#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Agora é no Palestra

13-04-2015 | 05:24
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de abrir 2 a 0 em casa, Franca visita Palmeiras nesta terça-feira, em São Paulo, no terceiro jogo do confronto válido pelas oitavas do NBB 7

Argentinos Mata, do Franca, e Gianella, do Palmeiras, voltarão a ficar frente a frente nesta terça (Newton Nogueira/Divulgação)

Argentinos Mata, do Franca, e Gianella, do Palmeiras, voltarão a ficar frente a frente nesta terça (Newton Nogueira/Divulgação)

A série entre Franca Basquete e Palmeiras/Meltex terá um novo capítulo nesta terça-feira. Agora no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo, as equipes se enfrentarão às 20 horas (de Brasília) no terceiro jogo do confronto válido pelas oitavas de final do NBB 7.

Nas duas primeiras partidas da série, o time do interior paulista fez valer o mando de quadra e se colocou em ótima situação para garantir a classificação. Com 2 a 0 de vantagem, os comandados do técnico Lula Ferreira estão a uma vitória de passarem à próxima fase do maior campeonato de basquete do país. Quem avançar do duelo entre francanos e alviverdes enfrentará o Paschoalotto/Bauru nas quartas de final.

“Embora tenhamos aberto a vantagem de 2 a 0, sabemos que ainda não tem nada ganho. Jogar fora de casa é sempre mais complicado e precisamos manter o foco para fecharmos a série sem maiores sustos. O Palmeiras é um grande time, com muita qualidade coletiva e individual. Vamos para a partida com os pés no chão, procurando dar o nosso melhor, principalmente com uma defesa forte e intensa, para buscar o resultado positivo”, afirmou o ala/pivô francano Lucas Mariano.

+Clique confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB

Franca luta pela classificação e Palmeiras jogará pela sobrevida (Newton Nogueira/Divulgação)

No duelo desta terça, Franca luta pela classificação e Palmeiras jogará pela sobrevida (Newton Nogueira/Divulgação)

Depois de virar no último quarto e vencer o primeiro jogo da série, Franca dominou completamente as ações e liderou a segunda partida de ponta a ponta. Com grande atuação do argentino Marcos Mata, o esquadrão da “Capital do Basquete” mandou no jogo realizado na última sexta-feira e deu um grande passo para manter o retrospecto histórico de nunca ter ficado de fora das quartas de final do NBB.

“Eu acredito que os playoffs são outra fase do NBB. Agora, cada jogo é diferente do anterior e a gente não pode achar que com 2 a 0 a série está fechada. Ainda resta uma vitória para isso acontecer. O mais importante é que nosso time vá para o jogo com essa cabeça”, disse Mata, autor de expressivos 22 pontos, nove rebotes e seis assistências no segundo jogo da série.

“A expectativa, claro, é de buscar a vitória. A gente sabe que o Palmeiras agora tem muita pressão pelo resultado positivo, uma vez que eles não tem mais nenhum jogo para perder. Mas também a gente sabe que temos que jogar ainda melhor do que no Pedrocão para sair de quadra com a vaga”, completou o argentino.

+Clique aqui e confira curiosidades históricas sobre as oitavas de final do NBB

Em busca da inédita classificação às quartas de final, o Palmeiras viverá uma situação de “vida ou morte”. Para se manter vivo, a equipe precisará vencer as duas partidas que terá como mandante para forçar a realização do quinto jogo, que caso necessário acontecerá no dia 19/04 (domingo), às 11 horas (de Brasília), no Ginásio Pedrocão, em Franca.

“Playoff é assim. Queríamos muito ter beliscado pelo menos um jogo lá em Franca e não conseguimos. Como é um jogo seguido do outro não dá para ficar digerindo essas derrotas, então temos que engolir a seco e seguir em frente. Treinamos muito esses dias e estamos focados nesse terceiro jogo, agora em casa. O grupo está muito animado por jogar em casa novamente”, disse o ala/armador Neto, do Palmeiras.

Palmeiras venceu 10 das 15 partidas que fez como mandante na atual temporada (Fábio Menotti/Palmeiras)

Palmeiras venceu 10 das 15 partidas que fez como mandante na atual temporada (Fábio Menotti/Palmeiras)

A situação de risco não é novidade para o Palmeiras e a equipe viveu momento semelhante na última temporada. Nas oitavas de final do NBB 6, o time alviverde foi derrotado nas duas primeiras partidas da série contra o São José/Unimed e chegou pressionado para os jogos ao lado de sua torcida. Na ocasião, os palmeirenses conseguiram vencer as duas partidas em casa, mas depois acabaram derrotados no quinto e decisivo duelo.

“No jogo de basquete cada partida tem sua história, mas sabemos da nossa força em casa junto da nossa torcida. Só depende de nós fazermos com que se repita o que aconteceu ano passado, quando conseguimos levar para o quinto e último jogo e ultimo jogo. Mas estamos extremamente focados nesse 3º confronto que para nos é o mais importante”, afirmou Neto.

“Precisamos ter uma defesa individualmente forte porque só assim nosso ataque irá fluir com mais tranquilidade. Mostramos isso essa temporada e foi por ter uma boa defesa que conseguimos vitórias importantes esse ano. Nos playoffs não pode ser diferente e temos que tentar impor nosso ritmo atuando ao lado de nossa torcida”, concluiu o ala/armador.

Confira as datas dos jogos do confronto entre Franca e Palmeiras das oitavas de final do NBB 7:

Franca Basquete (8º) 2 x 0 Palmeiras/Meltex (9º)
Jogo 1 – Franca 79 x 74 Palmeiras
Jogo 2 – Franca 81 x 64 Palmeiras
Jogo 3 – 14/04 (terça-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 4* – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 11h, no Ginásio Pedrocão, em Franca

*Se necessário