#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Adversários definidos

30-04-2012 | 03:59
Por Liga Nacional de Basquete

Em sorteio realizado nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, FIBA define os grupos do basquete masculino e feminino nos Jogos Olímpicos de Londres 2012

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) organizou, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, o sorteio dos grupos do basquete masculino e feminino dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O que para muitos é um bom início, o Brasil escapou dos Estados Unidos em ambas as categorias, mas terá outras potências nas primeiras partidas do torneio, que começa no dia 28 de julho.

No masculino, o Brasil caiu no grupo B, da atual vice–campeã olímpica e principal equipe da chave, a Espanha, além de Austrália, China, Reino Unido e o terceiro colocado do Pré-Olímpico Mundial. A estreia brasileira na competição será contra a Austrália no dia 29 de julho.

Oscar Schmidt e Wlamir Marques no sorteio olímpico (Wander Roberto/Inovafoto)

O Grupo A do torneio masculino terá Estados Unidos, França, Argentina e Tunísia, além dos dois primeiros classificados do Pré-Olímpico Mundial. Ainda estão na disputa pela vaga em Londres seleções importantes como Lituânia, Rússia, Grécia, Porto Rico e Macedônia.

O sorteio, que teve a participação de grandes nomes do basquete brasileiro como Oscar Schmidt, Wlamir Marques e o ala do Flamengo, Marcelinho, foi feito de acordo com o nivelamento das seleções que não poderiam cair no mesmo grupo, caso de Estados Unidos e Espanha, Brasil e Argentina, França e Austrália, China e Tunísia.

“Quando se trata de Olimpíadas, não tem muito como escolher um caminho mais fácil. A única vantagem que eu vejo é que a gente caiu num grupo com quatroadversários definidos, então a comissão técnica só tem que esperar um adversário do Pré-Olímpico Mundial. Vai ser uma estreia dura assim como todos os jogos e a seleção tem que entrar preparada para os desafios”, disse o ala Marcelinho.

O presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjemi, esteve no evento e também comentou sobre o sorteio dos grupos.

“Há muito tempo a gente não respirava o basquete internacional do jeito que vivenciamos hoje. O basquete brasileiro sempre teve e sempre terá esse prestígio e temos tudo para estar entre os melhores nessa Olimpíada”, afirmou Monadjemi. “Espero que possamos manter esse astral positivo e essa energia em Londres, para depois repetirmos com ainda mais força nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016”, completou.

 

Magic Paula também participou do evento (Wander Roberto/Inovafoto)

Seleção Feminina também não pega os EUA

A Seleção Brasileira feminina também fugiu do grupo dos Estados Unidos, mas por outro lado caiu na chave das temidas Austrália e Rússia. As brasileiras estão no Grupo B que tem ainda o ReinoUnido e o terceiro e quinto colocados do Pré-Olímpico Mundial. A estreia do Brasil será no dia 28 de julho.

No Grupo A, os Estados Unidos terão China e Angola, além do primeiro, segundo e quarto colocados no Pré-Olímpico. A seleção norte-americana venceu as últimas quatro edições do basquete feminino nas Olimpíadas.

 

Masculino
Grupo A – Estados Unidos, França, Argentina, Tunísia, Classificados 1º e 2º colocados no Pré-Olímpico
Grupo B – Espanha, Austrália, BRASIL, China, Reino Unido e o 3º colocado no Pré-Olímpico  Mundial

Feminino
Grupo A – Estados Unidos, China, Angola, classificados 1º, 3º e 4º do Pré-Olímpico Mundial
Grupo B – Austrália, BRASIL, Reino Unido, Rússia, classificados 3º e 5º do Pré-Olímpico Mundial