#JOGAJUNTO

Mais basquete

alegriadupla

25-10-2018 | 04:55
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo vence Welcome (URU) e encerra primeira fase da Sul-Americana como líder do Grupo D; resultado garante Minas na próxima fase

Time rubro-negro venceu terceira partida no Uruguai e encerrou primeira fase invicto na competição continental (Divulgação/FIBA)

O Flamengo confirmou o favoritismo e venceu a terceira partida seguida pela Liga Sul-Americana 2018. Nesta quarta-feira (24/10), o rubro-negro bateu o Welcome (URU), em Montevidéu, no Uruguai, por 86 a 72, e garantiu o 100% de aproveitamento na fase de classificação.

O triunfo do time comandado pelo técnico Gustavo De Conti ainda favoreceu outra equipe brasileira: o Life Fitness/Minas, que foi o melhor terceiro colocado entre os quatro grupos e assegurou uma vaga para a próxima fase da competição sul-americana.

Os destaques do Flamengo ficaram por conta do ala Marquinhos, cestinha da equipe com 17 pontos, além de seis rebotes, quatro assistências e 24 de eficiência, e do pivô Anderson Varejão, que anotou um duplo-duplo de 13 pontos e dez rebotes, com 22 de eficiência. O ala/pivô Rafael Mineiro também teve boa atuação, com 12 pontos.

+Confira as estatísticas completas da partida

Pelo lado do Welcome, três jogadores concentraram a pontuação do time: o ala/armador Angel Varela, maior pontuador da partida com 20 pontos, o pivô Claudio Charquero, com 17 pontos, e o armador Matias de Gouveia, que finalizou o jogo com 15 pontos e seis assistências.

O Flamengo começou o confronto com tudo e não demorou para abrir uma boa vantagem. Após liderar por mais de 20 pontos, o jogo foi para o segundo quarto com o rubro-negro na frente por 25 a 11. Nos outros períodos, o time carioca precisou apenas administrar a partida, e o treinador Gustavinho conseguiu rodar bastante seu elenco, até vencer por 86 a 72.

Gustavo De Conti ainda não perdeu como comandante do Flamengo (Divulgação/FIBA)

“O primeiro objetivo está cumprido. Sabíamos que a parte física seria importante, pois eles tinham poucas opções para a rotação e nós possuímos muitos atletas para trocar. Jogamos muito com isso. Tivemos um bom primeiro tempo e conseguimos uma vantagem importante. Agora vamos estudar os próximos adversários. A próxima fase será muito equilibrada e com certeza não tem favoritos”, completou Gustavinho.

Com a vitória, o rubro-negro terminou a primeira fase invicto, com três triunfos em três oportunidades. A equipe se junta a Sesi Franca Basquete e Sendi/Bauru Basket como os brasileiros classificados, além de garantir a vaga do Minas, que passou como o melhor terceiro colocado.

Grupos da fase semifinal já definidos

Os grupos da próxima fase da Liga Sul-Americana 2018 já estão definidos. O primeiro, com os jogos entre os dias 13 e 15 de novembro, conta com o Franca como representante brasileiro, junto ao paraguaio Olímpia e os argentinos Quimsa e Libertad Sunchales.

A outra chave, com as partidas marcadas para os dias 20, 21 e 22 de novembro, terá a presença de três equipes brasileiras: Flamengo, Bauru e Minas, que terão a companhia do Instituto Córdoba, da Argentina.

Apenas o primeiro colocado de cada grupo avançará para a fase final, que definirá o campeão sul-americano em uma melhor de três partidas.