#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Adversários definidos

03-02-2014 | 06:05
Por Liga Nacional de Basquete

Sorteio da FIBA define os grupos da Copa do Mundo de Basquete 2014; Brasil está no Grupo A, junto da anfitriã Espanha, Sérvia, França, Egito e Irã

O Brasil está no Grupo A do Mundial, o considerado "grupo da morte" (Divulgação/FEB)

O Brasil caiu no Grupo A do Mundial, considerado o chamado “grupo da morte” (Divulgação/FEB)

A Copa do Mundo Masculina da Espanha 2014 já tem seus grupos definidos. Em evento realizado na tarde desta segunda-feira, na cidade de Barcelona, as 24 seleções participantes foram divididas em quatro chaves de seis. A fase de classificação será disputada nas cidades de Bilbao, Gran Canaria, Granada e Sevilha, de 30 de agosto a 4 de setembro.

O Brasil, que junto de Grécia, Turquia e Finlândia foi contemplada a participar do torneio através de um convite formal da FIBA, caiu no considerado “grupo da morte”, junto da anfitriã Espanha, a atual campeão europeia França, Sérvia, Egito e Irã. Os franceses, por sua vez, serão os primeiros adversários dos brasileiros, em duelo marcado para o dia 30 de agosto, em Granada (ESP).

“Acho que ficamos em um grupo bastante competitivo com grandes seleções. Enfrentaremos a França, campeão européia, na estreia e será uma disputa que pode dar ao Brasil força, mas que precisaremos nos preparar, pois será um jogo muito duro. É uma equipe que possui grandes jogadores. Enfrentaremos também a Espanha, que joga em casa e que ficou em terceiro lugar no Eubasket. A Sérvia possui um poderio e histórico. É uma grande potência. Agora, temos que nos preparar para jogar”, analisou o técnico da Seleção Brasileira, Rubén Magnano.

Antes do sorteio, os países estavam divididos em seis potes diferentes, de acordo com suas posições no ranking da FIBA, com limitações inclusive de seleções do mesmo continente. No pote do time verde-amarelo estavam México, República Dominicana e Porto Rico, países classificados pela Copa América 2013 da Venezuela.

Também classificada através da Copa América, a Argentina estava no pote dos cabeças de chave por ser a 3ª colocada no ranking geral da FIBA. Junto dos “hermanos” estavam Estados Unidos, atual campeão mundial e líder do ranking, da Espanha, país sede e vice líder na lista geral da entidade, e Lituânia, dona da quarta posição.

Ao final da fase de classificação, os quatro primeiros colocados de cada chave avançarão as oitavas de final do Mundial. Os cruzamentos foram definidos da seguinte maneira: o Grupo A faz cruzamento olímpico com as quatro primeiras do Grupo B, enquanto os países do Grupo C cruzam, da mesma maneira, os classificados do Grupo D (A1 x B4, B1 x A4, C1 x D4, D1 x C4, A2 x B3, B2 x A3, C2 x D3 e D2 x C3).

A fase decisiva terá início no dia 6 e irá até 14 de setembro, com sede no no Palau Sant Jordi, em Barcelona, e no Palacio de los Deportes de Madrid, na capital da Espanha.

“Estamos em um grupo muito duro, com seleções tradicionais e com elencos muito fortes. Mesmo assim, acredito que temos boas chances para passar para a próxima fase. Nossa estreia será contra a França, atual campeã europeia, uma equipe muito forte fisicamente e com muito talento. Vai ser um jogo muito duro e teremos que estar muito concentrados se quisermos ter chances de vitória”, disse o ala/pivô Guilherme Giovannoni.

 

Confira a divisão dos grupos da Copa do Mundo da Espanha:

Grupo A – sede em Granada

  1. Espanha
  2. Sérvia
  3. França
  4. Brasil
  5. Egito
  6. Irã

Grupo B – sede em Sevilla

  1. Filipinas
  2. Senegal
  3. Porto Rico
  4. Argentina
  5. Grécia
  6. Croácia

 Grupo C – sede em Bilbao

  1. Turquia
  2. República Dominicana
  3. Estados Unidos
  4. Finlândia
  5. Nova Zelândia
  6. Ucrânia

 Grupo D – sede em Gran Canária

  1. Eslovênia
  2. Lituânia
  3. Angola
  4. Coréia do Sul
  5. México
  6. Austrália