#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Além das quadras

08-08-2017 | 12:40
Por Liga Nacional de Basquete

Com forte projeto de escolinhas para crianças, Liga Sorocabana consolida trabalho de inclusão social, e atletas elogiam: “nunca vi em lugar nenhum”

A LSB/Uniso é mais do que só um time. Esquecendo por um momento o elenco adulto, o NBB CAIXA, vitórias e derrotas, o trabalho feito por Rinaldo Rodrigues abriga dezenas e dezenas de crianças que, através de seus projetos, adotaram o basquete como atividade principal em suas vidas e até mesmo como maior paixão.

A equipe tem dois projetos sociais, a Escolinha de Iniciação de Basquete I e Sorocaba Basquetebol Futuro Olímpico, que faz parte da lei estadual de incentivo ao esporte e atende centenas de crianças e adolescentes, a maioria em situação de vulnerabilidade social. O projeto é realizado durante toda a semana nos períodos da manhã e da tarde.

Quanto mais recursos financeiros são captados, o trabalho de Rinaldo Rodrigues com a garotada fica ainda mais qualificado. Hoje as crianças têm uniforme, agasalho, lanches e, de quebra, no mês passado, 120 pares de tênis foram entregues. Para os jogadores profissionais da Liga Sorocabana, o trabalho é incomparável.

“Sou completamente fã do Rinaldo e desse trabalho que ele desenvolve. É importantíssimo esse trabalho de inclusão social. O Rinaldo realmente faz o basquete acontecer em Sorocaba. A LSB não é feita só de jogadores profissionais, envolve muita coisa por trás. As crianças se espelham na gente, o Rinaldo corre atrás de patrocínio, de parcerias. Mês passado ele chegou com 120 pares de tênis para a criançada, nunca vi isso em lugar nenhum. Todas as crianças uniformizadas, com agasalho. É incrível”, disse o pivô Mineiro.

“Sou um fã de projeto social. Meu pai é assistente social, tenho uma criação voltada para esse lado social, e ninguém hoje faz o que o Rinaldo faz. Eu vejo às vezes que ele dá duas, três bolas por dia para as crianças. Ver uma criança receber uma bola e chorar, para mim, é uma satisfação muito grande não só como atleta, mas como pessoa, porque eu sei que o basquetebol mudou minha vida e vai mudar de muita gente. Então o trabalho que ele faz é muito além do que está aparecendo aqui. É uma coisa para a sociedade, é uma coisa em prol do nosso futuro”, disse o ala/pivô César, que foi impactado por um trabalho social quando jovem.

Na elite do basquete brasileiro desde a temporada 2011/2012, a Liga Sorocabana de Basquete chegou a atravessar diversas dificuldades financeiras e por alguns momentos teve sua permanência no NBB CAIXA ameaçada. No entanto, mesmo em períodos sombrios, o projeto das escolinhas e a imensa dedicação às crianças jamais foi deixada de lado. É assim que Rinaldo Rodrigues faz o basquete acontecer na cidade de Sorocaba.

“Isso aqui é a minha vida”, disse Rinaldo Rodrigues sobre o projeto que desenvolve na LSB (Marina Gouvêa/LSB Uniso)

“Costumo dizer que se eu discuto com jogador no jogo, ele ficar bravo comigo, tudo bem, mas se uma criança não me der a mão, aí eu fico triste. Isso é minha vida, é minha paxião. Minha paixão é a mesma do meu time do NBB e com as crianças. Não sei dosar, gostar mais de um ou de outro. Se eu comando o time adulto à noite, no dia seguinte de manhã vou querer pelo menos aparecer para olhar a escolinha. É um projeto magnifico que tem tudo para dar certo”, disse Rinaldo Rodrigues.

Quando perguntado do porquê a Liga Sorocabana de Basquete é mais do que um time, Rinaldo Rodrigues se emocionou e disse: “Porque existe paixão… Paixão. Isso aqui é minha vida. É minha paixão, minha vida, basquete é minha vida. Tenho que aprender todo dia, não sou um cara fácil de lidar, a cada dia eu brigo comigo mesmo. Acho que está chegando a hora de levar essa paixão para o Brasil inteiro”, finalizou o fundador, presidente e técnico da LSB.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.