#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Agora do outro lado…

16-10-2014 | 06:09
Por Liga Nacional de Basquete

Fúlvio e o 'caldeirão', Valtinho e Uberlândia, Alex Garcia e a capital federal: confira dez reencontros imperdíveis da temporada 2014/2015 do NBB

A temporada 2014/2015 do NBB está chegando. Restando menos de duas semanas para o início do maior campeonato do basquete brasileiro, as equipes vão se reforçando, acertando seus últimos detalhes e a ansiedade para o início vai aumentando cada vez mais.

A fim de alcançarem boas campanhas neste ano, as 16 equipes participantes reforçaram e reformularam seus elencos, promovendo uma série de trocas de atletas entre si. É sai de lá, vem para cá, muda de pra lá, volta pra cá. Uma verdadeira ‘dança das cadeiras’.

Desta forma, a sétima edição do maior campeonato do país conterá em sua fase de classificação com diversos reencontros entre atletas e seus ex-clubes e torcidas e, para você ficar ligado nestes momentos imperdíveis, preparamos uma relação com dez dos retornos mais importantes desta temporada. Vale a pena conferir!

Confira a relação dos dez reencontros imperdíveis da edição 2014/2015 do NBB:

– Alex Garcia (Paschoalotto/Bauru) – ‘Brabo’ e a torcida candanga

Tricampeão do NBB, campeão da Liga das Américas e bi Sul-Americano, Alex é um dos maiores ídolos do basquete candango (João Pires/LNB)

Tricampeão do NBB, campeão da Liga das Américas e bi Sul-Americano, Alex é um dos maiores ídolos do basquete candango (João Pires/LNB)

Sem dúvida alguma, Alex Garcia foi e ainda é um dos maiores ídolos do basquete do Brasília. Nos sete anos em que defendeu a equipe da capital federal, o ‘Brabo’, como é conhecido, acumulou diversas conquistas, como uma Liga das Américas (2008/2009), duas Ligas Sul-Americanas e três NBB’s.

Ainda com a camisa do time do Distrito Federal, o camisa 10 foi eleito o Melhor Ala das três primeiras edições do NBB e de quebra faturou o prêmio de Melhor Defensor do maior campeonato do país em todas as seis temporadas já realizadas.

Para a temporada 2014/2015, o ala de 34 anos foi contratado pelo Paschoalotto/Bauru e, desta forma, atuará pela primeira vez por uma equipe que não seja o Brasília no NBB. Seu primeiro reencontro com os ex-companheiros acontecerá na próxima quinta-feira (23/10), às 20 horas, pelo Grupo D da Liga Sul-Americana 2014, sediado em Bauru (SP).

O duelo entre Bauru e Brasília se repetirá na rodada de abertura do NBB7, no Ginásio Panela de Pressão. Contudo, Alex enfrentará sua ex-equipe em solo candango pela primeira vez desde sua saída na 16ª rodada, no dia 20 de janeiro de 2015, às 20 horas, no Ginásio ASCEB. E aí? Vai perder essa?

– Felipe Ribeiro (Pinheiros/SKY): Pra sempre Ceará

Ídolo do Basquete Cearense, Felipe Ribeiro está de casa nova (João Pires/LNB)

Símbolo de raça e liderança do Basquete Cearense, Felipe Ribeiro jogará o NBB7 pelo Pinheiros (João Pires/LNB)

O Basquete Cearense foi fundado há duas temporadas e se tornou o primeiro time da Região Nordeste a participar do NBB. Em sua curta história, os nordestinos tiveram no ala/pivô Felipe Ribeiro sua principal figura de raça, inspiração e dedicação, o que o deixou com status de ídolo em solo fortalezense.

Felipe foi o principal destaque cearense na edição de estreia da equipe na elite do basquete brasileiro e acumulou médias de 15,0 pontos, 8,4 rebotes por jogo e 20,9 de eficiência. Mais do que bons números, o camisa 33 exerceu um papel além de um simples jogador em quadra, mas sim, de um verdadeiro líder.

Depois de levar o Basquete Cearense duas vezes às oitavas de final de NBB, Felipe Ribeiro se transferiu para o Pinheiros/SKY e seu reencontro com sua tão querida Fortaleza será no dia 04 de fevereiro de 2015, no Ginásio Paulo Sarasate, às 20 horas (de Brasília), pela 20ª rodada do NBB7. Ôxente, jogão!

– Fernando Fischer (Basquete Cearense): O gatilho no Panela

A torcida bauruense jamais se esquecerá do gatilho afiado de Fernando Fischer (Luiz Pires/LNB)

A torcida bauruense jamais se esquecerá do gatilho afiado de Fernando Fischer (Luiz Pires/LNB)

“Pra 3!”, “Lá dentro!”, “É caixa!”, “Chuá!”. Esses são termos que a torcida bauruense se cansou de escutar nas partidas do Paschoalotto/Bauru com Fernando Fischer em quadra. Conhecido por sua pontaria certeira nos arremessos longos, o ala de 33 anos foi ídolo da ‘Cidade Sem Limites’ por longas seis temporadas, mas no NBB7, defenderá o Basquete Cearense.

Ao longo de sua trajetória em Bauru, Fischer foi referência no time do técnico Guerrinha por muito tempo. Nas seis temporadas que defendeu a equipe do interior paulista, o camisa 14 acumulou médias totais de 14,2 pontos e 2,7 bolas de 3 pontos por partida (445 no total – quarta maior marca), além de um aproveitamento de 45,7 % por jogo, o segundo melhor da história.

Em sua nova equipe, Fernando Fischer já pôde sentir o gosto de reencontra o Bauru no Ginásio Panela de Pressão, no Campeonato Paulista 2014. Isso porque o Basquete Cearense participou do Estadual representando o Lins Basquete, e na oportunidade, o jogador anotou dez pontos na vitória linense sobre seu ex-time, pelo placar de 84 a 79.

Fernando Fischer e a torcida bauruense se reencontrarão pela primeira vez no NBB logo na segunda rodada da competição, no dia 06 de novembro de 2014, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas (de Brasília). Vale a pena ficar de olho!

– Fúlvio (UniCEUB/BRB/Brasília): De volta ao ‘caldeirão’

O 'garçom', Fúlvio é o maior ídolo da história recente do basquete de São José (Cláudio Capucho/PMSJC)

O ‘garçom’ Fúlvio é o maior ídolo da história recente do basquete de São José (Cláudio Capucho/PMSJC)

Certamente o maior ídolo da história recente do basquete do São José, o armador Fúlvio viveu grande parte de seus dias de glória na carreira com a camisa joseense. Em quatro temporadas no Vale do Paraíba, o camisa 11 conquistou dois Campeonatos Paulista (2009 e 2012) e o vice-campeonato do NBB2, perdendo justamente para sua atual equipe na decisão, o UniCEUB/BRB/Brasília.

Contratado pela equipe do Vale do Paraíba no NBB2, o armador deu nova cara ao time, que antes de sua chegada, terminou o campeonato na penúltima posição. Defendendo o São José, Fúlvio foi o líder em assistências de três edições do NBB (2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013) e foi eleito o Melhor Armador das mesmas.

Devido a uma antiga lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o ‘garçom’ se submeteu a uma cirurgia e ficou de fora de todo o NBB passado. Agora contratado pelo rival Brasília, o dono da maior médias de assistências da história do campeonato nacional (7,6 por jogo) quer levar sua nova equipe de volta ao rumo das vitórias.

O reencontro de Fúlvio com a torcida joseense acontecerá no dia 25 de novembro de 2014, no ‘caldeirão’ Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), em no duelo válido pela sétima rodada do NBB7, às 20 horas (de Brasília). E aí? Vai perder?

Jefferson William (Paschoalotto/Bauru): Nas asas da Águia

Agora no Bauru, Jefferson deu um grande salto em sua carreira com a camisa do São José (Cleomar Macedo/Helbor)

Agora no Bauru, Jefferson deu um grande salto em sua carreira com a camisa do São José (Cleomar Macedo/Helbor)

Jefferson William, de fato, voou baixo com a camisa do São José/Unimed. Nas quatro temporadas em que ficou no Vale do Paraíba, o jogador conquistou o Campeonato Paulista 2012 o um vice-campeonato do NBB4, mas, além disso, ganhou algo extremamente valioso na carreira de um jogador: estar entre os melhores do país.

Na última temporada, o ala/pivô fez um NBB de encher os olhos, terminou o campeonato como reboteiro (9,8 rebotes por jogo), com média de 14,5 pontos e 17,38 de eficiência por jogo, números que o ajudaram a ser eleito como Melhor Pivô da edição 2013/2014 da maior competição do país.

Suas grandes atuações na sexta edição do NBB chamaram a atenção do técnico Rubén Magnano, que o convocou para o Campeonato Sul-Americano da Venezuela e promoveu seu retorno à Seleção Brasileira depois de nove anos, já que a última vez em que Jefferson defendeu o Brasil foi na Copa América de 2005, na República Dominicana.

Dono da camisa 1 do Bauru, Jefferson William estará frente à frente com a ‘Águia do Vale’ e a torcida que tanto te apoiou no ‘caldeirão’ Lineu de Moura na 15ª rodada do NBB7, no dia 08 de janeiro de 2015, às 20 horas (de Brasília). Qual será a reação da massa joseense? Qual será o desfecho da partida? Fiquem ligados!

– Nezinho (Winner/Limeira): Retorno à capital

De volta a Limeira Nezinho fez história com a camisa do Brasília (Brito Júnior/Divulgação)

De volta a Limeira Nezinho fez história com a camisa do Brasília (Brito Júnior/Divulgação)

Três títulos do NBB e dois da Liga Sul-Americana. Esse é o saldo da passagem de Nezinho pelo UniCEUB/BRB/Brasília. Depois de cinco temporadas na capital federal, o jogador, de 33 anos, acertou sua ida ao Winner/Limeira, equipe no qual jogou na primeira edição do maior campeonato de basquete do país.

Se tratando de números totais, o camisa 23 disputou 198 partidas pelo Brasília no NBB e somou 3031 pontos (média de 15,3), e 1109 assistências, número que o deixa na primeira colocação no ranking de passes perfeitos no campeonato (5,6 por jogo).

Agora defendendo a equipe limeirense, Nezinho retornará à capital federal pela primeira vez após sua saída no dia 10 de dezembro de 2014, no Ginásio da ASCEB, às 20 horas (de Brasília), em duelo válido pela nona rodada da temporada 2014/2015 do NBB. Não dá para perder!

– Paulão Prestes (Mogi das Cruzes/Helbor): Monstro do Pedroca

Eleito Melhor Pivô e Jogador Que Mais Evoluiu do NBB6, Paulão deixou Franca para defender o Mogi (Cleomar Macedo/Helbor)

Eleito Melhor Pivô e Jogador Que Mais Evoluiu do NBB6, Paulão deixou Franca para defender o Mogi (Cleomar Macedo/Helbor)

Depois de uma curta e apagada passagem pelo Brasília no final do NBB5, Paulão Prestes foi contratado pelo Franca Basquete para a temporada 2013/2014 em busca de resgatar o bom basquete do jogador, que atuou quase sete anos na Espanha e foi escolhido pelo Minnesota Timberwolves na 45ª posição do Draft da NBA de 2010. De chuá!

No alto de seus 2,10m de altura, o pivô vestiu a camisa francana, reencontrou seu bom basquetebol e voltou a ser um gigante. Referência no garrafão da equipe da Capital do Basquete, Paulão encerrou o campeonato com as expressivas médias de 18,7 pontos (5ª maior), 9,4 rebotes (2ª maior) e 21,9 de eficiência (3ª maior). Seus números e sua tamanha ascensão em relação à temporada anterior lhe renderam o prêmio de Jogador Que Mais Evoluiu e também o troféu de Melhor Pivô do NBB 6.

Agora jogador do Mogi das Cruzes, Paulão reencontrou a torcida do Franca no Campeonato Paulista 2014. Na ocasião, o jogador deixou a quara com 13 pontos e sete rebotes, mas o time mogiano saiu derrotado, por 83 a 73.  O pivô, nascido em Monte Aprazível (SP), retornará ao Ginásio Pedrocão mais uma vez no dia 03 de abril de 2015, às 20 horas, na última partida de seu time na fase de classificação do NBB7. Fique de olho!

Robert Day (Paschoalotto/Bauru): Shooter in the house

Segundo cestinha do Paulista, Day é o líder em bolas de 3 pontos (Newton Nogueira/Divulgação)

Depois de quatro anos no Uberlândia, Day agora é do Bauru (Newton Nogueira/Divulgação)

Durante quatro temporadas, a torcida uberlandense se acostumou a ver os inúmeros tiros de 3 pontos de Robert Day. Era quase mortal. Bola na mão do camisa 31 era certeza de barbante balançando e euforia da galera. Mas agora, para tristeza da cidade, o ídolo norte-americano foi contratado pelo Bauru e um dos gatilhos mais afiados do país está do outro lado.

Contratado em 2010, no início do projeto de retomada do tão tradicional basquete de Uberlândia, Day se adaptou rapidamente à equipe e à cidade e aos poucos foi se tornando cada vez mais brasileiro, ou melhor, mineiro. Ídolo da torcida, o jogador foi essencial na conquista do vice-campeonato do NBB5, em que também faturou o prêmio de Melhor Ala da competição.

Agora jogador do Paschoalotto/Bauru, Robert Day enfrentará o Uberlândia pela primeira vez em sua carreira no dia 11 de dezembro de 2014, em duelo válido pela 10ª rodada do NBB7, no Ginásio Homero Santos (UTC), no Triângulo Mineiro, às 20 horas (de Brasília). Esse duelo promete. Não deixe de conferir!

Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor): Back to Pinheiros

De time novo, Shamell, ex-Pinheiros, bate o peito e diz: "Aqui é Mogi!" (Divulgação/FIBA Américas)

De time novo, Shamell, ex-Pinheiros, bate o peito e diz: “Aqui é Mogi!” (Divulgação/FIBA Américas)

Maior contratação do Mogi das Cruzes para esta temporada, o norte-americano Shamell está no Brasil há dez anos, sendo cinco deles dedicados ao Pinheiros. Ao todo de sua trajetória pelo clube da capital paulista, foram dois títulos estaduais, uma Liga das Américas, no qual o camisa 24 foi eleito o MVP, e um vice-campeonato mundial.

Aos 34 anos, o gringo chegou ao Alto Tietê como dono do ‘Troféu Oscar Schmidt’ de cestinha do NBB6, em que somou média de 20,8 pontos por jogo. Agora do outro lado, o atleta, nascido em Fresno, na Califórnia (EUA), enfrentará seu ex-clube na capital paulista pela primeira vez na 19ª rodada do NBB7, no dia 29 de janeiro de 2015, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim. Vai ser um encontro especial tanto para o norte-americano como para o clube em que fez história, então não deixe de acompanhar essa partida!

– Valtinho (São José/Unimed): Maestro e ídolo do Triângulo

Fundado em 1998, o tradicional Unitri/Pilhas Energizer já contou com consagradas personalidades do basquete brasileiro em suas equipes, como Rogério Klafhke, Marcelinho Machado, Helinho, além dos lendários técnicos Ary Vidal e Hélio Rubens. Mesmo assim, outro nomes se sobressai perante os craques e aparece como grande ídolo da torcida uberlandense:  o de Valtinho.

Considerado o maior jogador da história do basquete de Uberlândia pelos torcedores locais, Valter Apolinário da Silva deixou sua raiz no Triângulo Mineiro com sua genialidade e liderança, não à toa recebeu o apelido de ‘Maestro’.

Considerado por muitos o maior ídolo da história do Uberlândia, 'Maestro' Valtinho foi vice-campeão do NBB5 com o time do Triângulo Mineiro, entre tantas outras conquistas (João Pires/LNB)

Considerado por muitos o maior ídolo da história do Uberlândia, ‘Maestro’ Valtinho foi vice-campeão do NBB5 com o time do Triângulo Mineiro, entre tantas outras conquistas (João Pires/LNB)

Em sua primeira passagem pelo time mineiro, de 2002 a 2007, foi campeão Liga Sul-Americano, campeão nacional e hexacampeão estadual. Já em sua segunda passagem, de 2010 a 2014, foi vice-campeão do NBB 2012/2013 e novamente acumulou mais cinco títulos do Campeonato Mineiro.

Com aproximadamente nove anos defendendo a camisa do time de Uberlândia, Valtinho deixou o Triângulo Mineiro após mais uma boa passagem e agora, nesta temporada, se transferiu para o São José/Unimed. Seu reencontro com a torcida que tanto o aclamou ao longo de sua carreira acontecerá no dia 23 de janeiro de 2015, no Ginásio Homero Santos (UTC), às 20 horas, em jogo válido pela 17ª rodada . Esse retorno promete ser de arrepiar. Não vai perder essa, né?!