#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O melhorestá por vir

02-07-2019 | 05:16
Por Liga Nacional de Basquete

Em entrevista exclusiva ao site da LNB, Jaú exalta ansiedade com retorno próximo e revela choro ao lembrar de momentos pelo Bauru

Já são mais de cinco meses fora das quadras e uma ansiedade que só cresce. Jovem promessa do basquete brasileiro, Gabriel Jaú vive diariamente a expectativa de retornar às quadras e voltar a fazer o que mais lhe dá prazer: jogar.

No dia 20 de janeiro de 2019, o ala/pivô sofreu uma re-rotura no Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e um estiramento do ligamento lateral do joelho esquerdo. Foi necessária outra cirurgia no local, e o tempo de recuperação estimado foi de seis a oito meses.

Agora, com pouco mais de cinco meses de tratamento – os quatro primeiros meses foram feitos em São Paulo -, Gabriel Jaú teve seu contrato renovado com Bauru e já começou a pensar em seu retorno. Em entrevista exclusiva ao site da LNB, ele inclusive revelou a data prevista para sua volta.

“Estou evoluindo muito bem dentro do planejado e meu retorno está previsto para novembro. Minha expectativa é de que eu volte bem mentalmente e também fisicamente. Sinto falta de estar em quadra e essa é minha maior motivação para trabalhar firme na recuperação (…)”, disse Jaú em um dos trechos da entrevista.

 

View this post on Instagram

 

Treino de arremesso com meus parceiros!! Valeu rapaziada!! Bom demais estar em quadra!! 🙏🏼🏀

A post shared by Gabriel “Jaú” Galvanini (@gabrieljau25) on

Em outra parte da conversa, Jaú contou que às vezes “acorda chorando de felicidade ao relembrar como é incrível jogar com o Panela de Pressão”. Essa e outras declarações você verá no bate-papo a seguir. Se liga!

LNB: Como está a recuperação e qual é a expectativa para o retorno às quadras?

Jaú: “Estou evoluindo muito bem dentro do planejado e meu retorno está previsto para novembro. Minha expectativa é de que eu volte bem mentalmente e fisicamente. Sinto muita falta de estar em quadra e isso é minha maior motivação para trabalhar firme na recuperação. Essa ‘re-lesão’ foi realmente uma tristeza muito grande para mim, mas hoje, graças a Deus e com a ajuda da minha família, estou muito bem psicologicamente e me preparando ainda mais para o meu retorno”.

LNB: A decisão de ficar no Bauru faz parte do plano de recuperação? Estar no mesmo time facilita as coisas nesse momento?

Jaú: “Com certeza fez parte do plano. Além de ser um lugar que eu gosto muito de jogar, aqui em Bauru tenho a confiança de todos da equipe e diretoria. Eles sabem o que realmente preciso nesse momento e estão buscando o melhor para eu voltar na melhor forma possível”.

 

View this post on Instagram

 

Segue o plano…🙏🏼🏀

A post shared by Gabriel “Jaú” Galvanini (@gabrieljau25) on

LNB: Quais foram suas inspirações nesse período difícil? Alguma história de algum atleta te inspirou?

Jaú: “Quem realmente me ajuda são as pessoas que estão comigo todos os dias. Meus pais, minha namorada, amigos, sogra… todos fazem de tudo para me animar e seguir em frente. Recebi muitas mensagens de jogadores que passaram por meses fora das quadras e isso também me motivou bastante. Saber que todos eles hoje são jogadores de alto nível e estão jogando tranquilamente me mostra que também vou conseguir”.

LNB: O que foi mais difícil nesse período: recuperar o joelho ou controlar a ansiedade?

Jaú: “As duas coisas estão sendo muito difíceis para mim. Na metade do tratamento sofri muito com a dor da lesão, e os últimos meses são mais preocupantes na questão da ansiedade, pois mesmo me sentindo bem, tenho que ir estimulando o joelho aos poucos, pois ele ainda não está totalmente readaptado ao que ele tinha trabalhando”.

LNB: O que esperar do Gabriel Jaú no retorno às quadras? Você pensa em algum momento especial, como a primeira enterrada após o retorno?

Jaú: “Minha grande meta agora é voltar bem às quadras, poder ajudar o Bauru da melhor forma possível e seguir com os objetivos que eu tinha antes da lesão. Momento especial? (risos) Estou tendo vários momentos especiais nos meus sonhos sobre o retorno. Às vezes acordo chorando de felicidade ao relembrar como é incrível jogar com o Panela de Pressão lotado e sei que esse momento está chegando. Acertar um arremesso de 3, dar uma enterrada, tudo isso já passou na minha cabeça e é difícil explicar a sensação. É isso que me faz levantar da cama cedo e ir trabalhar meu corpo para minha volta”.

LNB: Você é muito novo e ainda tem uma grande carreira pela frente. Dá para dizer que esse período fora vai te inspirar ainda mais a construir uma carreira vitoriosa?

Jaú: “Com certeza! Acredito que quando eu passar por essa recuperação vou saber que sou capaz de qualquer coisa. Estou pronto mentalmente para fazer o que for preciso para chegar nos meus maiores objetivos”.

Veja também: muita música no NBB Extra-Quadra com Gabriel Jaú & Guilherme Maia:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil. Governo Federal.