#JOGAJUNTO

Mais basquete

A um passo do título

22-10-2014 | 01:01
Por Liga Nacional de Basquete

Jogando fora de casa, Uberlândia supera Minas, abre 2 a 1 na decisão e fica a uma vitória do título do Campeonato Mineiro; jogo 4 será nesta quarta-feira, em BH

O Uberlândia, do ala Audrei, pode conquistar seu 13º título estadual, nesta quarta-feira (Orlando Bento/Minas T.C.)

O Uberlândia, do ala Audrei, pode conquistar seu 13º título estadual, nesta quarta-feira (Orlando Bento/Minas T.C.)

O Unitri/Pilhas Energizer está a um passo do título do Campeonato Mineiro. Nesta terça-feira, a equipe do interior de Minas Gerais derrotou o Minas Tênis Clube, fora de casa, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), pelo placar de 64 a 55, e abriu 2 a 1 na série melhor de cinco da decisão do torneio estadual.

A partida que pode igualar a disputa e forçar a realização do quinto jogo ou definir o campeão estadual de 2014 acontecerá nesta quarta-feira, novamente na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas (de Brasília). Se vencer, o Uberlândia levantará seu 13º troféu da competição na história e o quinto de maneira consecutiva.

Os destaques da equipe do interior do Estado ficaram por conta do armador norte-americano Caleb Brown, responsável por 15 pontos, e do ala/pivô Luis Gruber, autor de dez tentos. Pelo lado minastenista, o jovem ala/pivô Leonardo Demétrio se sobressaiu, com 15 pontos, junto do pivô Shilton, ala/armador norte-americano Robby Collum e o jovem ala Danilo Fuzaro, todos com dez pontos.

“Conseguimos igualar o jogo quando forçamos o contato (físico). Nos impusemos fisicamente e não ficamos limitados ao talento ou individualismo, e também marcamos bem o principal jogador deles, o Collum. Foi um bom jogo, mas o playoff está aberto. Eles foram lá, ganharam da gente, e dessa vez ganhamos aqui. Precisamos jogar bem no jogo quatro para conquistar o título”, disse o armador Hélio, do Uberlândia.

Com 15 pontos, Léo Demétrio foi o destaque do Minas na partida (Orlando Bento/Minas T.C.)

Com 15 pontos, Léo Demétrio foi o destaque do Minas na partida (Orlando Bento/Minas T.C.)

A partida teve um início truncado, marcado pela grande quantidade de erros de passes e finalizações de ambos os lados. Apesar deste cenário, o Uberlândia conseguiu se sobressair e vencer o primeiro quarto, por 11 a 7. A equipe visitante seguiu em vantagem na segunda etapa e foi para os vestiários na frente, por 29 a 23.

Já na volta do intervalo, o ala/pivô Leonardo Demétrio anotou 12 pontos e foi fundamental para o Minas chegar a assumir a ponta do placar (33 a 32), no entanto, os uberlandenses se recuperaram e empatar o jogo ao final do terceiro período (46 a 46). Mas no último quarto, o Uberlândia fez 5 a 0 nos primeiros minutos e só administrou a vitória até o fim do jogo.

“Precisamos ganhar amanhã, é um jogo de vida ou morte. Estamos crescendo como grupo, aprendendo a reagir dentro das partidas e corrigir os erros cometidos. Precisamos nos concentrar e estar bem emocionalmente para empatar a série com uma vitória no jogo quatro”, disse o jovem minastenista Léo Demétrio.

Confira o calendário completo da decisão do Campeonato Mineiro 2014:

Unitri/Pilhas Energizer 2 x 1 Minas Tênis Clube

Jogo 1 – Uberlândia 101 x 98 Minas
Jogo 2 – Uberlândia 69 x 73 Minas
Jogo 3 – Minas 55 x 64 Uberlândia
Jogo 4 – 22/10 (quarta-feira), às 19 horas, na Arena Vivo (Belo Horizonte)
Jogo 5* – 25/10 (sábado), às 18 horas, no Ginásio do UTC (Uberlândia)

*Se necessário