 2015. Aos 20 anos, o jogador foi a grande figura do campeão EC Pinheiros durante toda a competição e, com um grande desempenho na partida decisiva, neste domingo (13/12), foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da Final.

Com um duplo-duplo de 24 pontos e dez rebotes, além de distribuir três assistências, Lucas teve atuação brilhante na finalíssima diante do Decisão Engenharia/Minas e acabou condecorado como o melhor jogador da partida. O jogador somou expressivos 30 pontos de eficiência, a maior marca do jogo.

“Minha LDB foi perfeita e fechei com chave de ouro. Bati na trave nos últimos anos e esse ano eu realmente tive um campeonato perfeito. Não só pelos prêmios individuais, mas sim pelo título. Fui cestinha e líder de rebotes da última edição, mas fiquei com uma sensação amarga, já que perdemos na semifinal. Agora a sensação é inexplicável e estou muito feliz com tudo o que aconteceu”, exaltou Lucas.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de clubes Sub-22 organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Lucas Dias, do Pinheiros

Lucas Dias chamou a responsabilidade para si e teve uma atuação de gala na finalíssima contra o Minas (João Pires/LNB)

O prêmio de MVP da Final não foi o único de Lucas Dias na LDB 2015. O camisa 14 pinheirense também ficou com o troféu de jogador mais eficiente da competição. Ao logo do campeonato, Lucas disputou 24 partidas e teve média de 22,8 pontos de eficiência por jogo. Também cestinha da competição, com média de 19,5 pontos por jogo, Lucas ainda registrou 8,2 rebotes por partida.

Durante sua brilhante trajetória na competição, Lucas conquistou feitos expressivos. Em duelo válido pela fase de classificação, diante do Grêmio Náutico União, o ala anotou expressivos 51 pontos e bateu o seu próprio recorde histórico da competição.

Não teve para ninguém: Lucas Dias foi o "cara" da LDB 2015 (João Pires/LNB)

Não teve para ninguém: Lucas Dias foi o “cara” da LDB 2015 (João Pires/LNB)

Antes, a maior pontuação da história da LDB em um só jogo era do próprio Lucas, com 44 pontos anotados em jogo da edição 2014. O jogador ainda detém a terceira maior pontuação da história, com 37 pontos registrados também durante a LDB 2014.

“A LDB me ajudou muito. Disputei a primeira edição da LDB lá em 2011 e de lá para cá muita coisa mudou. Se eu não estivesse jogando a LDB há tanto tempo não sei se eu estaria pronto para jogar no NBB. Estou mais maduro, mais forte e com mais confiança, e a LDB teve um papel mais do que fundamental nisso. Então nada melhor do que agora ser coroado com todos esses prêmios e a medalha de campeão no peito”, disse Lucas.

Outra grande marca atingida por Lucas foi o triplo-duplo anotado na partida contra o Internacional de Regatas (SP). Com 17 pontos, dez rebotes e dez assistências, o garoto se juntou ao seleto grupo que tem seu companheiro Georginho – o único a repetir o feito duas vezes -, e os armadores Gegê, bicampeão da LDB pelo Flamengo, Carioca e Rafa, como os únicos jogadores que assinalaram dois dígitos em três fundamentos na história do maior campeonato de base do basquete nacional.

Um dos grandes nomes do nova geração do basquete nacional, Lucas já conquistou seu espaço entre os profissionais e é titular do Pinheiros na disputa da atual temporada do NBB. Com quase 30 minutos em quadra por jogo, o ala tem média de 14 pontos e 6,3 rebotes por partida no maior campeonato de basquete do país.