#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

A virada que virou livro

27-05-2019 | 10:33
Por Liga Nacional de Basquete

Executivos do Franca Basquete lançam livro “Gestão Também Ganha Jogo”, que conta como o trabalho fora das quadras salvou a tradição da cidade

Livro “Gestão Também Ganha Jogo” conta história do Franca Basquete e de como a gestão salvou o clube da falência (João Pires/LNB)

O grande trabalho de gestão do Sesi Franca Basquete ganhou um registro especial. No último final de semana, em Franca (SP), foi realizado o evento de lançamento do livro “Gestão Também Ganha Jogo”, escrito por Carlos Renato Donzelli, Presidente do Conselho do Franca Basquete e Vice-Presidente Financeiro da Liga Nacional de Basquete, e Marcelo Carraro Rocha, Diretor Superintendente da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e membro do Conselho do Franca Basquete.

O evento foi realizado no auditório da Uni-FACEF (Centro Universitário Municipal de Franca) e contou com diversas presenças ilustres, como a do Presidente do Franca Basquete, Luis Prior, o lendário ex-técnico e jogador Hélio Rubens Garcia, o técnico do Sesi Franca Basquete, Helinho Garcia, o Prefeito da cidade de Franca, Gilson de Souza, o Vice-Presidente da Liga Nacional de Basquete, Nilo Guimarães, entre outros executivos e personalidades do basquete francano.

+Vendas abertas: clique e garanta seu livro “Gestão Também Ganha Jogo”

“O livro é para inspirar as pessoas. É uma mistura de história e gestão. Esperamos que esse livro ande o máximo possível, mas que conscientize as pessoas de que o clube não é nosso, o clube é da cidade. O livro conta a história do Franca Basquete, mas fala principalmente dessa retomada com a nova gestão que implantamos no clube”, declarou Marcelo Carraro.

“Quem ler o livro vai encontrar a história de uma cidade apaixonada por esporte e que, por conta dessa paixão, quase morreu, mas foi ressuscitada ainda mais forte. Além disso, vai encontrar o desejo legítimo de que as pessoas que virão depois de nós também tenham noção de cidadania e responsabilidade. Isso não é só para Franca, é para todos os órgãos e cidade. Todos nós temos que assumir uma parcela de responsabilidade sobre aquilo que nós queremos”, disse Carlos Donzelli.

Carlos Donzelli, presidente do Conselho do Franca Basquete, diretor executivo do Magazine Luiza e vice-presidente financeiro da LNB, é um dos autores do livro (João Pires/LNB)

Um dos autores do livro, Carlos Donzelli é Diretor Executivo da Holding do Grupo Luiza e membro do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luizacred e Luizaseg, além de Presidente do Conselho do Franca Basquete e vice-presidente financeiro da Liga Nacional de Basquete. Fora isso, é Conselheiro Consultivo em empresas familiares e integrante de Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance, e de Comitê de Finanças e Crédito ao Consumidor. É atuante em associações e empresas do terceiro setor como Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), ONG Franca Viva e APAE Franca-SP.

Donzelli é graduado em Administração com mestrado em Gestão Empresarial pelo Uni-FACEF, além de especializado em Gestão Avançada e docente em Finanças nos cursos de graduação e pós-graduação no Uni-FACEF.

Já Marcelo Carraro Rocha, outro autor da obra, é Diretor Superintendente da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca). É palestrante nas áreas de Empreendedorismo, associativismo e tendências do mercado, além de membro de comitês estratégicos na Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP). Marcelo também é membro do Conselho de Administração da Sicoob CRED-ACIF e do Conselho Deliberativo do Franca Basquete.

Em seu currículo acadêmico, Marcelo Carraro possui uma graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Franca e pós-graduado em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey Business School. Além disso, ele é especialista em Gerenciamento de Projetos pela Universidade da Califórnia.

“O Marcelo e o Donzelli estão de parabéns. Nós da LNB estamos muito felizes por ter uma equipe dessa como associada. Esperamos que as outras equipes peguem um pouco desse cheiro, desse amor que Franca tem pelo basquete e de como eles lutam pela modalidade. Queremos um caminho muito bacana para a LNB, e Franca com certeza é um espelho para que isso aconteça”, frisou o vice-presidente da Liga Nacional de Basquete, Nilo Guimarães.

Marcelo Carraro Rocha, diretor superintendente da ACIF e membro do Conselho Deliberativo do Franca Basquete, é o outro autor da bela obra (João Pires/LNB)

O Prefeito da cidade de Franca, Gilson de Souza, subiu ao palco do anfiteatro e falou sobre o livro e também sobre a tradição do basquete em Franca, conhecida nacionalmente como “Capital do Basquete”.

“O basquete é muito tradicional aqui em Franca, são 60 anos de história, o mundo todo conhece, trabalho de franca é referência. Precisamos parabenizar o Pedroca (Pedro Morilla Fuentes, que dá nome ao ginásio do Franca) e todas as pessoas que deram sua parcela de contribuição para chegarmos onde chegamos”, disse o prefeito, que relembrou um momento de dificuldade do Franca em 2015.

+Mais fotos do evento de lançamento do livro “Gestão Também Ganha Jogo”

“Toda atividade esportiva tem seu momento de dificuldade. O ano de 2015 foi uma das grandes dificuldades do Franca Basquete, e o livro conta a história das dificuldades. Isso nos fortalece e faz com que a sociedade possa se unir em torno do basquete, como sempre aconteceu, porque aqui em Franca todos vivem o basquete como ninguém”, concluiu Gilson de Souza.

Carlos Donzelli e Marcelo Carraro distribuíram autógrafos aos compradores do livro (João Pires/LNB)

Como disse o prefeito Gilson de Souza, o Franca Basquete chegou a passar por sérias dificuldades financeiras e, em 2015, ficou perto de encerrar as atividades. Foi aí que uma “mudança de chave” virou esse jogo. Essa mudança de chave foi, na verdade, a profissionalização.

Entre as mudanças na gestão estiveram a criação de um novo estatuto do clube, nova governança e a vinda de pessoas gabaritadas para o Conselho, como os próprios Carlos Donzelli e Marcelo Carraro. Em seguida, foram implantados novos conceitos de gestão esportiva em vários pontos, como produtividade, tesouraria e processos internos. Tudo isso é contado no livro.

+A bola não entra por acaso: veja como Franca encerrou seu jejum de títulos em 2018

Tudo isso trouxe ao Franca, primeiro, um patrocinador máster de peso: o SESI (Serviço Social da Indústria). O trabalho de gestão do clube ao lado de um parceiro como o SESI, além do Magazine Luiza e outras empresas apoiadoras, foi responsável pela montagem de elencos de qualidade que mudaram o patamar do time no cenário nacional.

Dois anos depois, os primeiros títulos da nova era vieram, e o melhor: em dose dupla. O Franca foi campeão do Paulista 2018 e da Liga Sul-Americana 2019. Finalmente, o jejum de 11 anos sem levantar um troféu foi encerrado.

Agora, no próximo sábado (01/08), a equipe francana tem a possibilidade de conquistar mais um título nacional, o 12º de sua história. Porém, este em particular, a cidade ainda não tem: o do NBB CAIXA.

Lula Ferreira, dirigente do Sesi Franca Basquete, foi homenageado na cerimônia de lançamento do livro (João Pires/LNB)

O ex-técnico Lula Ferreira, que comandou Franca entre 2012 e 2016 no NBB CAIXA e hoje atua como dirigente do clube, falou, em entrevista para a Liga Nacional de Basquete, sobre as grandes mudanças que o time francano sofreu depois da vinda da nova gestão.

“A maior ajuda que veio do Magazine Luiza, através do Donzelli, e do Marcelo (Carraro), além do presidente (Luis) Prior, não foi só financeira. É claro que isso também é importante, mas o espírito de que a organização, o trabalho planejado, o respeito a algumas normas de administração, são absolutamente fundamentais. Se você se guiar só pela emoção do esporte você comete erros. Não são erros propositais, como dolo, são erros administrativos, de gestão, e que causaram estragos quase irreparáveis para a tradição da cidade. A contribuição deles, além da parte financeira e do apoio como patrocinador, foi trazer esse espírito que norteou trabalho da diretoria”, contou.

Lula, por sua vez, foi um dos homenageados pelos autores do livro durante o evento de lançamento e se emocionou a falar do seu envolvimento com o projeto.

“Quando Franca me convidou para ser técnico em 2012 eu até estranhei, pois nunca antes o time havia sido comandado por um técnico que não era francano. Eu já tinha sentido, como adversário, o peso da cidade de Franca, mas depois, do lado de cá, pude sentir esse gosto a meu favor. Me assustou muito quando percebi que o time ia acabar. Fui às autoridades, no prefeito, na ACIF… Muitas pessoas lutaram, algumas anonimamente, outras com cargo, mas todos deram as mãos e fizeram com que, hoje, o clube tenha uma estrutura no mínimo à altura da tradição da cidade”, disse o ex-técnico, que acrescentou:

“É um orgulho muito grande fazer parte dessa história. É uma história muito bonita, que foi escrita por muitos craques, muitos técnicos e pessoas vencedores. Fazer parte dela, independente de conquistas, é muito bom. As pessoas que construíram toda essa história não ganharam só títulos, elas construíram uma cultura do basquete em uma cidade pequena. Isso é um mérito muito grande e fazer parte disso me deixa muito orgulhoso”, finalizou Lula Ferreira.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.