#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Agora é a Argentina

06-07-2012 | 09:53
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira vence o Chile, por 110 a 64, e enfrenta os argentinos na final do Torneio Super 4 nesta sexta às 21h30

Os pivôs se destacaram na vitória sobre o Chile (Colin Foster/CBB)

A Seleção Brasileira Adulta masculina estreou com uma grande vitória no Torneio Super 4 Hope Funds, na Argentina. Nesta quinta-feira, no ginásio Luna Park, em Buenos Aires, a equipe derrotou o Chile por 110 a 64, com grande atuação dos pivôs. Anderson Varejão fez 15 pontos e pegou 5 rebotes; Tiago Splitter fez 16 pontos e apanhou 4 rebotes; Caio Torres fez 12 pontos e pegou 13 rebotes, e Guilherme Giovannoni fez 6 pontos, pegou 7 rebotes e deu 5 assistências. O cestinha com 18 pontos, no entanto, foi o ala/armador Leandrinho, que atuou pela primeira vez com a camisa da Seleção nessa preparação para Londres.

“Foi mais uma importante preparação, um jogo diferente dos que fizemos em São Carlos. O Chile é um time mais baixo, que se movimenta muito, e nos fez muitas vezes marcar fora de posição. Tudo isso é válido, porque podemos enfrentar situações assim nas Olimpíadas. Demoramos um pouco para nos acertar em quadra, entender tudo isso, mas conseguimos nos impor no jogo coletivo”, frisou Varejão.

Ficou claro, desde o princípio, que a estratégia seria concentrar jogo nos pivôs, muito mais altos que os chilenos, mesmo sem Nenê e Marquinhos, poupados pelo departamento médico. Sob os olhares do bicampeão mundial e medalhista olímpico Amaury Pasos, que esteve no Luna Park e também estará na final, os armadores e alas muniram os jogadores internos e o Brasil abriu 16 a 4, fechando o primeiro quarto com 26 a 8.

As entradas de Raulzinho e Larry deram boa alternativa, bastante agressividade ofensiva, e Caio Torres e Anderson Varejão fizeram grande dupla no garrafão. A vantagem subiu para 30 pontos (40 a 10) com uma bela cesta mais falta sofrida por Varejão, num contra-ataque que ele mesmo puxou do campo de defesa até o ataque. Leandrinho, que fazia sua primeira partida na atual fase de preparação, veio do banco, alternou infiltrações e bolas de três, e ajudou a fechar o placar em 49 a 19 no intervalo.

O início do terceiro quarto foi melhor para o Chile, que marcou forte pressão toda quadra, conseguiu algumas bolas de três pontos e diminuiu o placar para 60 a 32. O técnico Rubén Magnano parou o jogo e o Brasil voltou melhor, dando o troco na mesma moeda, marcando pressão e aumentando para 79 a 43 a vantagem. No quarto período foi só administrar e seguir munindo os pivôs – foram 64 pontos dentro do garrafão – para terminar a partida em 110 a 64.

O Brasil enfrenta, nesta sexta-feira, às 21h30, a Argentina, que derrotou a Espanha B por 93 a 81, e segue no sábado (07) para Foz do Iguaçu (PR), onde disputa o Super 4 Eletrobras contra os mesmos adversários.

Em sua estreia, Leandrinho foi o cestinha do Brasil, com 18 pontos (Colin Foster/CBB)