#JOGAJUNTO

NBB Caixa

As reflexõesde Helinho

03-06-2019 | 01:44
Por Liga Nacional de Basquete

Técnico do Franca analisa erros no Jogo 4, mas se apoia em características da equipe para decisão do título no Pedrocão

Helinho falou sobre bolas perdidas, desempenho no ataque e rebotes, mas exaltou a maturidade do Franca (Fotojump/LNB)

A primeira tentativa do Sesi Franca de conquistar o título inédito do NBB CAIXA não foi bem-sucedida. No Maracanãzinho, a equipe não teve o mesmo desempenho das duas vitórias anteriores no Pedrocão e acabou derrotada pelo Flamengo, no último sábado, por 78 a 62.

+Estatísticas, fotos e vídeos do Jogo 4 entre Flamengo x Franca

Agora, o campeão do NBB CAIXA será definido no Jogo 5 da série, que acontecerá no sábado (08/06), no Ginásio Pedrocão, às 14h30, ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB CAIXA, este que apresentará programetes de pré e pós-jogo, com oferecimento da Budweiser.

Bolas perdidas

Sobre a derrota do último sábado no Maracanãzinho, o técnico francano Helinho Garcia enfatizou a quantidade de bolas perdidas – foram 19 no total, número superior à média da equipe que é a que menos comete erros no campeonato, com 11,58 por partida.

“Tivemos muitas perdas de bola e isso, sem dúvida nenhuma, prejudica qualquer equipe, ainda mais contra um time da qualidade do Flamengo. Temos que cuidar mais da bola, diminuir o número de desperdícios e, com isso, poderemos atacar com mais serenidade e agressividade”, analisou o treinador.

Desempenho no ataque

Um dos fatores abaixo do comum para o Franca foi o desempenho no ataque. A equipe fez apenas 62 pontos, pior marca ofensiva na temporada.

Muito desse número se deve ao desempenho nos arremessos de fora. Foram 23% de aproveitamento nas bolas de 3 pontos (6/23), sendo que a média na temporada é de 38,1% de aproveitamento e 10,9 convertidas por partida – maiores marcas do NBB CAIXA.

+Ranking de arremessos por equipe do NBB CAIXA 2018/2019

A performance nas bolas do perímetro, inclusive, foi pior do que o apresentado na própria série contra o Flamengo. Antes do Jogo 4, a porcentagem de acerto era de 36,5%, com 30 convertidas em 82 arremessadas no total.

“Vamos dar ênfase nos fatores que tivemos produções abaixo do esperado, como volume de jogo, os arremessos e a confiança na hora de chutar uma bola importante. Uma coisa vai puxando a outra. O basquete é um jogo em que a defesa complementa o ataque, e vice e versa”, disse Helinho Garcia, que completou:

“Tivemos momentos em que forçamos os arremessos e não tivemos um bom percentual de acerto, muito em função, também, de aumentar a responsabilidade, porque estávamos indo para o ataque depois de cestas do Flamengo. Tentamos recuperar, mas nos precipitamos um pouco e isso aumentou o número de erros nas bolas de 3. São detalhes que temos que corrigir, até porque só assim conseguiremos buscar a vitória que precisamos”.

+Defesa e domínio no garrafão: o caminho (já conhecido) da vitória do Flamengo

Rebotes do Flamengo

O rebote, como já vem sendo falado há um bom tempo, é a marca registrada do Flamengo na temporada. O time rubro-negro é líder do fundamento no NBB CAIXA (42,5 por jogo) e, mais uma vez, abusou e usou dessa virtude.

+Ranking de rebotes por equipe do NBB CAIXA 2018/2019

Ao todo, o clube da Gávea pegou um total de 43 rebotes, sendo 14 deles ofensivos. Enquanto isso, Franca pegou apenas 30, sendo seis no garrafão de ataque. Para o técnico Helinho, bloquear os rebotes do adversário é um grande desafio para sua equipe.

“Esse é um desafio que nós temos. Precisamos ter essa consciência e trabalhar mais duro para garantir o rebote defensivo e, consequentemente, equilibrar esse quesito para que a gente possa também equilibrar o jogo”, comentou.

Maturidade e personalidade

A quantidade de falhas cometidas no Jogo 4 não apaga a temporada brilhante que vem fazendo o Franca. Muito pelo contrário. O time da Capital do Basquete já conquistou dois títulos na temporada (Campeonato Paulista e Liga Sul-Americana 2018) e vive uma fase incrível.

Na atual temporada do NBB CAIXA, Franca foi líder da fase de classificação com a melhor campanha da história do time no NBB CAIXA (23 vitórias e 3 derrotas) e retornou às Finais depois de oito anos ao aplicar duas “varridas” nos playoffs: 3 a 0 contra Sendi/Bauru nas quartas e 3 a 0 contra Mogi/Helbor nas semifinais.

“Nosso time tem maturidade e personalidade suficientes para encarar de peito aberto os nossos erros e assumir para acertar no Jogo 5. A partir disso, vamos melhorar e buscar uma vitória em casa ao lado de uma torcida que com certeza estará nos empurrando do início ao fim”, declarou Helinho.

Helinho destacou maturidade e personalidade do Franca para se recuperar da derrota (Fotojump/LNB)

Expectativa

Em uma série dominada pelos mandantes, o Franca jogará a quinta e decisiva partida das Finais no Pedrocão, onde acumula 18 partidas de invencibilidade no NBB CAIXA.

“A expectativa é a maior e a melhor possível. Poder jogar ao lado da nossa torcida com mais de 5 mil torcedores nos empurrando é algo que nos anima muito. Toda a luta durante o NBB foi para termos essa vantagem do mando de quadra, e agora vamos fazer prevalecer essa vantagem”, finalizou o comandante do Franca.

+Didi mostra confiança para Jogo 5: “é uma ansiedade boa”

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Pátria Amada Brasil e Governo Federal.