#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Aplausos merecidos

19-03-2017 | 04:45
Por Juan Ferreira

Ovacionados por mais de dez mil pessoas no Ibirapuera, lendas do Sírio, Monte Líbano e Seleção Brasileira são homenageados no Jogo das Estrelas

Durante o Jogo das Estrelas, lendas da história do basquete brasileiro foram homenageados pela Liga Nacional de Basquete. Ovacionados por mais de cinco mil pessoas presentes ao Ginásio do Ibirapuera, ex-atletas do Esporte Clube Sírio, Monte Líbano e também da Seleção Brasileira receberam placas receberam placas comemorativas em relação às expressivas conquistas de cada equipe.

Campeões Mundial em 1979 vestindo a camisa do Sírio, neste mesmo Ginásio Ibirapuera, em partida contra o Bosna Sarajevo, da antiga Iugoslávia, Marcel, Pipoka, Marquinhos Abdalla, Cadum Marcelo Vido, Dodi e Eduardo Agra representaram o tradicional clube de São Paulo na homenagem, que foi realizada no intervalo do Jogo das Celebridades.

“Eu gostaria de fazer um enorme agradecimento no meu nome e no nome do Esporte Clube Sírio ao esforço da Liga Nacional de Basquete de trazer para essa festa incrível cada um daqueles que participaram de uma geração muito feliz do basquete brasileiro. Eu vi lendas do basquete como Marcel, Oscar, Cadum muito emocionados por fazerem parte dessa homenagem”, comentou Eduardo Agra.

Lendas do basquete brasileiro foram homenageadas durante o Jogo das Estrelas 2017 do NBB CAIXA (Fotojump/LNB)

Já o Monte Líbano, que se destacou na dinastia criada na década de 80, quando conquistou cinco título nacionais seguidos entre 82 e 87 e foi vice-campeão mundial em 1985, foi representado por Cadum Guimarães, Israel, Pipoka, Maury e Marcel, o único a atuar pelas duas equipes.

“Eu sou uma pessoa muito sortuda por ter passado pelos dois times e ter vivido na pela aquela época. O Sírio foi campeão aqui no Ibirapuera em um día inesquecível, o Monte Líbano quase ganha em Barcelona também. Foi muito bom poder participar de uma homenagem como essa”, comentou Marcel.

Além das homenagens aos atletas, o NBB Brasil atuou com o uniforme azul em referência ao Monte Líbano vice-campeão do mundo em 1985, e o NBB Mundo disputou o Jogo das Estrelas com o uniforme vermelho em alusão ao Sírio campeão Mundial de Clubes em 1979.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte. O Jogo das Estrelas é também um evento viabilizado através da Lei de Incentivo ao Esporte.

Antes de começar o jogo entre NBB Brasil e NBB Mundo foi hora de homenagear os bicampeões mundiais com a Seleção Brasileira em 1959 e 1963. Em quadra, Vladmir Marques, Moysés Blás, Sucar e Amaury Pasos também receberam placar em homenagem aos títulos mundiais com a camisa verde-amarela.

“Essa emoção nós temos que agradecer muito à Liga Nacional de Basquete, pelo o que ela faz no basquete atual e também por pensar no basquete do passado e prestigiar aquelas pessoas que já representaram muito bem a Seleção Brasileira e os clubes brasileiros. Foi uma iniciativa fenomenal da LNB”, finalizou Agra.

Estrelas do NBB Brasil e NBB Mundo aproveitaram para participar da homenagem aos bicampeões com a Seleção Brasileira (Fotojump/LNB)