#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Adversários definidos

14-08-2014 | 05:17
Por Liga Nacional de Basquete

NBA anuncia os adversários do Flamengo na pré-temporada 2014/2015 da liga norte-americana: Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies

Acordo foi selado em reunião com dirigentes do Flamengo e da NBA Brasil

No final de maio, a NBA convidou o Flamengo a participar de partidas da pré-temporada 2014/2015 (NBA/Divulgação)

O Flamengo já sabe quem enfrentará na pré-temporada da NBA 2014/2015. Na tarde desta quinta-feira, a liga norte-americana confirmou Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies como adversários do atual campeão do NBB da viagem aos Estados Unidos. O clube da Gávea será o primeiro da América do Sul a participar da pré-temporada da NBA na história.

“Este é um momento histórico para o basquete brasileiro. A NBA está cada vez mais próxima, presente e atuante no país, e a ida do Flamengo torna ainda mais forte a nossa relação com a LNB e com o esporte no Brasil”, afirmou Arnon de Mello, diretor executivo da NBA no Brasil.

O primeiro oponente rubro-negro na ‘Terra do Tio Sam’ será o Phoenix Suns, em duelo marcado para o dia 08 de outubro, no US Airway Center. Na semana seguinte, dia 15 de outubro, o atual campeão da Liga das Américas medirá forças com o Magic, no Amway Center, e no dia 17, os flamenguistas encerrarão seu tour pelos Estados Unidos enfrentando o Memphis Grizzlies, no FedEx Forum.

“Nossa equipe fez por merecer este convite e se credenciou pela performance nos últimos dois anos, mas também credito ele à reestruturação do clube como entidade. Podemos apontar também o mercado brasileiro de 200 milhões de pessoas e o mercado rubro-negro de 40 milhões de apaixonados, que interessa à NBA. A evolução do basquete brasileiro, com a criação do NBB, também colaborou para a escolha de um time brasileiro”, falou Marcelo Vido, diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo.

Antes de embarcar para os Estados Unidos, o Flamengo decidirá o título da Copa Intercontinental contra o campeão da europeu Maccabi Tel Aviv (Israel), nos dias 26 e 28 de setembro, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ).

“Toda criança quando começa a jogar basquete sonha em jogar um dia na NBA. Acho que o amante do esporte e do basquete está realizando um sonho através de nós, que é participar dessa pré-temporada. A questão é mais ampla até que o Flamengo, se abre para todo o esporte brasileiro. É uma importância difícil de mensurar, intangível”, disse Alexandre Póvoa, vice-presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo.

Atual campeão da Liga das Américas, Flamengo será o primeiro time sul-americano a jogar contra equipes da NBA (Samuel Vélez/FIBA Américas_

Atual campeão da Liga das Américas, Flamengo será o primeiro time sul-americano a jogar contra equipes da NBA (Samuel Vélez/FIBA Américas)

A experiência de jogar na NBA, no entanto, não é novidade para alguns jogadores do elenco do Flamengo. Caso do ala Marquinhos, que defendeu o New Orleans Hornets e o Memphis Grizzlies, além do Tulsa 66ers, da D-League. Outro do plantel que já passou pela liga norte-americana é o experiente ala argentino Walter Herrmann, que disputou três temporadas da NBA na carreira e passou por Charlotte Bobcats e Detroit Pistons, entre 2006 e 2009.

“Para o Flamengo, do ponto de vista técnico, é importante jogar com equipes reconhecidamente mais fortes, faz parte de um processo evolutivo. Do ponto de vista institucional, associar o Flamengo à NBA é essencial para a internacionalização da marca através do basquete, que é um dos maiores esportes do mundo. Estar ao lado da elite do basquete mundial é sensacional”, conclui Marcelo Vido.

Conheça um pouco mais dos adversários do Flamengo na pré-temporada da NBA:

– Phoenix Suns

O Phoenix, do esloveno Goran Dragic (à dir.), será o primeiro adversário do Flamengo na pré-temporada da NBA (NBA/Divulgação)

O Phoenix, do esloveno Goran Dragic (à dir.), será o primeiro adversário do Flamengo na pré-temporada da NBA (NBA/Divulgação)

Primeiro adversário do Flamengo, o Phoenix Suns é uma franquia bastante conhecida em solo verde-amarelo, já que por oito temporadas, foi casa do ala/armador Leandrinho Barbosa, da Seleção Brasileira. Depois de defender o Pinheiros por oito partidas do NBB6, o jogador retornou à equipe de Arizona e participou de cinco jogos da temporada regular da NBA.

Fundada em 1968, a franquia de Phoenix foi duas vezes campeão da Conferência Oeste (1976 e 1993). O time, que não se classificou aos Playoffs da liga na última temporada e terminou o campeonato com 48 vitórias e 34 derrotas, tem como principais armas no elenco o armador esloveno Goran Dragic, eleito o Jogador Que Mais Evoluiu da NBA 2013/2014, média de 20,3 pontos por jogo.

– Orlando Magic

Victor Oladipo é a principal arma do Magic (Divulgação/NBA)

Victor Oladipo é a principal arma do Magic (Divulgação/NBA)

Já o Magic, adversário do clube carioca do dia 15 de outubro passa por um processo de reformulação após a saída do astro Dwight Howard. Hoje, seu principal pilar é o jovem ala/armador Victor Oladipo, de 22 anos, selecionado pelo próprio Orlando na 2ª posição do primeiro round do Draft 2013. Em sua primeira temporada na liga norte-americana, o jogador somou médias de 13,8 pontos.

A franquia da Flórida, que já contou com astros como Shaquille O’Neal, Penny Hardaway, Grant Hill, Tracy McGrady, Vince Carter, entre outros, é nova, e foi fundada em 1989.

Assim como o Phoenix, o Magic não se classificou aos Playoffs da temporada e encerrou o ano com campanha de 25 vitórias e 59 derrotas.

 

– Memphis Grizzlies

Mais bem classificado entre os adversários do Flamengo na excursão aos Estados Unidos, o Memphis Grizzlies não ficam de fora de um Playoff da NB há quatro temporadas. Na última, a equipe do Tennessee foi eliminada nas oitavas de final pelo Oklahoma City Thunder, em série de sete jogos, por 4 a 3.

Fundada em 1995, a franquia teve o ala/pivô espanhol Pau Gasol como uma de suas principais estrelas na história. Hoje, no entanto, seu irmão Marc é o dono da bola pelos lados de Memphis. Na última temporada o pivô, que será adversário do Brasil no Mundial 2014, acumulou médias de 14,6 pontos e 7,2 rebotes por jogo.

Para este ano os Grizzlies mantiveram a base de seu elenco e contrataram ninguém menos que o astro Vince Carter, conhecido mundialmente por suas poderosas enterradas, ex-Dallas Mavericks.

Tony Allen, Mike Conley, Marc Gasol e Zach Randolph serão alguns dos oponentes do Flamengo (Divulgação/NBA)

Tony Allen, Mike Conley, Marc Gasol e Zach Randolph serão alguns dos oponentes do Flamengo (Divulgação/NBA)

Confira as datas dos jogos do Flamengo na pré-temporada 2014/2015 da NBA:

08/10 (quarta-feira) – Phoenix Suns x Flamengo – US Airway Center (Phoenix, AZ)
15/10 (quarta-feira) – Orlando Magic x Flamengo – Amway Center (Orlando, FL)
17/10 (sexta-feira) – Memphis Grizzlies x Flamengo – FedEx Forum (Memphis, TN)