#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Açãoespecial

06-09-2017 | 03:08
Por Liga Nacional de Basquete

Atletas do Minas visitam projeto social em Belo Horizonte e promovem tarde especial para mais de 100 crianças

Na última semana, o Minas Tênis Clube promoveu uma tarde mais do que especial para as crianças do Projeto Querubins, em Belo Horizonte (MG). Jogadores da equipe adulta, comissão técnica e atletas da base do clube visitaram o projeto, que atende 130 crianças na capital mineira, oferecendo atividades esportivas e culturais a meninos e meninas de comunidades carentes.

Além dos jovens, os pais das crianças e adolescentes podem fazer cursos profissionalizantes no Projeto, que recebeu doações do basquete minastenista. Além de pares de tênis para a prática de atividades esportivas, jogadores, atletas da base e a comissão técnica doaram alimentos.

Equipe mineira doou pares de tênis para prática esportiva e alimentos ao Projeto (Ignácio Costa/MTC)

“A gente oferece escolinha de futsal, de basquete, também temos jiu-jitsu, com voluntários dando as aulas. Por meio da Lei de Incentivo, temos aulas de dança, capoeira de Angola, música, teatro, informática, apoio escolar e artes visuais. Na gastronomia, temos aulas de culinária para as crianças e cursos profissionalizantes para os pais. Os materiais e oficinas são todos gratuitos. Com isso, conseguimos abrir horizontes para estas crianças”, disse Magda Coutinho, idealizadora do Projeto.

Depois de uma breve conversa, jogadores e crianças foram à quadra. A descontraída aula de basquete teve aquecimento, fundamentos do esporte e uma pequena competição. Aqueles que se destacaram nos arremessos, passes e bandejas foram presenteados com camisas do basquete minastenista.

“A visita é importante demais. Quando começamos aqui, as crianças não conheciam o basquete. A mídia só mostra o futebol. Quando você tem a oportunidade de ver um jogador de alto rendimento, interagir com ele, você passa a compreender melhor aquela modalidade. Já levamos os meninos aos jogos, esse tipo de iniciativa é fundamental. Desde o momento em que comunicamos que a visita aconteceria, eles ficaram na expectativa. É tudo novo, uma surpresa para eles”, comemorou Mauro de Sá, coordenador pedagógico do Projeto Querubins.

No Projeto, as crianças têm aulas de basquete duas vezes por semana. Em nome do Minas, o técnico Flávio Espiga agradeceu pela oportunidade da visita e ressaltou como o encontro foi importante para os atletas minastenistas.

“Quando eu cheguei ao Minas, pedi ao departamento de basquete que nós fizéssemos esse tipo de visita, porque eu costumo usar esse tipo de situação como uma ferramenta no nosso dia-a-dia. É importante para conhecer o grupo de pessoas e eu gosto de ver o comportamento deles nessas ações, o que eles podem dar, o que eles podem oferecer além de jogar basquete”, afirmou o treinador da equipe mineira.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.