#JOGAJUNTO

NBB Caixa / Seleção Brasileira

Agora é a hora

17-07-2013 | 10:40
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de duas boas temporadas pelo Paulistano e com convocações para a Seleção Brasileira, armador Elinho chega ao Minas para um novo desafio em sua carreira

Elinho em ação durante a Universíade 2013; armador integrou o elenco da Seleção Brasileira de Novos (Wander Roberto/Inovafoto)

Certamente os dois últimos anos da vida do armador Elinho foram especiais. Por duas temporadas seguidas, o jogador roubou a cena no NBB com a camisa do Paulistano/Unimed e acabou sendo convocado em duas oportunidades para a Seleção Brasileira. Mas agora o desafio para o atleta, de 23 anos, é outro.

Contratado pelo Icatu/Minas para a próxima edição da maior competição de basquete do país, Elinho irá para Belo Horizonte com a missão de ser um dos protagonistas da equipe e conduzir o time que será comandado pelo técnico argentino Carlos Romano a uma boa campanha no campeonato nacional.  Porém, o desafio parece não assustar o jovem jogador, que projeta subir sua carreira de patamar no novo clube.

Elinho é apontado como um dos principais nomes da nova geração do basquete brasileiro (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

“Acho que vai ser uma experiência excelente. Eu estava buscando exatamente isso, uma mudança para tentar realmente me firmar como um armador de alto nível. Meu objetivo é sempre estar em um time que vai chegar longe no NBB e disputar os playoffs. Tenho certeza de que será algo muito produtivo para minha carreira essa ida para o Minas. Já conversei com alguns jogadores que atuaram por lá e todos me disseram que o clube tem uma estrutura fantástica e que é um ambiente muito tranquilo para trabalhar”, disse Elinho.

Com sua carreira em alta, o armador nascido em São Bernardo do Campo (SP) espera levar o clube da capital mineira a voos altos. Ainda jovem e com muitas temporadas pela frente, o armador é dono de um forte espírito competitivo e o sucesso da equipe é uma das prioridades do jogador em seu novo desafio.

“Eu quero levar o Minas ao maior número de vitórias possível durante a temporada. Sou um cara que prezo muito pela vitória e tenho certeza que esse será o espírito do grupo. Meu sonho é disputar a Final do NBB e vou correr atrás dele. Sou um armador muito aguerrido, que quer sempre o melhor para a equipe. Esse é o espírito e espero que o Minas vá para ‘as cabeças’ no NBB6”, exaltou Elinho.

Destaque da base paulista, sempre com a camisa do Pinheiros/SKY, Elinho se transferiu para o basquete universitário norte-americano em 2010. Porém, a empreitada nos Estados Unidos durou pouco e o jogador retornou ao Brasil para atuar pelo time de São Caetano. Depois de boas exibições pelo esquadrão do ABC paulista no Campeonato Estadual de São Paulo em 2010, o atleta foi contratado pelo Paulistano pouco antes do NBB3.

Sua primeira temporada na equipe comandada pelo técnico Gustavo De Conti não foi fácil. Além da adaptação ao novo time, Elinho sofreu com um problema na canela e atuou somente em nove jogos na edição 2010/2011 do campeonato nacional. No ano seguinte, o jogador aproveitou as chances, foi titular do Paulistano durante praticamente todo o NBB4 e, depois de um bom desempenho na competição nacional, acabou convocado para a Seleção Brasileira, que disputou o Campeonato Sul-Americano 2012, realizado na Venezuela.

Elinho se destacou nas duas últimas edições do NBB com a camisa do Paulistano (Luiz Pires/LNB)

Na última temporada, Elinho melhorou ainda mais seu nível de jogo e protagonizou ótimas atuações na elite do basquete brasileiro. Com médias de 11,1 pontos e 3,4 assistências por partida, o armador foi um dos principais destaques da histórica campanha do Paulistano, que pela primeira vez chegou às quartas de final do NBB – a equipe venceu o SKY/Basquete Cearense nas oitavas de final e acabou eliminada pelo campeão Flamengo na fase seguinte.

“Pelo fato de o Minas ter me procurado para ser o armador titular do time, eu já me sinto com uma responsabilidade muito grande. No Paulistano eu já tinha uma responsabilidade enorme, mas acho que agora será ainda maior. O que eu espero para esta próxima temporada é tentar me firmar no cenário nacional como um armador de ponta. Vivi duas ótimas temporadas com a camisa do Paulistano, e todos me olhavam como um ‘moleque que estava evoluindo’. Agora, espero me firmar de vez entre os melhores da posição no Brasil”, disse.

Novamente convocado para defender a Seleção Brasileira, Elinho integrou o elenco da equipe verde-amarela de novos na disputa da Universíade 2013, em Kazan, na Rússia. Ao todo, foram três semanas intensas de treinos, mais a disputa da competição, em que o Brasil terminou na oitava colocação. E, para o jogador, estes dias foram muito importantes para a sequência de sua carreira.

“A filosofia de trabalho na Seleção é completamente diferente. Apesar de eu já ter trabalho com o Gustavo (De Conti) no Paulistano, eu senti muito essa diferença. A ‘pegada’ e o ritmo na Seleção são bem mais fortes, tanto no conceito de jogo como nos treinamentos. Tudo isso faz você crescer como jogador. Treinei com os melhores jogadores do Brasil da minha idade e tive a oportunidade de jogar contra atletas de outros países, então acho que vai ser algo que vai me ajudar muito daqui para frente”, explicou Elinho.