#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Adversário conhecido

22-09-2015 | 04:28
Por Liga Nacional de Basquete

Campeão espanhol e vice europeu pelo Real Madrid, Rafael Hettsheimeir conhece o rival e dá a letra para Bauru vencer o Mundial: "só com duas partidas perfeitas"

Após oito anos na Espanha, Rafael Hettsheimeir foi repatriado pelo Bauru e fará sua estreia no NBB (Divulgação)

Hoje um dos principais jogadores do elenco do Bauru, Rafael Hettsheimeir defendeu a camisa do Real Madrid na temporada 2013/2014 (Divulgação)

Mesmo sendo um dos maiores clubes do esporte, dono de um elenco repleto de jogadores de nível mundial e sempre disputando os maiores campeonatos do planeta, o Real Madrid possui uma forma de jogar que pode até ser desconhecida para o torcedor brasileiro e para alguns atletas. Mas não para Rafael Hettsheimeir.

O pivô do Paschoalotto/Bauru vestiu a camisa do clube merengue na temporada 2012/2013 e conhece grande parte do elenco do Real que vem ao Brasil para a disputa do Mundial de Clubes. No total, cinco atletas, Sergio Llull, Sergio Rodríguez, Rudy Fernández e Jaycee Carroll, e também o técnico Pablo Laso estavam na equipe espanhola quando Hettsheimeir atuou por lá e continuam no Real Madrid.

Sendo assim, o camisa 30 bauruense tem a fórmula para a equipe brasileira terminar a Copa Intercontinental com o troféu de campeão:

“Precisamos fazer duas partidas perfeitas. Sei que é difícil, mas a gente tem que focar no jogo perfeito, errar o menos possível, pois os detalhes vão fazer muito a diferença nos dois jogos. Conheço bem o Real Madrid e sei que é um time que erra pouco, então temos que jogar juntos para buscar esse título”, comentou o jogador que tenta usar sua experiência na equipe rival para ajudar o Bauru no Mundial de Clubes.

+ Clique aqui e garanta seu ingresso para o Mundial de Clubes 2015

O clube espanhol e a equipe bauruense, respectivos campeões da Euroliga e da Liga das Américas 2015, se enfrentarão nos dias 25 e 27 de setembro na disputa pelo título da Copa Intercontinental da FIBA, que será realizada o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

15-rafael-hettsheimeir - Cópia (2)

Após passar por divisões inferiores e ser destaque no Zaragoza, Hettsheimeir foi contratado pelo Real Madrid em 2012 (Divulgação)

Em sua longa trajetória na Espanha (2005 a 2014), Hettsheimeir passou por times da segunda e terceira divisões do país antes de partir para o CAI Zaragoza, na temporada 2008/2009, conquistando, assim, destaque no cenário nacional do basquete espanhol. Sendo protagonista do Zaragoza em todas as três temporadas em que atuou por lá, o pivô brasileiro despertou o interesse e assinou contrato para jogar no poderoso Real Madrid.

“Foi muito bom atuar nas divisões inferiores e também no Zaragoza. Fui levado pra Europa pois eles viam em mim uma boa progressão pra minha posição. Consegui aproveitar bem o período que fiquei nas categorias menores para chegar bem na ACB, que é a principal divisão do campeonato Espanhol. Para minha formação como atleta foi muito importante, aprendi muita coisa na Espanha”, lembrou o pivô camisa 30 do Bauru.

Rafael Hettsheimeir vestiu a camisa do Real Madrid na temporada 2012/2013 e, mesmo ficando apenas um ano na equipe, foi muito feliz por lá e escreveu seu nome na história do clube merengue. Logo em sua primeira experiência com o Real, no campeonato espanhol, Hettsheimeir participou da campanha avassaladora na fase de classificação, de 30 vitórias em 34 jogos, que lhes rendeu a primeira colocação na tabela.

Nos playoffs, após passar facilmente com uma varrida nas quartas de final, o Real Madrid enfrentou o Zaragoza na semifinal, antigo clube de Hettsheimeir, e avançou tranquilamente de fase depois de três vitórias em três partidas na série. Na Final, o Real comprovou o favoritismo do campeonato inteiro, venceu  seu maior rival, Barcelona, em uma série de cinco partidas e voltou a levantar o troféu de campeão nacional após seis temporadas de jejum.

Com a conquista do campeonato espanhol logo em sua primeira temporada no clube merengue, Hettsheimeir fechou a Liga ACB com 27 partidas disputadas e médias de 3,9 pontos e 1,8 rebotes, em pouco mais de 11 minutos em quadra por partida.

sssss

Com Hettsheimeir no elenco, o Real Madrid foi campeão espanhol e acabou com um tabu de mais de seis temporadas sem o título nacional (Divulgação)

Além da conquista espanhola, o pivô de 2,08m de altura por muito pouco não participou de outra quebra de tabu do Real Madrid. Até então, o maior campeão europeu estava há 18 anos sem conquistar o troféu da Euroliga e chegou até a final da competição, mas o título ficou com a equipe do Olympiacos (GRE), que ganhou direito de disputar a Copa Intercontinental de 2013 contra a equipe do Pinheiros.

Durante a campanha até a decisão da Euroliga, Hettsheimeir participou de 17 partidas, sendo oito delas como titular, e finalizou o maior torneio europeu com médias de 3,4 pontos e 2,1 rebotes por partida.

“Foi uma experiência única jogar em um time tão grande como o Real Madrid. Fomos campeões da ACB, vice da Euroliga, e foi um momento muito especial na minha carreira. A grandeza do Real Madrid, na minha opinião, é incomparável com qualquer outro time. Uma estrutura imensa e que funciona perfeitamente”, declarou Hettsheimeir.

+Clique aqui e confira todas as informações de Bauru x Real Madrid no Hot Site da Copa Intercontinental 

Passadas duas temporadas em que Hettsheimeir atuou com a camisa do Real Madrid, o atleta brasileiro ainda mantém amizade com o ex-companheiros merengues. Mesmo de longe, o atleta do Bauru mantém contato e no final de semana terá a chance de reencontrá-los.

“Vai ser muito bom revê-los, são pessoas muito boas, de bem, além de serem grandes jogadores que formaram o pilar do Real Madrid. Eles têm um entrosamento muito bom, jogam há muito tempo junto, então se conhecem muito bem e é por essa harmonia que eles conquistaram vários títulos”, disse Hettsheimeir. “Continuo falando com eles, as vezes a gente troca mensagens. Recentemente o Pablo Laso me parabenizou pela conquista do Pan-Americano. De vez em quando trocamos algumas mensagens”, completou o pivô.

ssss

Mesmo com apenas um temporada de experiência no Real Madrid, Hettsheimeir fez bons amigos e ainda mantém contado com seus ex-companheiros (Divulgação)

Mesmo defendendo as cores do maior campeão europeu por apenas uma temporada e não possuindo o mesmo papel de protagonista de seus tempos de Zaragoza e outras equipes espanholas, Rafael Hettsheimeir saiu do Real Madrid com o sentimento de papel cumprido, por estar presente em conquistas históricas com a equipe.

Só que agora, nos dias 25 e 27 de setembro, o pivô brasileiro estará do outro lado. O atleta agora terá que esquecer seus amigos e sua história no Real e usar sua experiência para levar o Bauru a conquista de seu primeiro título mundial.

Para a felicidade da torcida bauruense, Hettsheimeir já mostrou nessa primeira temporada na equipe do interior do Estado de São Paulo ser um jogador que cresce muito de produção em partidas importantes. O pivô nascido em Araçatuba (SP) foi protagonista das duas conquistas internacionais do Dragão da Cidade de Limites na última temporada.

Na Liga Sul-Americana, na decisão contra o Mogi das Cruzes/Helbor, Hettsheimeir foi o cestinha do Bauru com 18 pontos. Já na decisão da Liga das Américas, contra o Pioneros (MEX), o pivô de 29 anos anotou 30 pontos – melhor marca de sua trajetória no Bauru – e ainda recuperou oito rebotes.

“Me sinto confiante em todos os jogos, independente de ser final. Mas um jogo como esse é aquele que trabalhamos a vida toda, nosso objetivo de profissão, da carreira, então temos que jogar. Eu gosto de jogar esse tipo de jogo e fico muito feliz de estar nessa final”, finalizou Hettsheimeir.

Bauru, do pivô Hettsheimeir, bateu Uberlândia com tranquilidade e manteve a vice-liderança do NBB 7 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Famoso por crescer nas partidas decisivas, Hettsheimeir será peça fundamental para o Bauru na disputa da Copa Intercontinental (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)